Centro Escolar de Arranhó (Arruda dos Vinhos)
Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo
Regulamento:
Vídeo dos testemunhos:
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Fotografias:
Memória descritiva:
No âmbito da valorização dos tempos e espaços de recreio, como espaços educativos, lúdicos e sustentáveis, a nossa escola está equipada com um conjunto de ferramentas de trabalho para desenvolver atividades organizadas e coordenadas com a participação ativa da comunidade escolar. Estas ações, de participação livre/espontânea nos tempos de recreio, foram planeadas com intencionalidade pedagógica e alinhadas com os princípios do Programa Eco Escolas, que visam o bem-estar, a expressão livre das crianças, a cooperação e a promoção de comportamentos ecológicos, a autonomia, a responsabilidade e a cooperação. Assim sendo salientamos as dinâmicas praticadas nos nossos pátios:
1. “Cores e Histórias no Chão”
Durante os recreios, os alunos podem optar por esta atividade artística ou literária, no parque exterior da escola. desenham livremente o chão com giz de cores variadas, criando composições ligadas à natureza e à imaginação. Após a fase de criação, podem contar ou não, a narrativa do que criaram podendo existir um momento de troca de narrativas/histórias, contadas por alunos ou pelos adultos que os acompanham.
2. Os Jogos Tradicionais e Cooperativos como: a corrida de sacos, que promove o equilíbrio e o espírito desportivo, valorizando o movimento, a partilha e a tradição, tal como o trivial jogo de futebol tradicional, também são escolhas possíveis a par dos jogos inscritos no chão, como a macaca, a cobra dos números, entre outros. os materiais escolhidos promovem práticas sustentáveis e seguras.
3. Rega da Horta e da Vinha Escolar
Esta atividade relevante, com forte componente ecológica e de aprendizagem, pode também ser escolhida para ser realizada por alunos durante os recreios de forma orientada, pelos elementos das brigadas responsáveis na monitorização das plantações.. Esta prática ensina a importância da água, o respeito pelo ciclo natural das plantas e a responsabilidade no cuidado diário dos recursos.
4. Alimentação das Galinhas
No mesmo espírito de contacto direto com a natureza e os seres vivos, os alunos também participam na alimentação das galinhas da escola. Esta tarefa é feita de forma acompanhada e programada, promovendo o cuidado com os animais, a empatia, a regularidade e o cumprimento de rotinas. Os restos alimentares adequados são reaproveitados, contribuindo para a redução do desperdício.
5. Impacto e Avaliação. Estas atividades contribuem significativamente para o desenvolvimento global dos alunos, reforçando o vínculo com a escola, com o meio e com a natureza. O envolvimento da Brigada dos Recreios com Vida e dos docentes, tem sido essencial para garantir a continuidade e a qualidade das ações.
A avaliação é feita de forma qualitativa, com base no grau de participação dos alunos, nas interações positivas observadas e na eficácia das práticas sustentáveis implementadas. A recolha de sugestões e observações permite uma melhoria contínua das dinâmicas de recreio.