Recreios com Vida | Trabalhos 2024/25

Centro Escolar de Arranhó (Arruda dos Vinhos)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Regulamento:

Vídeo dos testemunhos:

https://acrobat.adobe.com/id/urn:aaid:sc:eu:1990686a-6ebe-4ce9-98b4-a04a67d2883b

Fotografias:

Memória descritiva:
No âmbito da valorização dos tempos e espaços de recreio, como espaços educativos, lúdicos e sustentáveis, a nossa escola está equipada com um conjunto de ferramentas de trabalho para desenvolver atividades organizadas e coordenadas com a participação ativa da comunidade escolar. Estas ações, de participação voluntária, nos tempos de recreio, foram planeadas com intencionalidade pedagógica e alinhadas com os princípios do Programa Eco Escolas, que visam o bem-estar, a expressão livre das crianças, a cooperação e a promoção de comportamentos cívicos, ecológicos, autónomos, responsáveis e a cooperativos. Assim sendo, salientamos as dinâmicas praticadas nos nossos pátios:
1. “Cores e Histórias no Chão”
Durante os recreios, os alunos podem optar por esta atividade artística ou literária, no parque exterior da escola, desenhando, livremente, no chão, com giz de cores variadas, criando composições ligadas à natureza e à imaginação. Após a fase de criação, podem contar ou não, a narrativa do que criaram podendo existir um momento de troca de narrativas/histórias, contadas por alunos ou pelos adultos que os acompanham.
2. Os Jogos Tradicionais e Cooperativos como: a corrida de sacos, que promove o equilíbrio e o espírito desportivo, valorizando o movimento, a partilha e a tradição, tal como: o trivial jogo de futebol tradicional, também são escolhas possíveis a par dos jogos inscritos no chão, como a macaca, a cobra dos números, entre outros. Os materiais escolhidos promovem práticas sustentáveis e seguras.
3. Rega da Horta e da Vinha Escolar
Esta atividade relevante, com forte componente ecológica e de aprendizagem, pode também ser escolhida para ser realizada por alunos durante os recreios de forma orientada, pelos elementos das brigadas responsáveis na monitorização das plantações.. Esta prática ensina a importância da água, o respeito pelo ciclo natural das plantas e a responsabilidade no cuidado diário dos recursos.
4. Alimentação das Galinhas
No mesmo espírito de contacto direto com a natureza e os seres vivos, os alunos também participam na alimentação das galinhas da escola. Esta tarefa é feita de forma acompanhada e programada, promovendo o cuidado com os animais, a empatia, a regularidade e o cumprimento de rotinas. Os restos alimentares adequados são reaproveitados, contribuindo para a redução do desperdício.
5. Impacto e Avaliação. Estas atividades contribuem significativamente para o desenvolvimento global dos alunos, reforçando o vínculo com a escola, com o meio e com a natureza. O envolvimento da Brigada dos Recreios com Vida e dos docentes, tem sido essencial para garantir a continuidade e a qualidade das ações.
A avaliação é feita de forma qualitativa, com base no grau de participação dos alunos, nas interações positivas observadas e na eficácia das práticas sustentáveis implementadas. A recolha de sugestões e observações permite uma melhoria contínua das dinâmicas de recreio.