A Biodiversidade da Minha Escola 2024-25 | Trabalhos – Desafio Alunos

Arruda dos Vinhos ( 1 trabalho )



Centro Escolar de Arruda dos Vinhos (Arruda dos Vinhos)

O trabalho foi organizado com a docente do Clube de Ciência Viva e planificado para 114 alunos (duas turmas do 2.º ano e três turmas do 3.º ano). Na planificação pretendeu-se enquadrar a atividade com os conteúdos lecionados na disciplina […]

Ver a página do trabalho aqui.

Aveiro ( 2 trabalhos )



Casa Vera Cruz (Aveiro)

O presente trabalho foi desenvolvido ao longo do segundo período letivo de 2025 com o grupo da Sala 6, composto por crianças de 5 e 6 anos, no âmbito do desafio “A Biodiversidade da Minha Escola”, promovido pelo Programa Eco […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Básica e Jardim de Infância de Taboeira (Aveiro)

No primeira fase do trabalho os alunos escolheram uma espécie animal ou vegetal existente no recinto escolar. Nesta fase foram tiradas fotografias às espécies escolhidas pelos alunos. A segunda fase do trabalho passou pela descoberta do nome cientifico das espécies […]

Ver a página do trabalho aqui.

Braga ( 1 trabalho )



Escola EB2/3 Frei Caetano Brandão (Braga)

Planificação O projeto foi cuidadosamente planificado com o objetivo de envolver as turmas do 2.º ano da EB1 da Gandra na criação de um caderno ilustrado sobre a biodiversidade do charco pedagógico da escola. A planificação incluiu: Objetivos Pedagógicos: Sensibilizar […]

Ver a página do trabalho aqui.

Câmara de Lobos ( 1 trabalho )



Fundação Dona Jacinta de Ornelas Pereira (Câmara de Lobos)

Este trabalho partiu de uma borboleta que o grupo de crianças viu no recreio da nossa Instituição, dando mote à exploração do ciclo da mesma em contexto de sala, tendo uma das educadoras das salas de Berçário disponibilizado uma lagartinha […]

Ver a página do trabalho aqui.

Cantanhede ( 1 trabalho )



Prodeco - Progresso e Desenvolvimento de Covões (Cantanhede)

As atividades foram apresentadas em grande grupo. Foi explicado o conceito de biodiversidade de forma lúdica (roda de conversa com imagens, na hora do conta através de histórias com animais, etc.). Foi explicado às crianças a importância da preservação das […]

Ver a página do trabalho aqui.

Cascais ( 2 trabalhos )



Escola Básica Professora Maria Margarida Rodrigues (Cascais)

A biodiversidade que nos rodeia é um dos maiores patrimónios naturais que devemos aprender a valorizar e proteger. Conhecer a biodiversidade local, não só nos permite compreender melhor os ecossistemas em que vivemos, mas também reforça a importância de preservá-los […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola/JI Fernando Teixeira Lopes (Cascais)

Mo ano letivo passado, 2023/2024 os alunos realizaram um levantamento da flora existente na escola e comunidade. Com o apoio logístico da Cascais ambiente todas as árvores, arbustos e outras plantas foram identificadas com uma placa. No presente ano pretendeu-se […]

Ver a página do trabalho aqui.

Coimbra ( 1 trabalho )



2.º Jardim-Escola João de Deus (Coimbra)

O desafio de documentar a diversidade de espécies de flora, presente no recinto escolar, foi lançado aos alunos do 2º Ano, que o aceitaram com grande entusiasmo. Deste modo, o trabalho foi planificado, organizado e implementado de acordo com as […]

Ver a página do trabalho aqui.

Évora ( 1 trabalho )



Escola Básica do Chafariz D'El-Rei (Évora)

O projeto foi apresentado pelo professor que motivou os alunos e conhecerem as diferentes espécies que partilham a escola connosco. Para isso, os alunos foram observar o recreio, reconhecer espécies já conhecidas (identificadas) e descobrir (identificando) outras. Para a identificação […]

Ver a página do trabalho aqui.

Felgueiras ( 4 trabalhos )



Escola Básica de Cimo de Vila (Felgueiras)

Proposta de Atividade: "Biodiversidade na Minha Escola" Descrição da Atividade: A atividade “Biodiversidade na Minha Escola” foi desenvolvida com o objetivo de sensibilizar os alunos para a importância da biodiversidade no meio escolar, através da observação e investigação de plantas […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Básica de Estadinha (Felgueiras)

Trabalho multidisciplinar apresentamos um link com esse trabalho: http://profismael.dynip.sapo.pt:2025/eco/bio.html […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Básica de Torrados (Felgueiras)

No âmbito do estudo da diversidade dos seres vivos e das suas necessidades básicas, os grupos começaram por explorar o jardim da escola à descoberta dos animais e das plantas dedicando aulas de campo para observação de cada um dos […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Básica de Vinha-Pedreira (Felgueiras)

O trabalho foi planificado com base nos objetivos do programa Eco-Escolas, abordando a importância da biodiversidade local. Inicialmente, foi feita uma reunião entre professores e alunos para definir as tarefas e o cronograma. Em seguida, os alunos realizaram pesquisas sobre […]

Ver a página do trabalho aqui.

Ferreira do Zêzere ( 1 trabalho )



Centro Escolar de Areias (Ferreira do Zêzere)

Explorámos o ambiente em volta da escola e das espécies presentes e os alunos escolheram algumas para objeto de estudo. A turma recolheu amostras de espécies (infelizmente, por lapso, não temos fotos), pesquisou sobre elas e fizeram os seus registos. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Funchal ( 2 trabalhos )



Escola EB1/PE Visconde Cacongo (Funchal)

Primeiramente, abordamos o conceito de Biodiversidade, visualizando alguns vídeos temáticos sobre o assunto e explorando alguns livros, bem como elaborando o eco-código sobre o tema. De seguida, passamos para a exploração do jardim da escola, com o intuito de identificar […]

Ver a página do trabalho aqui.




Jardim Escola João de Deus (Madeira) (Funchal)

Este trabalho foi desenvolvido pelas crianças da sala do Bibe Encarnado, com idades compreendidas entre os 4 e os 5 anos. Ao longo de várias sessões, as crianças exploraram o espaço exterior da escola, observaram e aprenderam sobre diferentes plantas […]

Ver a página do trabalho aqui.

Gondomar ( 2 trabalhos )



Academia Ramos Pinto (Gondomar)

O trabalho foi planificado no âmbito do projeto “A Biodiversidade da Minha Escola”, com o objetivo de sensibilizar as crianças para a observação e valorização da natureza próxima. Começámos por identificar os espaços exteriores da escola onde seria possível observar […]

Ver a página do trabalho aqui.




Jardim de Infância de Trás da Serra (Gondomar)

A planificação teve como base as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE), priorizando o contacto com a natureza, a aprendizagem ativa e a inclusão. O plano foi delineado com os seguintes elementos: Objetivos definidos: gerais (ambientais, científicos, expressivos e […]

Ver a página do trabalho aqui.

Lagos ( 1 trabalho )



Escola EB1+JI de Santa Maria (Lagos)

Este desafio foi apresentado aos alunos, em conselho de turma (CT) que o aceitaram de imediato. Como ponto de partida para o trabalho foi apenas colocada uma questão inicial: “O que é a biodiversidade?”. Para responder à questão, os alunos […]

Ver a página do trabalho aqui.

Leiria ( 1 trabalho )



Centro Escolar de Monte Redondo (Leiria)

O trabalho foi planificado em turma, num diálogo sobre as espécies que observamos na Escola. Os alunos fizeram uma observação pela escola e cada aluno escolheu a sua espécie. As espécies escolhidas foram organizadas, em sala de aula, em grupo, […]

Ver a página do trabalho aqui.

Loures ( 3 trabalhos )



Escola Básica do Prior Velho (Loures)

Iniciámos o projeto, sensibilizando e percebendo o significado dos conceitos biodiversidade, fauna e flora. O grupo da sala 2, ficou com a responsabilidade de explorar a flora da nossa escola e o grupo da sala 3 a fauna. Posto isto, […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Básica Nº 6 Júlio Dinis (Loures)

Foi explicado aos alunos que iriamos pesquisar no nosso recreio animais e plantas. Depois da descoberta de vários animais e plantas decidimos em conjunto quais iriamos conhecer melhor. Com a ajuda da Wikipédia chegámos ao conhecimento das caraterísticas dos animais/plantas […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB1/JI de Santo António dos Cavaleiros (Loures)

O trabalho foi dividido em três partes: A primeira parte consistiu numa aula de campo, com observação direta da fauna e flora, no espaço escolar. Com recurso à ferramenta “Google Lens”, procurámos identificar as diferentes espécies. Foi registada fotograficamente a […]

Ver a página do trabalho aqui.

Mafra ( 3 trabalhos )



Escola Básica S. Miguel - Milharado (Mafra)

As docentes das salas/ turmas organizaram o trabalho, de modo a ficarem as crianças de pré- escolar com o trabalho de visita ao exterior da escola, avistamento e registo fotográfica das espécies encontradas, ficando os alunos do 3º ano com […]

Ver a página do trabalho aqui.




Jardim de Infância da Venda do Pinheiro (Mafra)

História apresentada e desenvolvida com posterior pesquisa em revistas e enciclopédias. Observação das árvores do recreio, com posterior pesquisa no computador e trabalho de expressão plástica. […]

Ver a página do trabalho aqui.




Jardim de Infância do Milharado (Mafra)

PROJETO – BIODIVERSIDADE NA MINHA ESCOLA Objetivos Gerais O objetivo geral deste projeto, consiste em proporcionar às crianças uma compreensão básica sobre diferentes espécies existentes no jardim de infância: suas características e a importância deles no meio ambiente. Além disso, […]

Ver a página do trabalho aqui.

Matosinhos ( 2 trabalhos )



Escola Básica das Ribeiras (Matosinhos)

Este trabalho surgiu no âmbito das áreas de Estudo do Meio e Expressões, com o objetivo de sensibilizar os alunos para a importância da biodiversidade no espaço envolvente à escola, com especial enfoque na bio-horta. O projeto foi pensado para […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB Viscondessa (Matosinhos)

A coordenadora de escola lançou o desafio de se fazer a catalogação da biodiversidade existente no espaço escolar. Os alunos do 4.º ano encaram o desafio com entusiasmo. Numa primeira fase, na disciplina de apoio ao estudo fez-se a planificação […]

Ver a página do trabalho aqui.

Miranda do Corvo ( 1 trabalho )



Jardim de Infância de Miranda do Corvo (Miranda do Corvo)

Este trabalho foi planificado com o objetivo de despertar nas crianças a curiosidade pelo mundo natural que as rodeia, promovendo a observação atenta e o registo de espécies vivas presentes no espaço exterior do Jardim de Infância e no meio […]

Ver a página do trabalho aqui.

Murtosa ( 1 trabalho )



Escola Básica com Secundária Padre António Morais de Fonseca - Centro Escolar da Saldida (Murtosa)

A aula "Exploração do Jardim da Escola: Animais e Plantas" foi concebida no âmbito da Educação Pré-Escolar, com o objetivo de proporcionar às crianças entre os 3 e os 6 anos uma experiência de contacto direto com a natureza, promovendo […]

Ver a página do trabalho aqui.

Ourém ( 1 trabalho )



Escola EB1 do Bairro (Ourém)

Os alunos das turmas da nossa escola realizaram, saídas de campo para a observação de espécies a a ajuda de biólogos e geólogos do ICNF, Uma vez que a escola se encontra próxima da Serra de Aire, os alunos tiveram […]

Ver a página do trabalho aqui.

Porto Santo ( 1 trabalho )



EBS/PE e Creche Professor Dr. Francisco de Freitas Branco - Edifício do 1.º Ciclo (Porto Santo)

O trabalho/desafio foi desenvolvido com as turmas do 3º e 4º anos, que se organizaram em grupos para observar e estudar diferentes espécies de fauna e flora (aves, insetos, répteis e plantas) no recinto escolar e arredores/espaço envolvente. Inicialmente, os […]

Ver a página do trabalho aqui.

Salvaterra de Magos ( 1 trabalho )



Escola EB1/JI de Salvaterra de Magos (Salvaterra de Magos)

O trabalho de identificação de espécies arbóreas e arbustivas foi planificado e executado no âmbito de Dia de Aulas ao Ar Livre. Para o dia 8 de maio foram pensadas e planificadas tarefas, para que na sua quase totalidade, fossem […]

Ver a página do trabalho aqui.

Santo Tirso ( 1 trabalho )



Escola Básica da Ribeira (Santo Tirso)

O projeto surgiu como forma de estruturar e dar corpo às incursões e explorações diárias das nossas crianças no recreio escolar. Temos o privilégio de estar inseridos num meio rural, rodeados de floresta e campos agrícolas, e contamos também com […]

Ver a página do trabalho aqui.

São João da Madeira ( 2 trabalhos )



Centro de Educação Integral (São João da Madeira)

A atividade "Biodiversidade na minha escola" foi planificada entre vários professores que dinamizam o campo de férias que se realiza na escola. Os vários alunos de 1º ciclo formaram grupos de 2 a 3 elementos de modo a que os […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Básica de Fundo de Vila (São João da Madeira)

Este projeto insere-se na vertente da educação ambiental em contexto de educação pré-escolar, tendo como objetivo sensibilizar as crianças para a importância da biodiversidade desde os primeiros anos de vida. Através de uma abordagem lúdico-pedagógica à natureza, pretende-se despertar a […]

Ver a página do trabalho aqui.

Sesimbra ( 1 trabalho )



Escola Básica de Quinta do Conde nº3 (Sesimbra)

A atividade foi proposta pela coordenadora do programa Eco-Escolas, professora Carla Lapa, da Escola Básica n.º 3 da Quinta do Conde, no âmbito da comemoração do dia da Floresta e do interesse demonstrado pelas crianças. Inicialmente, em sala de aula, […]

Ver a página do trabalho aqui.

Setúbal ( 3 trabalhos )



Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (Setúbal)

O ponto de partida para este projeto consistiu na concretização do plano de aula, em que toda a turma participou numa aula de campo, na quinta onde a escola está inserida. Munidos de instrumentos facilitadores da observação (lupas), papel e […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB 1º ciclo de Montinho da Cotovia (Setúbal)

Uma vez que a Escola EBJ Montinho da Cotovia está inserida num meio rural, as docentes da escola supracitada decidiram em parceria com a comunidade escolar implementar no pátio escolar um canteiro, a fim dos alunos/ crianças terem a oportunidade […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB1 do Alto da Guerra (Setúbal)

A atividade “A Biodiversidade da Minha Escola” foi desenvolvida no âmbito do programa Eco Escolas. O objetivo principal foi identificar, valorizar e preservar as plantas e animais existentes no espaço escolar, sensibilizando os alunos para a importância da conservação ambiental. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Sintra ( 3 trabalhos )



Colégio da Beloura (Sintra)

A turma do 2.º ano, composta por 23 alunos, realizou ao longo do mês de maio várias sessões de observação e identificação de seres vivos na nossa escola. No âmbito do estudo dos seres vivos e suas características, os alunos […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Básica Dr. António Torrado (Sintra)

A planificação foi feita em assembleia de grupo de manhã. Foram decididas as várias partes do projeto, as crianças escolheram em que tarefa queriam participar. A primeira parte foi no exterior com a recolha duma folha das árvores escolhidas através […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB1/JI de São Marcos n.º 2 (Sintra)

Este trabalho foi desenvolvido em várias etapas, refletindo o envolvimento ativo dos alunos na descoberta e valorização da biodiversidade no espaço escolar. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Torres Novas ( 1 trabalho )



Jardim-Escola João de Deus de Torres Novas (Torres Novas)

Este trabalho iniciou-se com uma ida ao exterior e a respetiva observação das espécies. Após isto procedemos à identificação das espécies através de uma aplicação. Seguidamente fizemos uma pesquisa sobre essas espécies e registamos as mais importantes no nosso caderno […]

Ver a página do trabalho aqui.

Vila Nova de Famalicão ( 2 trabalhos )



Centro Social de Bairro (Vila Nova de Famalicão)

O professor apresentou o projeto "A Biodiversidade da minha escola" aos alunos. Os alunos dividiram-se em grupos, escolheram o tema e saíram para o recreio e quinta pedagógica com tabuleiros, pinças e lupas, para recolherem elementos significativos para o seu […]

Ver a página do trabalho aqui.




Jardim de Infância de Bente (Vila Nova de Famalicão)

Todas as etapas do trabalho foram realizadas em colaboração com as crianças e em articulação com as famílias. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Vila Nova de Gaia ( 2 trabalhos )



Colégio Oceanus (Vila Nova de Gaia)

O projeto "A biodiversidade da minha escola" foi desenvolvido com os alunos do 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, tendo como principal objetivo promover o conhecimento e valorização da biodiversidade existente no meio envolvente da escola. Esta iniciativa […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB de Figueiredo (Vila Nova de Gaia)

O trabalho foi planificado e programado e implementado em duas turmas do 1º ciclo nas aulas de Estudo do meio, Português, Artes e Cidadania e Desenvolvimento: - 1 aula de apresentação do projeto; - 2 aulas para pesquisas e observação; […]

Ver a página do trabalho aqui.

Vila Nova de Poiares ( 1 trabalho )



Centro Escolar de Santo André (Vila Nova de Poiares)

Os alunos por diversas vezes foram ao recreio observar as espécies existentes. Depois desenharam algumas espécies. Colaboraram também na horta da escola. E houve ações do Plano da Educação Ambiental da Câmara Municipal , pela bióloga desta instituição. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Vila Verde ( 1 trabalho )



Escola Básica nº 2 de Vila Verde (Vila Verde)

A participação nesta atividade deveu-se à partilha da novidade por uma colega educadora, junto dos seus pares, sobre a descoberta efetuada pelas suas crianças. O seu grupo de crianças tinha encontrado uma minhoca no recreio, quando brincava junto à caixa […]

Ver a página do trabalho aqui.

Viseu ( 1 trabalho )



Escola EB Jugueiros (Viseu)

Caracterização do projeto: O desafio pretende dar a conhecer e promover a proteção da biodiversidade que rodeia o espaço escolar, através da elaboração de um cartaz e exposto na escola. Objetivos: • Utilizar o exterior da escola para projetos de […]

Ver a página do trabalho aqui.

Abrantes ( 2 trabalhos )



Escola Básica D. Miguel de Almeida (Abrantes)

Os alunos contactaram com os principais conceitos de Ecologia, em contexto de sala de aula. De seguida, foram convidados a pesquisar quais os seres vivos que fazem parte do ecossistema onde se insere a sua escola. Então, cada aluno escolheu […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Secundária Dr. Solano de Abreu (Abrantes)

Cada turma foi dividida em grupos de quatro alunos. Cada grupo saiu para o exterior, acompanhado pela professora de Ciências Naturais, para observar as várias espécies encontradas no espaço escolar. Durante o percurso pelo espaço escolar, a professora ia transmitindo […]

Ver a página do trabalho aqui.

Alcanena ( 1 trabalho )



Escola Secundária com 3.º ciclo de Alcanena (Alcanena)

Este trabalho foi planificado no âmbito da disciplina de cri@rte sob os temas do programa da disciplina de Educação Visual do 8º ano e a Componente Artística Complementar, que integra o currículo piloto desta escola, articulados com o projeto interdisciplinar […]

Ver a página do trabalho aqui.

Alcobaça ( 1 trabalho )



Externato Cooperativo da Benedita (Alcobaça)

- foi divulgada a atividade aos alunos em aula; - a turma foi dividida em grupos de trabalho; - foram à Mata da Escola (Saída de Campo); - usaram Apps para identificação das espécies; - elaboraram o caderno em aula […]

Ver a página do trabalho aqui.

Alfandega da Fé ( 1 trabalho )



Escola EB 2,3/S de Alfândega da Fé (Alfandega da Fé)

Inicialmente, foi realizado um debate com os alunos sobre a sua participação neste concurso e a melhor forma de a concretizar. Ficou decidido realizarem inicialmente pesquisas sobre o tema na internet e também a deslocação aos espaços verdes do recinto […]

Ver a página do trabalho aqui.

Almada ( 1 trabalho )



Escola S/3 Professor Ruy Luís Gomes (Almada)

O trabalho foi sugerido a duas turmas de 8.ºano nas aulas de Ciências Naturais. Cada uma das turmas foi dividida em pequenos grupos de trabalho, que de forma autónoma, mas orientada por um guião de trabalho, exploraram o recinto escolar […]

Ver a página do trabalho aqui.

Almeirim ( 1 trabalho )



Escola EB 2,3 Febo Moniz (Almeirim)

O trabalho foi planificado inicialmente pelos professores de Oficina das Ciências com a realização de Saídas de Campo que permitiriam explorar o espaço exterior da escola, levando os alunos a olhar para o meio envolvente com outros olhos, desenvolvendo um […]

Ver a página do trabalho aqui.

Amadora ( 3 trabalhos )



Escola Básica 2,3 Almeida Garrett (Amadora)

Com os conhecimentos teóricos adquiridos nas aulas de Ciências Naturais sobre forma, revestimento, locomoção, alimentação (modos e estratégias para capturar alimento) e reprodução dos animais, os alunos foram para os campos, em redor dos blocos, observar, registar no caderno e […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB 2,3 Roque Gameiro (Amadora)

A professora responsável por esta atividade do Projeto Eco-escolas organizou, com os alunos, uma aula de campo para observação e registo fotográfico de diferentes espécies de seres vivos existentes no recinto escolar. Após a aula de campo, a professora mostrou […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Secundária Mães d'Água (Amadora)

Numa primeira fase planeou-se o dia da atividade e um dos alunos que iriam participar ficou responsável de instalar no telemóvel a aplicação PlantNet e realizar as identificações no dia da atividade, outro ficou responsável por apontar as observações, outro […]

Ver a página do trabalho aqui.

Amarante ( 1 trabalho )



Escola Básica Amadeo de Souza-Cardoso (Amarante)

A planificação do trabalho foi planificada no âmbito do Eco-Escolas , em articulação e na sequência de outra atividade desenvolvida no Clube Ciência Viva, no ano letivo transato A organização do trabalho foi feita pelas coordenadoras de ambos os projetos […]

Ver a página do trabalho aqui.

Barcelos ( 1 trabalho )



Escola Secundária de Barcelinhos (Barcelos)

O trabalho foi desenvolvido nas aulas de CN. Numa primeira fase foi elaborado o modelo digital do caderno de campo, tendo os alunos ficado a conhecer os diferentes aspetos contemplados para cada espécie – Nome comum e científico/ Registo fotográfico/ […]

Ver a página do trabalho aqui.

Barreiro ( 1 trabalho )



Escola EB 2,3 Padre Abílio Mendes (Barreiro)

O trabalho foi planificado com a professora de ciências naturais do sexto ano. Depois de planificada a atividade a docente propus aos alunos que a turma iria participar na atividade “Dia de aulas ao ar livre” no dia 22 de […]

Ver a página do trabalho aqui.

Boticas ( 1 trabalho )



Escola EB 2,3 de Boticas (Boticas)

O desafio "A biodiversidade que rodeia o espaço escolar" foi lançado pelas Coordenadoras do Programa Eco-Escolas, aos alunos do 8º ano de escolaridade e à professora de Ciências Naturais. O trabalho foi planificado, elaborado e executado, pelos alunos do 8º […]

Ver a página do trabalho aqui.

Braga ( 2 trabalhos )



Escola Básica Trigal de Santa Maria (Braga)

Realizou-se uma introdução em sala de aula sobre o conceito de biodiversidade e funcionamento de um charco e apresentaram-se as das ferramentas de identificação (guias e apps como iNaturalist). Ainda se sensibilizou os alunos para a importância de não perturbar […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB 2,3 de Celeirós (Braga)

No âmbito da disciplina de Ciências Naturais e do Clube de Ciência Viva esta atividade, destinada a alunos de 2º ciclo, foi planeada de modo a que os alunos tivessem um papel ativo na sua aprendizagem cooperando uns com os […]

Ver a página do trabalho aqui.

Cascais ( 1 trabalho )



Colégio Marista de Carcavelos (Cascais)

No âmbito do projeto Eco Escolas, o nosso grupo de quatro elementos decidiu fazer uma das suas propostas que se chama A Biodiversidade da Minha Escola. Este trabalho teve diferentes etapas entre elas a definição de quem tirava fotos e […]

Ver a página do trabalho aqui.

Celorico de Basto ( 2 trabalhos )



Escola Básica e Secundária de Celorico de Basto (Celorico de Basto)

O projeto "Biodiversidade da Minha Escola", inserido no âmbito do programa Eco-Escolas, foi desenvolvido com o objetivo de promover o conhecimento e a valorização da diversidade biológica existente no espaço escolar. A primeira fase consistiu na realização de uma visita […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB 2,3 de Gandarela (Celorico de Basto)

Apresentação da atividade à docente de Educação Especial que trabalha com os alunos do Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA) em articulação com a disciplina de Ciências Naturais, mas de forma adaptada e com interesse para os alunos. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Esposende ( 1 trabalho )



Escola Básica António Rodrigues Sampaio (Esposende)

Os alunos do 5ºMC do Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio desenvolveram o projeto "A Biodiversidade da minha Escola" - Projeto no âmbito do programa Eco-escolas nas disciplinas de Oficina do Mundo e Cidadania, com a colaboração da disciplina de […]

Ver a página do trabalho aqui.

Évora ( 1 trabalho )



Escola Básica André de Resende (Évora)

Tendo em conta o desconhecimento da maioria das espécies existentes no recinto escolar (fauna e flora), por parte dos alunos, os Coordenadores Eco-Escolas desafiaram as turmas de 8.º ano a participar no desafio “A Biodiversidade da minha Escola”. Para além […]

Ver a página do trabalho aqui.

Faro ( 1 trabalho )



Escola EB 2,3 Dr. José Neves Júnior (Faro)

Este projeto foi desenvolvido de forma articulada pelas docentes Paula Pereira e Alzira Gonçalves, respetivamente docentes das disciplinas de Educação Visual /Educação Tecnológica e Ciências Naturais e integra saberes e competências de forma transversal, com o objetivo de sensibilizar os […]

Ver a página do trabalho aqui.

Figueira da Foz ( 1 trabalho )



Escola Básica João de Barros (Figueira da Foz)

No âmbito do Programa Eco-Escolas, foi proposto às turmas do 5.º e 6.º anos o desenvolvimento do trabalho “Espaços Exteriores e Biodiversidade – Preservar e Regenerar”, nas disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica. O principal objetivo da atividade foi […]

Ver a página do trabalho aqui.

Figueiró dos Vinhos ( 1 trabalho )



Escola Básica e Secundária de Figueiró dos Vinhos (Figueiró dos Vinhos)

Esta atividade foi desenvolvida no âmbito de um Domínio de Autonomia Curricular (DAC) envolvendo as turmas A e B do 5.º ano de escolaridade, numa articulação entre as disciplinas de História e Geografia de Portugal (HGP), Ciências Naturais, TIC e […]

Ver a página do trabalho aqui.

Funchal ( 1 trabalho )



Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco (Funchal)

O trabalho foi foi decidido no Conselho de Turma do 8º1 e ficaram encarregados pela sua dinamização os professores de Ciências Naturais e de Educação Visual. Planificação/organização/implementação: Os conteúdos sobre a Biodiversidade foram abordados nas Ciências Naturais; Numa aula prática, […]

Ver a página do trabalho aqui.

Fundão ( 1 trabalho )



Escola EB 2,3 Serra da Gardunha (Fundão)

O trabalho foi planificado/organizado com as docentes de Ciências Naturais e Educação Visual e o clube Eco Escolas e implementado nos percursos interdisciplinares das turmas do 5ºc e 5ºD. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Guimarães ( 1 trabalho )



Escola EB 2,3 de Pevidém (Guimarães)

Foi proposto aos alunos o desafio de observar, conhecer e documentar a diversidade de flora e fauna existente nos jardins do recinto escolar. Para tal, os alunos realizaram observações diretas, capturas fotográficas, pesquisas e ilustrações das espécies por si selecionadas. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Leiria ( 1 trabalho )



Escola EB 3/ Secundária Afonso Lopes Vieira (Leiria)

- Pesquisa para reunir informações sobre a área a explorar, no que respeita à localização (num mapa da região ou do pais), área, clima, espécies que é possível observar diretamente ou pelo reconhecimento de pistas que possam deixar (1 aula […]

Ver a página do trabalho aqui.

Lisboa ( 1 trabalho )



Externato de S. José (Lisboa)

O trabalho foi proposto a três turmas do 8º ano. Duas turmas ficaram envolvidas na identificação da flora; outra turma ficou responsável pela identificação de aves e insetos. Os alunos foram ao exterior identificar as várias espécies que existem no […]

Ver a página do trabalho aqui.

Loures ( 2 trabalhos )



Escola EB 2,3 General Humberto Delgado (Loures)

Os alunos realizaram sessões de observação de flora e fauna no recinto escolar e/ou espaço envolvente. Foram constituídos diferentes grupos, cada um encarregue do levantamento de determinado grupo de espécies (aves, insetos, plantas, etc), identificaram as espécies, com auxílio de […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB 2,3 Maria Veleda (Loures)

Memória Descritiva O Desafio “A Biodiversidade da Minha Escola” foi implementado em quatro turmas do 8ºano, da Escola Básica Maria Veleda, em Santo Antóno dos Cavaleiros, Loures. As disciplinas envolvidas foram Ciências Naturais e Educação Visual. Durante uma aula de […]

Ver a página do trabalho aqui.

Mafra ( 1 trabalho )



Escola Básica da Venda do Pinheiro (Mafra)

Foi solicitado aos alunos que registassem a biodiversidade de aromáticas que pretendíamos/ pertencessem à flora autóctone […]

Ver a página do trabalho aqui.

Maia ( 1 trabalho )



Escola EB 2,3 de Pedrouços (Maia)

O Trabalho envolveu 17 alunos da turma 8ºE, organizados em 2 grupos tendo sido elaborados 2 cadernos distintos. Foi implementado nas aulas de ciências naturais, sob a orientação da professora Sandra Aguiar, com o objetivo de investigar a biodiversidade existente […]

Ver a página do trabalho aqui.

Mealhada ( 1 trabalho )



Escola Básica Nº 2 de Mealhada (Mealhada)

Planificação, organização e implementação: Numa primeira fase, nas aulas de Laboratório de Ciências, formaram-se cinco grupos e foram dadas instruções sobre a aplicação o iNaturalist. A seguir, foi feita a introdução do tema relembrando, através de diálogo, os conhecimentos que […]

Ver a página do trabalho aqui.

Moita ( 1 trabalho )



Escola Secundária da Baixa da Banheira (Moita)

1. Planeamento O trabalho sobre a biodiversidade foi inicialmente planeado nas aulas de Ciências Naturais. - Sensibilizar os alunos para a importância da biodiversidade. - Identificar espécies nativas e invasoras na escola e arredores. - Promover boas práticas de preservação […]

Ver a página do trabalho aqui.

Nisa ( 1 trabalho )



Escola EB 2,3 Prof. Mendes dos Remédios de Nisa (Nisa)

O desafio foi apresentado pela professora de C. Naturais às turmas de 5º ano. Depois de explicados os objetivos, os alunos circularam pelo recinto escolar e fotografaram algumas espécies animais. Posteriormente, os alunos selecionaram as fotografias com os seres vivos […]

Ver a página do trabalho aqui.

Odivelas ( 1 trabalho )



Escola Básica da Pontinha (Odivelas)

Este projeto foi planificado de forma a ser incluído, durante o mês de maio, na componente prática do desenvolvimento do tema Diversidade de seres vivos e suas interações com o meio. Cada turma tem uma aula de 90´e uma de […]

Ver a página do trabalho aqui.

Oeiras ( 3 trabalhos )



Escola EB 2,3/S Aquilino Ribeiro (Oeiras)

1. Objetivos - Compreender o conceito de biodiversidade; - Identificar espécies locais; - Elaborar um caderno de campo. 2. Metodologia - Visita e documentação da biodiversidade existente nos espaços exteriores da escola com recurso a fotografias e Apps ( iNaturalist; […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EBI/JI Sophia de Mello Breyner (Oeiras)

As observações foram feitas, por três vezes, em semanas diferentes, durante o mês de dezembro e janeiro. Durante o mês de março ocorreu uma quarta observação que consistiu numa atividade/aula de articulação entre as disciplinas de Físico-Química e Ciências Naturais […]

Ver a página do trabalho aqui.




Oeiras International School (Oeiras)

We originally chose two year 11 students and one teacher to coordinate the project. We came up with the idea of making a book in which younger children could record the date when they saw different species. All students in […]

Ver a página do trabalho aqui.

Oliveira do Bairro ( 2 trabalhos )



Escola Básica Frei Gil (Oliveira do Bairro)

A atividade foi desenvolvida na Oficina de Ambiente e Sociedade, uma área disciplinar integrada na matriz curricular do 8º ano, no âmbito do Plano de Inovação do agrupamento, com três tempos letivos semanais. Assim, depois de apresentado o desafio, as […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB 2,3 Dr. Acácio de Azevedo (Oliveira do Bairro)

A existência da oferta de uma área disciplinar na matriz curricular do 8º ano de escolaridade, integrada no Plano de Inovação do Agrupamento, designada de Oficina de Ambiente e Sociedade, permitiu desenvolver os trabalhos que conduziram ao caderno de campo […]

Ver a página do trabalho aqui.

Ovar ( 2 trabalhos )



Escola EB de S. Vicente Pereira, Jusã (Ovar)

O trabalho foi planificado em sala de aula, com definição de objetivos e distribuição de tarefas. As professoras de Ciências Naturais do 5º C e 5º D, Carla Gonçalves e Íris Nunes, organizaram grupos de trabalho para estudar diferentes aspetos […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Secundária José Macedo Fragateiro (Ovar)

Partindo do facto de no 8º ano, na disciplina de Educação Visual se abordar a fotografia e o desenho de observação e em articulação com os conhecimentos teóricos adquiridos, anteriormente, pelos alunos, nas aulas de Ciências Naturais sobre a Fauna […]

Ver a página do trabalho aqui.

Paços de Ferreira ( 1 trabalho )



Escola Básica de Paços de Ferreira (Paços de Ferreira)

O trabalho integrou o Projeto de Turma da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento. Foi realizado nesta disciplina, tendo havido uma pesquisa de informação realizada com os alunos da turma, em trabalho de grupo e em articulação com a docente da […]

Ver a página do trabalho aqui.

Pampilhosa da Serra ( 1 trabalho )



Escola Básica e Secundária de Pampilhosa da Serra (Pampilhosa da Serra)

A atividade foi desenvolvida com o objetivo de sensibilizar os alunos para a importância da biodiversidade local e desenvolver competências de observação, investigação e trabalho de campo. Através da exploração do espaço exterior da escola, procurou-se proporcionar uma aprendizagem ativa […]

Ver a página do trabalho aqui.

Paredes ( 4 trabalhos )



Escola Básica de Baltar (Paredes)

Aula de Campo: Plantação de Árvores e arbustos autóctones na Escola Básica de Baltar em colaboração com a Câmara Municipal de Paredes. DINAMIZADOR(ES) DA ATIVIDADE:• Professor(a) de Cidadania e Geografia e coordenadora Eco-escolas – Graça Carvalho e Engenheiro do Ambiente […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Básica e Secundária da Sobreira (Paredes)

1º Foi feita a proposta os alunos das 3 turmas de 6º ano para a identificação da biodiversidade da escola utilizando aplicações como: Flora Incognita, Plantnet; BirdNet; MerlinBirdID; Bug identifier 2ºTiraram fotografias e posteriormente elaboraram a ilustração. 3º Foi escolhido […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Básica e Secundária de Lordelo (Paredes)

No âmbito do projeto de exploração do jardim da escola, foram desenvolvidas diversas atividades com o objetivo de conhecer e caracterizar este ecossistema que nos é tão familiar. Na primeira aula, o projeto foi apresentado através de uma apresentação em […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB/S de Rebordosa (Paredes)

Esta atividade foi idealizada como uma estratégia de ensino interdisciplinar envolvendo as disciplinas de Geografia, Cidadania, Ciências, Educação Visual, permitindo que os alunos conhecessem e valorizassem a biodiversidade presente no ambiente escolar. Foi realizada a observação direta da fauna e […]

Ver a página do trabalho aqui.

Penacova ( 1 trabalho )



Escola 2,3/S de Penacova (Penacova)

PLANO DE AULA: 1. Tema: A importância da biodiversidade e sua conservação. 2. Introdução: Esta aula irá explorar os conceitos de biodiversidade, espécies autóctones, sua importância para os ecossistemas e para a humanidade, bem como as ameaças e medidas de […]

Ver a página do trabalho aqui.

Pinhel ( 1 trabalho )



Escola S/3 de Pinhel (Pinhel)

Desde cedo iniciaram-se várias observações da fauna e flora do recinto escolar. Temos vários registos fotográficos de alunos com casacos fortes que evidenciam o frio que se fazia sentir nesses dias de observação. Fomos documentando a diversidade de espécies encontradas, […]

Ver a página do trabalho aqui.

Pombal ( 1 trabalho )



Escola EBI Gualdim Pais (Pombal)

O Trabalho foi planificado com o mapeamento do espaço verde na zona envolvente à escola; Instalação da aplicação SeekNaturalist e Naturalist nos telemóveis. Organizado com saídas de campo para observação e identificação das espécies; pesquisa de informação e identificação das […]

Ver a página do trabalho aqui.

Portalegre ( 1 trabalho )



Escola Básica José Régio (Portalegre)

O trabalho foi desenvolvido de forma autónoma pelos alunos, com orientação da professora. Realizaram-se saídas ao exterior para observar e registar a biodiversidade da escola. Os alunos escolheram espécies, fotografaram-nas e identificaram-nas com recurso à plataforma Biodiversity4All e à aplicação […]

Ver a página do trabalho aqui.

Porto ( 2 trabalhos )



Escola Básica e Secundária Rodrigues de Freitas (Porto)

O trabalho foi desenvolvido nos jardins interiores e exteriores da escola. Os alunos fizeram o reconhecimento através de uma aplicação para telemóvel de algumas espécies da flora e fauna autóctones. Posteriormente preencheram um Caderno de Campo onde registaram o nome […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Secundária Aurélia de Sousa (Porto)

A professora de ciências naturais apresentou o desafio à turma. Esta foi dividida em grupos de trabalho que começaram a pesquisar os diferentes seres vivos apresentados. A professora sugeriu um modelo de folha de campo, que os alunos adotaram. O […]

Ver a página do trabalho aqui.

Redondo ( 1 trabalho )



Escola Básica e Secundária Dr. Hernâni Cidade (Redondo)

As diferentes etapas do desafio/projeto decorreram durante as aulas de Ciências Naturais, de acordo com o horário de cada turma. Primeiramente, numa aula ao ar livre, cada turma teve oportunidade de explorar/observar a biodiversidade (animal e vegetal) existente no recinto […]

Ver a página do trabalho aqui.

Rio Maior ( 1 trabalho )



Escola Básica Marinhas do Sal (Rio Maior)

A atividade foi desenvolvida com as turmas do 8.º ano com o objetivo de promover a observação, valorização e consciencialização sobre a diversidade de seres vivos presentes no ambiente escolar. A proposta integrou momentos teóricos e práticos, incentivando o olhar […]

Ver a página do trabalho aqui.

Santa Maria da Feira ( 1 trabalho )



Escola EB 2,3 de Canedo (Santa Maria da Feira)

O trabalho foi planeado no âmbito da disciplina de Ciências Naturais e integrado numa "Oficina do conhecimento" com o tema "Verdes". A organização das diferentes etapas do trabalho e a implementação deste foi realizado em articulação com a disciplina de […]

Ver a página do trabalho aqui.

Santarém ( 2 trabalhos )



Escola Básica Alexandre Herculano - Santarém (Santarém)

Este desafio foi proposto aos alunos do Clube do Ambiente no início do ano letivo. A escola tem uma área envolvente bastante grande, possuindo uma zona de encosta florestal, uma zona mais plana, com vegetação rasteira, zona de árvores de […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB 2,3 Mem Ramires (Santarém)

Primeiro foi explicado qual a metodologia correta a seguir. Enquanto alguns alunos pensavam no esquema de página a criar, outros alunos foram recolhendo folhas e flores dos jardins da escola e foram registando alguns apontamentos. Também se tiraram algumas fotografias. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Santo Tirso ( 1 trabalho )



Escola da Agrela e Vale do Leça (Santo Tirso)

https://drive.google.com/file/d/1E0IIFQQxN5xSavte0LMnZX0jdYRTuWx4/view?usp=drive_link […]

Ver a página do trabalho aqui.

São João da Madeira ( 1 trabalho )



Centro de Educação Integral (São João da Madeira)

A atividade "Biodiversidade na minha escola" foi planificada entre vários professores que dinamizam o campo de férias que se realiza na escola. Os vários alunos de 5º e 6º ano formaram grupos de 2 a 3 elementos para trabalhar colaborativamente. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Serpa ( 1 trabalho )



Escola EB 2,3 Abade Correia da Serra (Serpa)

Os alunos percorreram o espaço da escola e tiram fotografias às várias espécies animais e vegetais encontradas e colheram amostras das plantas, posteriormente pesquisaram sobre o nome de cada uma das espécies vistas, elaborando um pequeno texto referente cada planta […]

Ver a página do trabalho aqui.

Sertã ( 1 trabalho )



Instituto Vaz Serra (Sertã)

O projeto “Biodiversidade da minha escola” foi planificado e desenvolvido com a professora de Ciências Naturais da Turma A, do 5.º ano de escolaridade. Uma vez que a biodiversidade é uma das referências das aprendizagens essenciais da disciplina de Ciências […]

Ver a página do trabalho aqui.

Sintra ( 2 trabalhos )



Escola EB 2,3 D. Pedro IV (Sintra)

O trabalho foi planificado como sendo uma aula prático Experimental de Ciências Naturais, a professora de Ciências Naturais e coordenadora do programa eco escolas, realizou um guião de visita ao espaço verde da escola, a fim dos alunos identificarem o […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB 2,3 Padre Alberto Neto (Sintra)

O trabalho foi planificado para as aulas práticas de Ciências Naturais, em desdobramento, por vezes em articulação com Físico-Química e Educação Visual. Foi organizado para ser um trabalho de projeto, desenvolvido ao longo do ano, em grupo. O trabalho foi […]

Ver a página do trabalho aqui.

Tavira ( 1 trabalho )



Escola EB 2,3 D. Manuel I (Tavira)

Planificado ao nível da flexibilidade curricular envolvendo as disciplinas de Ciências Naturais , Educação Visual e o departamento de Educação Especial (Grelha da escola). Os trabalhos foram executados em contexto de sala de aula e no recinto exterior da escola. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Valongo ( 1 trabalho )



Escola Secundária de Alfena (Valongo)

O projeto “A Biodiversidade da Minha Escola” foi desenvolvido no âmbito do programa Eco-Escolas, em articulação com a disciplina de Ciências Naturais, envolvendo os alunos do 8.º ano. O trabalho foi planeado em contexto de aula, começando pela organização dos […]

Ver a página do trabalho aqui.

Vila Franca de Xira ( 2 trabalhos )



Escola EB 2,3 Aristides de Sousa Mendes (Vila Franca de Xira)

As Brigadas Verde ASM e Limpeza ASM nas suas reuniões semanais/quinzenais planificam as atividades a dinamizar na escola. Numa das sessões, as coordenadoras das Brigadas Eco-Escolas lançaram o desafio aos alunos de realizar um trabalho de pesquisa sobre a diversidade […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB 2,3 Soeiro Pereira Gomes (Vila Franca de Xira)

A decisão de participação no desafio partiu de uma atividade sobre a biodiversidade dinamizada pela equipa do PREDAMB de Vila Franca de Xira . Alguns mentores do Clube de Ciência Viva participam da atividade e a partir dela realizaram o […]

Ver a página do trabalho aqui.

Vila Nova de Cerveira ( 1 trabalho )



Escola Básica e Secundária de Vila Nova de Cerveira (Vila Nova de Cerveira)

O desafio foi apresentado aos alunos como um trabalho de campo a realizar no âmbito da disciplina de Geografia e da temática "Ambiente e Sociedade". Para orientar os alunos nas tarefas a realizar, foi-lhe disponibilizado um guião do trabalho, o […]

Ver a página do trabalho aqui.

Vila Nova de Gaia ( 3 trabalhos )



Escola EB 2,3 Escultor António Fernandes de Sá (Vila Nova de Gaia)

Inicialmente foi explicada a proposta de trabalho em conselho de turma, tendo sido articulado entre os professores de Ciências Naturais e Educação Visual. Numa primeira etapa, os alunos procuraram e fotografaram algumas espécies no recinto escolar. Na sequência destes registos, […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Secundária Almeida Garrett (Vila Nova de Gaia)

Os alunos perceberam a importância da biodiversidade para a saúde e bem-estar humano. Os alunos aprenderam a utilizar a plataforma iNaturalist. Numa aula de CN foram visita os espaços verdes da escola e utilizaram a plataforma para identificar os seres […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Secundária Inês de Castro (Vila Nova de Gaia)

A primeira fase do trabalho foi a apresentação deste desafio à professora de Educação Visual da turma. Como esta professora gostou da ideia, foi planificado o trabalho entre as duas disciplinas envolvidas (Ciências Naturais e Educação Visual). A segunda fase […]

Ver a página do trabalho aqui.

Vila Pouca de Aguiar ( 1 trabalho )



Escola EB 2,3 Integrada de Pedras Salgadas (Vila Pouca de Aguiar)

Os alunos desde início da apresentação do projeto que mostraram um grande interesse pela temática. Primeiramente, em sala de aula, à medida que se ia abordando a unidade “Diversidade de seres vivos e suas interações com o meio”, foram passados […]

Ver a página do trabalho aqui.

Vila Real ( 1 trabalho )



Escola Secundária Camilo Castelo Branco (Vila Real)

O trabalho resultou de uma articulação entre as docentes de TIC e Ciências Naturais e foi implementada numa turma de 8º ano. Planeamento (Ciências Naturais): • Foi feita a apresentação do projeto e a sensibilização para o tema pela professora […]

Ver a página do trabalho aqui.

Vizela ( 1 trabalho )



Escola EB 2,3 Caldas de Vizela (Vizela)

A disciplina de Ciência e Tecnologia do 7º ano pretende desenvolver nos alunos competências práticas e cooperativas acerca da fauna e flora de Vizela, dando oportunidade aos alunos para se aproximarem dos conceitos de ciência local. Assim, no primeiro período, […]

Ver a página do trabalho aqui.

Abrantes ( 1 trabalho )



Escola S/3 Dr. Manuel Fernandes (Abrantes)

Foram preparadas as aulas no exterior e elaboradas as fichas de campo para a recolha de informação. Os alunos foram organizados em grupos de dois e foram sorteados os espaços na escola que cada grupo iria explorar. Cada grupo de […]

Ver a página do trabalho aqui.

Alter do Chão ( 1 trabalho )



Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Alter do Chão (Alter do Chão)

O trabalho foi planificado em conjunto com os alunos aos quais foi solicitado que instalassem a aplicação "PlantNet" para procederem à rápida identificação das espécies vegetais. Os alunos circularam pela escola, autonomamente, recolhendo fotografias de seres vivos e procedendo à […]

Ver a página do trabalho aqui.

Barcelos ( 1 trabalho )



Escola Secundária de Barcelinhos (Barcelos)

O trabalho foi desenvolvido nas aulas de ADR – Ambiente e Desenvolvimento Rural. Numa primeira fase foi elaborado o modelo digital do caderno de campo, tendo os alunos ficado a conhecer os diferentes aspetos contemplados para cada espécie – Nome […]

Ver a página do trabalho aqui.

Barreiro ( 1 trabalho )



Escola Superior de Tecnologia do Barreiro do Instituto Politécnico de Setúbal (Barreiro)

O trabalho foi proposto aos alunos da UC "Biologia Geral" da Licenciatura em Biotecnologia da ESTBarreiro, como um protocolo das aulas práticas. As técnicas de observação/captura foram abordadas durante as aulas práticas e as observações para os cadernos de campo […]

Ver a página do trabalho aqui.

Braga ( 1 trabalho )



EPB - Escola Profissional de Braga (Braga)

1. Planificação do Trabalho Abordagem por parte do professor de Biologia do curso técnico Auxiliar de Saúde sobre a importância da biodiversidade num ecossistema específico. • Identificar espécies (flora e fauna) presentes nas áreas circundantes à escola. • Distribuição das […]

Ver a página do trabalho aqui.

Castelo de Paiva ( 1 trabalho )



Escola EB/S de Castelo de Paiva (Castelo de Paiva)

A turma não possui a disciplina Biologia no seu currículo. Foi realizada uma parceria com a Universidade de Aveiro – Licenciatura em Biologia Esta parceria permitiu, assim, colmatar essa lacuna e despertar o interesse dos alunos para a temática da […]

Ver a página do trabalho aqui.

Entroncamento ( 1 trabalho )



Escola Profissional Gustave Eiffel (Entroncamento)

Metodologia Nesta atividade, os alunos foram sensibilizados para a importância das funções dos espaços verdes, tanto ao nível ecológico quanto social. Estes espaços desempenham um papel fundamental ao: • abrigar diversas espécies; • contribuir para a melhoria da qualidade do […]

Ver a página do trabalho aqui.

Faro ( 1 trabalho )



Escola Secundária Pinheiro e Rosa (Faro)

No âmbito da disciplina de Biologia e Geologia, os alunos do 10º e 11ºanos dos cursos de Ciências e Tecnologias e Ciências Socioeconómicas realizaram visitas ao jardim da escola para observação da biodiversidade, concretizando desta forma as aprendizagens essenciais previstas. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Funchal ( 1 trabalho )



Escola Secundária Jaime Moniz (Funchal)

Planeamento • Definição do tema e objetivos: O tema central foi a biodiversidade, o qual foi denominado BioEscola, dos espaços exteriores à sala de aula, com o objetivo de sensibilizar os alunos para a importância da conservação da biodiversidade, conhecer […]

Ver a página do trabalho aqui.

Guimarães ( 1 trabalho )



Escola Secundária de Caldas das Taipas (Guimarães)

O trabalho foi planificado no âmbito dos temas “Espaços Exteriores” e “Biodiversidade” do plano de ação da ESCT. Foi apresentada à turma de 10º ano a proposta de trabalho consistindo numa articulação entre as disciplinas de Biologia e Geologia (BG) […]

Ver a página do trabalho aqui.

Lisboa ( 1 trabalho )



Externato de S. José (Lisboa)

O trabalho foi proposto aos alunos do décimo primeiro, onde tiveram que escolher uma espécie identificada no Externato de São José e incorporar os conteúdos do décimo e décimo primeiro. Os alunos sairam ao jardim para selecionar a espécie que […]

Ver a página do trabalho aqui.

Oeiras ( 1 trabalho )



Escola EB 2,3/S Aquilino Ribeiro (Oeiras)

1. Objetivos - Compreender o conceito de biodiversidade; - Identificar e caracterizar espécies locais; - Articular a biodiversidade escolar com as obras de Luís de Camões - Elaborar um livro digital 2. Metodologia - Visita e documentação da biodiversidade existente […]

Ver a página do trabalho aqui.

Oliveira do Bairro ( 1 trabalho )



Escola Secundária de Oliveira do Bairro (Oliveira do Bairro)

A Escola Secundária de Oliveira do Bairro está implantada inserida num espaço verde, com alguma envolvência dominantemente arbórea. Próximo da escola existe um lago. Atualmente, estão em curso obras de requalificação, o que compromete o acesso a maioria dos espaços […]

Ver a página do trabalho aqui.

Paços de Ferreira ( 1 trabalho )



Escola Secundária de Paços de Ferreira (Paços de Ferreira)

Deu-se início à atividade com uma saída de campo pelo jardim e espaços verdes da escola. Durante a mesma, os alunos selecionaram e fotografaram as espécies que iriam explorar e integrar no caderno da biodiversidade. Posteriormente, 5 alunos procederam à […]

Ver a página do trabalho aqui.

Peso da Régua ( 1 trabalho )



Escola Secundária Dr. João de Araújo Correia (Peso da Régua)

Os alunos selecionaram as espécies da escola que pretendiam estudar. Fotografaram as espécies, desenharam-nas e localizaram-nas numa planta da escola, exercitando as competências de análise cartográfica e localização relativa. Pesquisaram sobre as caraterísticas das espécies selecionadas e elaboraram digitalmente o […]

Ver a página do trabalho aqui.

Santo Tirso ( 1 trabalho )



Colégio de Lourdes (Santo Tirso)

Elementos da turma de 11º ano, no âmbito da disciplina de Biologia e Geologia, organizaram-se e definiram a área de estudo - o Jardim Pascal- uma área verde pertencente à escola. Os alunos definiram 3 momentos para a execução do […]

Ver a página do trabalho aqui.

Vila Verde ( 1 trabalho )



Escola Profissional Amar Terra Verde - Vila Verde (Vila Verde)

O trabalho foi planificado e desenvolvido em contexto interdisciplinar, envolvendo os professores de Biologia e Tecnologias da Informação e Comunicação (T.I.C.). A planificação iniciou-se com a visualização do webinar “A biodiversidade da minha escola”, que permitiu aos alunos compreenderem os […]

Ver a página do trabalho aqui.