Escola EBI de Minde (Alcanena)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Ano de Escolaridade:
5.º e 6.º anos
N.º de Participantes:
44
Páginas do Caderno de Campo:
Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:
Apresentação do trabalho:
O trabalho foi planificado em conselho de turma, onde se propôs o desafio e, tendo em conta o tema, participaram as disciplinas de Ciências Naturais, Cri@rte e Cidadania em articulação interdisciplinar. Cada uma destas disciplinas planificou o trabalho que iria desenvolver. Sempre que possível e quando as condições meteorológicas o permitiam, os docentes acompanhavam os alunos ao espaço exterior para observar e recolher evidências. Seguiam o guião ou a folha de campo que lhes era facultada. Todo o trabalho desenvolvido foi avaliado pelos professores envolvidos.
Envolvimento dos alunos:
Foram envolvidas duas turmas, uma de 5ºano e outra de 6ºano, num total de 44 alunos.
Os alunos foram envolvidos observando o espaço exterior da escola, pesquisando a informação pretendida usando o telemóvel (não é permitido o seu uso nesta faixa etária mas os docentes podem autorizar), refletindo sobre a diversidade de espécies que existem neste espaço para posteriormente elaborarem os trabalhos práticos expostos nas fotografias.
Os alunos gostam imenso de aulas fora da sala de aula e este trabalho foi fácil de implementar e muito gratificante em termos de sensibilização para a proteção da biodiversidade e da promoção de um olhar mais atento na beleza exterior.
Enquadramento curricular e extracurricular:
No âmbito das Ciências Naturais este desafio foi ao encontro do tema "Diversidade de seres vivos e suas interações com o meio" em que o aluno deve ficar capaz de relacionar as características de diferentes animais e plantas com o meio onde vivem, de formular opiniões críticas sobre ações humanas que condicionam a biodiversidade e sobre a importância da sua preservação e valorizar as áreas protegidas e o seu papel na proteção da vida selvagem.
Relativamente à disciplina de Cri@rte o desafio estimulou o desenvolvimento da criatividade, com especial foco no reaproveitamento de material para a conceção de objetos (ninhos, bebedouros, comedouros, insetos). Os alunos exploraram formas geométricas e proporções, desenvolvendo a perceção visual e a expressão artística tridimensional.
No âmbito da Cidadania e Desenvolvimento trabalhou-se o tema Desenvolvimento Sustentável e Educação Ambiental em que se promoveu a consciencialização ambiental, a mudança de atitudes e de comportamentos face ao ambiente, de forma a preparar os alunos para o exercício de uma cidadania consciente, dinâmica e informada.
Divulgação:
Através da exposição dos trabalhos nos placards da escola e da colocação das fotos no Teams dos grupos das disciplinas envolvidas.