Escola EB1/PE Visconde Cacongo (Funchal)
Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo
Ano de Escolaridade:
3.º e 4.º anos
N.º de Participantes:
60
Páginas do Caderno de Campo:
Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:
Apresentação do trabalho:
Primeiramente, abordamos o conceito de Biodiversidade, visualizando alguns vídeos temáticos sobre o assunto e explorando alguns livros, bem como elaborando o eco-código sobre o tema. De seguida, passamos para a exploração do jardim da escola, com o intuito de identificar plantas e organismos ali existentes, recorrendo ao google lens. Considerando a existência de uma grande variedade de plantas foi necessário proceder à seleção das mesmas e dos organismos a pesquisar para o Caderno de Campo. Após esta fase, procedemos à pesquisa em livros existentes na Biblioteca e no google, fazendo um breve resumo a constar na ficha de identificação das respetivas espécies. Ainda, realizou-se um workshop intitulado "Aves onde andam", com o apoio da SPEA, de modo a ajudar os alunos a observarem algumas aves em redor da escola. O trabalho final foi compilado num livro existente na Biblioteca, onde foram adicionadas as novas fichas de identificação dos restantes elementos do nosso jardim e é passível de consulta pelos alunos na escola. Igualmente, este trabalho tem vindo a ser partilhado no Facebook da escola, em articulação com outras atividades, como o projeto “Um Jardim às cores”. Os alunos criaram, ainda, as placas de identificação de várias plantas existentes no jardim da escola, participando no concurso da CMF “Uma escola, um jardim”, em que foram elaborados e colocados elementos criativos e ninhos para pássaros.
Envolvimento dos alunos:
Foram envolvidas as turmas de 3.º e 4.º anos com uma média de participação de 60 alunos, sendo que todos realizaram trabalhos na área da Biodiversidade e colaboraram noutros projetos como “Um jardim às cores”, de modo a ajudarem a manter aquele espaço cuidado. Igualmente, estas turmas estão a desenvolver trabalhos para outros desafios relacionados com a Biodiversidade (Desafio UHU). O envolvimento dos alunos passou pela exploração do jardim, a identificação das plantas/organismos observados, a pesquisa de informação, a colocação de placas de identificação previamente feitas e a reorganização do caderno de campo.
Enquadramento curricular e extracurricular:
Este trabalho foi elaborado em contexto curricular e extracurricular, tanto nos momentos de exploração do jardim como de identificação das plantas, de cultivo de plantas e de participação em ações e workshops sobre a biodiversidade.
Divulgação:
O trabalho em questão é divulgado à comunidade educativa em diferentes momentos: através do Facebook de instituições responsáveis por workshops/ações de sensibilização sobre o tema da biodiversidade na escola, do Facebook da escola, da CMF, através do Concurso “Uma Escola, um Jardim” e da Biblioteca da escola, num caderno de campo que começou a ser elaborado, nos anos letivos transatos e a que serão adicionadas as fichas de identificação das espécies elaboradas, em 2024/2025.