Escola EB 2,3 Dr. Acácio de Azevedo (Oliveira do Bairro)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Ano de Escolaridade:
8º
N.º de Participantes:
5
Páginas do Caderno de Campo:
Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:
Apresentação do trabalho:
A existência da oferta de uma área disciplinar na matriz curricular do 8º ano de escolaridade, integrada no Plano de Inovação do Agrupamento, designada de Oficina de Ambiente e Sociedade, permitiu desenvolver os trabalhos que conduziram ao caderno de campo aqui submetido dentro do horário dessa mesma oficina (3 tempos semanais de 50 minutos).
Foi criado pela equipa de docentes da Oficina, numa das turmas do 8º ano, um grupo de trabalho composto por 5 alunos, aos quais foi apresentado o desafio a Biodiversidade na Minha Escola (Eco-Escola), até porque um dos temas trabalhado na oficina nas últimas semanas foi, precisamente, a Biodiversidade. Assim, ao longo de 12 semanas, no âmbito da temática da Biodiversidade, esse grupo desenvolveu todo o trabalho aqui em apreço com base no regulamento do desafio Eco-Escola divulgado na página.
Envolvimento dos alunos:
O grupo de 5 alunos começou por receber e analisar o regulamento do respetivo desafio. Seguidamente, organizaram-se dois subgrupos de modo a identificar, nos espaços exteriores da escola, espécies autóctones (flora e fauna), por um lado, e criar um layout de caderno de campo, por outro. Ao primeiro grupo competiu identificar, classificar, caracterizar e proceder ao registo fotográfico de 6 espécies presentes no recinto escolar (neste caso Sabugueiro, Pinheiro-manso, Oliveira, Cegonha, Musgo e Rosmaninho), havendo o cuidado de diversificar o mais possível as espécies estudadas. Paralelamente, ao segundo grupo de trabalho competiu elaborar o caderno de campo à partir do layout criado para essa finalidade.
Em cada página do caderno ficaram definidos vários espaços dedicados à informação a colocar, nomeadamente o nome comum e científico da espécie, uma descrição da mesma com referência às características e dispersão geográfica, uma planta cartográfica do espaço escolar com a indicação do local onde a espécie se realizou a observação e ainda um espaço reservado a ilustração. No que diz respeito à ilustração, um dos alunos criou as 6 ilustrações que foram, posteriormente, coladas na respetiva página do caderno.
Enquadramento curricular e extracurricular:
A Oficina de Ambiente e Sociedade é uma área disciplinar que integra a matriz curricular do 8º ano, com uma carga semanal de 150 minutos. Nessa oficina são trabalhados, ao longo do ano, 4 temas relacionados com o Ambiente (ar, água, biodiversidade e pegada ecológica) com o propósito de relacionar conteúdos, em articulação com as disciplinas de Ciências Naturais e Geografia; promover uma consciência ambiental nos alunos, alertando para as implicações dos problemas ambientais para a sociedade atual e ainda promover o exercício de uma cidadania ativa, através da estratégia de Educação para a Cidadania do Agrupamento. Também se pretende a participação em projetos, desafios e concursos dinamizados por entidades locais, regionais e nacionais.
Divulgação:
Todos os anos é realizada uma exposição aberta à comunidade escolar, com uma seleção de trabalhos produzidos pelos diversos departamentos e grupos disciplinares. Nesse dia, à semelhança de anos anteriores, um dos expositores é dedicado ao tema Ambiente, Sustentabilidade e Sociedade. O caderno de campo agora submetido, assim como outros produtos da Oficina e disciplinas que trabalham este tipo de conteúdos, serão expostos nesse dia.