Escola Secundária Jaime Moniz (Funchal)
Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior
Ano de Escolaridade:
12º ANo
N.º de Participantes:
14
Páginas do Caderno de Campo:
Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:
Apresentação do trabalho:
Planeamento
• Definição do tema e objetivos: O tema central foi a biodiversidade, o qual foi denominado BioEscola, dos espaços exteriores à sala de aula, com o objetivo de sensibilizar os alunos para a importância da conservação da biodiversidade, conhecer as espécies presentes no recinto escolar, plantas, aves e invertebrados, e desenvolver competências de investigação, identificação e comunicação científica.
• Preparação prévia: Os professores das disciplinas de Conservação da Natureza, Gestão de Resíduos Sólidos Águas e Ambiente e Qualidade Ambiental, prepararam os alunos para a atividade com vídeos e explicações sobre a importância da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável, motivando-os para o trabalho de campo. Foi criado um projeto BioEscolas na plataforma Biodiversity4all permitindo aos alunos envolvidos carregar as fotos dos registos efetuados.
• Organização dos grupos: Os alunos foram divididos em grupos de 2 e 3 elementos, cada grupo ficando responsável fazer vários registos em vários dias, finalizando no dia 22 de maio, dia internacional da biodiversidade.
Organização do trabalho
• Aula de campo: Os alunos realizaram uma visita de campo aos jardins da escola, onde observaram e fotografaram espécies de flora, fauna e musgos, utilizando dispositivos móveis e aplicações como iNaturalist, Biodiversity4All, Google Lens ou PlantNet para auxiliar na identificação das espécies.
• Pesquisa e registo: Em sala de aula, os alunos identificaram as espécies fotografadas, pesquisaram informações sobre elas (nome científico, características, habitat, importância ecológica) e preencheram fichas de espécie com esses dados, desenvolvendo também competências de expressão escrita e trabalho em equipa.
• Atividades complementares: Além da identificação, os alunos puderam realizar ilustrações das espécies, produzir placas de identificação para o espaço escolar, e participar em ações para promover a biodiversidade, como a instalação de abrigos para aves e manutenção das casas para aves e abrigos para insetos.
Implementação
• Execução supervisionada: Durante o trabalho de campo, os professores supervisionaram os alunos, garantindo o cuidado com os seres vivos e o ambiente, incentivando a autonomia e o respeito pela natureza.
• Apresentação e partilha: No final do projeto, os alunos apresentaram os seus trabalhos à comunidade escolar, através do placard multimédia da escola, redes sociais da escola e das redes sociais da Eco-escolas, ecojaimemoniz.
• Avaliação: A avaliação considerou a cooperação, autonomia, rigor na identificação das espécies, qualidade das fichas e imagens, além do cumprimento das tarefas e regras durante o processo, tendo em conta o número de observações com foto nítida, localização ativada e tentativa e identificação correta num período de 90 minutos.
Envolvimento dos alunos:
Os alunos foram envolvidos no trabalho sobre Biodiversidade na escola de forma ativa e participativa, integrando várias etapas que lhes permitiram aprender de modo prático e colaborativo:
• Divisão em grupos e trabalho de campo: Os alunos do 12º ano do curso técnico de ambiente foram organizados em grupos, para observar e documentar diferentes de espécies (flora, aves, invertebrados) nos espaços exteriores à sala de aula. Realizaram sessões de observação no recinto escolar, capturando imagens com telemóveis ou câmaras e recolhendo dados sobre as espécies encontradas.
• Uso de ferramentas tecnológicas e pesquisa: Para identificar as espécies, os alunos utilizaram guias de campo, bibliografia e aplicações móveis como iNaturalist ou Biodiversity4All, promovendo o desenvolvimento de competências digitais e científicas.
• Registo e elaboração de material científico: Cada grupo elaborou um caderno de campo, onde registaram informação detalhada de cada espécie (nome vulgar e científico, características, data e local da observação, fotografias e ilustrações), incentivando a investigação, a organização da informação e a expressão escrita.
• Atividades complementares para promover a biodiversidade: Os alunos participaram na criação de abrigos para aves, jardins floridos e hotéis para insetos, envolvendo-os em ações práticas de conservação e sensibilização ambiental.
• Apresentação e divulgação: No final do projeto, os alunos apresentaram os seus trabalhos à comunidade escolar, através do placard multimédia da escola, redes sociais da escola e das redes sociais da Eco-escolas, ecojaimemoniz.
• Aprendizagem ativa e interdisciplinar: O projeto integrou conteúdos curriculares e extracurriculares, promovendo o trabalho em equipa, a reflexão crítica e a ligação direta com o meio natural, o que aumentou o interesse e o compromisso dos alunos com o tema.
Este modelo de envolvimento permitiu que os alunos fossem protagonistas do seu processo de aprendizagem, desenvolvendo competências científicas, digitais, sociais e ambientais, ao mesmo tempo que fomentou a consciência ecológica e o sentido de cidadania ambiental.
Enquadramento curricular e extracurricular:
• Competências desenvolvidas:
O projeto contribui para várias competências previstas no currículo, como:
o Identificação e classificação de seres vivos a partir de dados recolhidos;
o Compreensão das interações ecológicas e previsão de alterações em ecossistemas;
o Desenvolvimento do pensamento crítico, trabalho em equipa e sentido de responsabilidade ambiental;
o Aplicação de métodos científicos e uso de tecnologias digitais para investigação biológica.
o
• Educação Ambiental e Cidadania:
A atividade está alinhada com os princípios da Educação para a Cidadania, promovendo valores éticos relacionados com a preservação ambiental e a sustentabilidade, reforçando a consciência ecológica dos alunos.
• Metodologia ativa e interdisciplinaridade:
O trabalho de campo, a observação direta, a pesquisa e a comunicação dos resultados são metodologias recomendadas no currículo para promover uma aprendizagem significativa e contextualizada, integrando conhecimentos científicos com práticas ambientais reais.
• Integração em projetos Eco-Escolas:
O projeto pode ainda ser enquadrado nos programas Eco-Escolas, que incentivam a ligação do currículo com ações concretas de sensibilização e proteção da biodiversidade no ambiente escolar, promovendo a participação ativa dos alunos e a ligação com a comunidade educativa.
Divulgação:
No final do projeto, os alunos apresentaram os seus trabalhos à comunidade escolar, através do placard multimédia da escola, redes sociais da escola e das redes sociais da Eco-escolas, ecojaimemoniz.
https://youtu.be/WP38WqEtpGE