Escola EB 2,3 D. Pedro IV (Sintra)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
										Ano de Escolaridade:
8º ano
                                    
										N.º de Participantes:
75
                                    
Páginas do Caderno de Campo:
Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:
										Apresentação do trabalho:
O trabalho foi planificado como sendo uma aula prático Experimental de Ciências Naturais, a professora de Ciências Naturais e coordenadora do programa eco escolas, realizou um guião de visita ao espaço verde da escola, a fim dos alunos identificarem o tipo de fauna e flora encontrados na nossa escola e que os alunos com a ajuda da app INaturalist, fotografaram e identificaram espécies que faziam parte da biodiversidade da escola. De seguida os alunos que estavam divididos em grupos de trabalho, houve outros grupos que tiveram a função de recolher amostras da manta morta da escola, levá-la para o laboratório de Ciências Naturais e observar, fotografar e identificar os seres vivos  encontrados. Estes processos levaram duas aulas de Ciências Naturais. 
De seguida os alunos com as fotos retiradas nestas aulas, e com a intervenção e participação da disciplina de Educação Visual, fizeram os desenhos e ilustrações da biodiversidade encontrada na escola (levaram 3 aulas).Houve seleção das ilustrações por  parte de ambas as professoras envolvidas e realizado o caderno de campo  digital por alunos e professoras envolvidas.
                                    
										Envolvimento dos alunos:
Foram envolvidos alunos de 3 turmas do oitavo ano, turma A,B e C, ao todo 75 alunos. A proposta de trabalho foi apresentada pela professora de Ciências Naturais e pela turma eco escolas, o 8ºC e os alunos mostraram interesse em participar e fizeram-no com um bom empenho, interesse e motivação.
                                    
										Enquadramento curricular e extracurricular:
A atividade teve em conta os conteúdos lecionados na disciplina de Ciências Naturais, sobre biodiversidade e ecossistemas,  fazendo parte do plano curricular da disciplina e tendo sido usada para avaliação formativa e sumativa dos alunos , assim como a ilustração proposta em educação visual, como forma dos alunos  treinarem métodos de desenho e de pintura incluídos no projeto curricular de educação visual. Foi uma atividade transversal entre duas  disciplinas tendo em conta o programa curricular de aprendizagens. 
Também permitiu incluir o tema Biodiversidade incluído no programa eco escolas deste ano letivo.
                                    
										Divulgação:
A divulgação foi feita através da classroom da escola e através dos professores de Ciências Naturais, de Educação Visual e pela equipa eco escolas.
                                    
 
                    