Escola Superior de Enfermagem do Tâmega e Sousa - CESPU (Penafiel)
1 - Identificação do Trilho
Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:
- Trilhos do Paleozóico nas Serras de Valongo – Wikiloc
Nome do Trilho:
Eco-Escolas_Eco-Trilho_
Tipo de trilho: 2
Extensão do percurso aproximada:
23km
Duração aproximada:
3h30
N.º de postos/estações/paragens:
4
Tema do Trilho:
Dia do Estudante
Temas das Estações:
A importância da manutenção dos trilhos e da vegetação autóctone;
Identificação de espécies de flora e fauna observadas ao longo do trajeto;
A problemática dos resíduos e a importância da recolha e separação de lixo nos espaços naturais;
A influência da atividade humana no equilíbrio ecológico.
Fichas de Estações:
Autores:
CESPU
2 - Memória Descritiva
Memória Descritiva:
Motivação da Atividade
A realização desta atividade foi motivada pela necessidade de articular os objetivos do Programa Eco-Escolas com a formação integral dos estudantes do Ensino Superior, nomeadamente do Curso de Licenciatura em Enfermagem. Pretendeu-se promover a consciência ambiental, o bem-estar físico e psicológico e o desenvolvimento de competências transversais através de uma experiência prática em contacto com a natureza.
A atividade surgiu no seguimento de discussões em sala de aula sobre os determinantes sociais e ambientais da saúde, bem como da importância da promoção de estilos de vida saudáveis, enquadrando-se nos objetivos da educação para a saúde e da literacia ambiental.
Ano de Escolaridade e Disciplinas Envolvidas
A atividade envolveu estudantes do 2.º e 3.º anos da Licenciatura em Enfermagem, no contexto das unidades curriculares de:
• Enfermagem Comunitária e Projeto Eco-Escolas (atividade extracurricular integrada).
Justificação do Local Escolhido
O percurso “Trail 23km 1k3md+” foi selecionado por se situar numa zona de elevada riqueza natural e paisagística, com potencial educativo e ambiental relevante. A diversidade de ecossistemas presentes ao longo do trajeto – zonas florestais, linhas de água, e áreas rurais – permitiu desenvolver observações e reflexões sobre:
• A relação entre ambiente e saúde;
• O impacto das alterações climáticas e da ação humana sobre os ecossistemas locais;
• A importância da atividade física em meio natural como estratégia de saúde pública.
O percurso apresenta também boas condições de segurança e acessibilidade para caminhadas de grupo, sendo um itinerário já parcialmente sinalizado e utilizado em atividades desportivas da comunidade local.
Pertinência e Interesse do Percurso
A atividade permitiu aos estudantes:
• Aplicar conhecimentos teóricos em contexto real;
• Refletir sobre o papel do enfermeiro na promoção da saúde ambiental e comunitária;
• Desenvolver competências de observação, espírito crítico e trabalho em equipa;
• Estimular a ligação com o território e a responsabilidade ecológica.
A pertinência do percurso esteve, assim, relacionada com a possibilidade de cruzar aprendizagens curriculares com valores de cidadania ativa e sustentabilidade, alinhando a formação em enfermagem com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), nomeadamente o ODS 3 (Saúde de Qualidade) e o ODS 13 (Ação Climática).
3 - Elementos Opcionais
Folheto Promocional do Percurso:
Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: