A Biodiversidade da Minha Escola 2024-25 | Trabalhos – Desafio Alunos

1.º Jardim - Escola João de Deus de Coimbra (Coimbra)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ano de Escolaridade:
Bibe Azul

N.º de Participantes:
50

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Plano estrutural das várias etapas do projeto

Apresentação do trabalho:
O projeto foi estruturado de acordo com as diretrizes do currículo presento no Conhecimento do Mundo, abordando temas das ciências e educação ambiental.
Teve como objetivos de aprendizagem promover o entendimento sobre a importância da biodiversidade, conservação, ecossistemas, espécies, e o impacto das ações humanas no meio ambiente.
Trabalharam conteúdos como:
-Conceitos de biodiversidade, ecossistemas, espécies e habitats.
- Relações ecológicas e cadeia alimentar.
- Problemas ambientais atuais, como desmatamento, extinção de espécies e mudança climática.
- Práticas de conservação e sustentabilidade.
A sua execução passou pelo uso de aulas teóricas, atividades práticas, projetos de pesquisa e trabalhos colaborativos que promovam a compreensão e o envolvimento dos estudantes com o tema.

Envolvimento dos alunos:
Estiveram envolvidos neste projeto os dois grupos do Bibe Azul, turma A com 25 alunos anos e turma B com também 25 alunos, na faixa etária dos 5/6 anos, professoras titulares e auxiliares de educação.

Enquadramento curricular e extracurricular:
O enquadramento curricular e extracurricular do projeto sobre a "biodiversidade da minha escola" foi fundamental para garantir a integração efetiva na formação dos participantes e a sua relevância educacional.
A integração entre o currículo formal e as ações extracurriculares potencializou o impacto do projeto, promovendo uma formação completa dos participantes. Além disso, incentivou a responsabilidade socioambiental e o desenvolvimento de uma cultura de preservação da biodiversidade na comunidade escolar e além.

Divulgação:
A correlação entre o currículo formal e as ações extracurriculares potencializou o impacto da temática a toda a comunidade escolar. A apresentação e exposição dos trabalhos e das pesquisas feitas pelos alunos envolvidos, promoveu uma formação mais completa sobre o tema da biodiversidade, para além de os incentivar à responsabilidade socioambiental e ao desenvolvimento de uma cultura de preservação da própria biodiversidade existente no núcleo escolar.