Eco-Trilhos Eco-Escolas | Trabalhos 2024-25

Escola Superior de Enfermagem do Tâmega e Sousa - CESPU (Penafiel)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

  • Trilhos do Paleozóico nas Serras de Valongo – Wikiloc

Nome do Trilho:
Eco-Escolas_Eco-Trilho_

Tipo de trilho: 2

Extensão do percurso aproximada:
23km

Duração aproximada:
3h30

N.º de postos/estações/paragens:
4

Tema do Trilho:
Dia do Estudante

Temas das Estações:
A importância da manutenção dos trilhos e da vegetação autóctone;
Identificação de espécies de flora e fauna observadas ao longo do trajeto;
A problemática dos resíduos e a importância da recolha e separação de lixo nos espaços naturais;
A influência da atividade humana no equilíbrio ecológico.

Fichas de Estações:

Autores:
CESPU

2 - Memória Descritiva

Memória Descritiva:
Motivação da Atividade
A realização desta atividade foi motivada pela necessidade de articular os objetivos do Programa Eco-Escolas com a formação integral dos estudantes do Ensino Superior, nomeadamente do Curso de Licenciatura em Enfermagem. Pretendeu-se promover a consciência ambiental, o bem-estar físico e psicológico e o desenvolvimento de competências transversais através de uma experiência prática em contacto com a natureza.
A atividade surgiu no seguimento de discussões em sala de aula sobre os determinantes sociais e ambientais da saúde, bem como da importância da promoção de estilos de vida saudáveis, enquadrando-se nos objetivos da educação para a saúde e da literacia ambiental.
Ano de Escolaridade e Disciplinas Envolvidas
A atividade envolveu estudantes do 2.º e 3.º anos da Licenciatura em Enfermagem, no contexto das unidades curriculares de:
• Enfermagem Comunitária e Projeto Eco-Escolas (atividade extracurricular integrada).
Justificação do Local Escolhido
O percurso “Trail 23km 1k3md+” foi selecionado por se situar numa zona de elevada riqueza natural e paisagística, com potencial educativo e ambiental relevante. A diversidade de ecossistemas presentes ao longo do trajeto – zonas florestais, linhas de água, e áreas rurais – permitiu desenvolver observações e reflexões sobre:
• A relação entre ambiente e saúde;
• O impacto das alterações climáticas e da ação humana sobre os ecossistemas locais;
• A importância da atividade física em meio natural como estratégia de saúde pública.
O percurso apresenta também boas condições de segurança e acessibilidade para caminhadas de grupo, sendo um itinerário já parcialmente sinalizado e utilizado em atividades desportivas da comunidade local.
Pertinência e Interesse do Percurso
A atividade permitiu aos estudantes:
• Aplicar conhecimentos teóricos em contexto real;
• Refletir sobre o papel do enfermeiro na promoção da saúde ambiental e comunitária;
• Desenvolver competências de observação, espírito crítico e trabalho em equipa;
• Estimular a ligação com o território e a responsabilidade ecológica.
A pertinência do percurso esteve, assim, relacionada com a possibilidade de cruzar aprendizagens curriculares com valores de cidadania ativa e sustentabilidade, alinhando a formação em enfermagem com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), nomeadamente o ODS 3 (Saúde de Qualidade) e o ODS 13 (Ação Climática).

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: