A Biodiversidade da Minha Escola 2024-25 | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola Básica e Secundária Pedro da Fonseca (Proença-a-Nova)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Ano de Escolaridade:
11º ano escolaridade

N.º de Participantes:
22

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
O planeamento foi a fase crucial do nosso trabalho sobre a biodiversidade na escola. Nesta etapa, definimos o "quê", o "porquê" e o "quem". Primeiramente, o tema "A Biodiversidade na Minha Escola" foi escolhido para sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância da fauna e flora locais. Estabelecemos os objetivos que foram: - Identificar as espécies existentes no perímetro escolar; -Compreender a importância da biodiversidade para o ecossistema local; - Promover a conservação e o respeito pelo ambiente; Envolver a comunidade escolar em ações práticas. Numa outra fase, procedemos ao levantamento de Recursos da seguinte forma: Mapeámos os recursos disponíveis, tanto humanos (professores, alunos voluntários, funcionários) quanto materiais (câmaras fotográficas, lupas, materiais de registo, acesso à internet para pesquisa); em seguida procedemos ao estabelecimento de Parcerias: analisamos e verificámos a possibilidade de colaboração com entidades externas, como associações de ambiente locais ou biólogos, para obter apoio técnico e material. No nosso caso, contactámos o Centro de Ciência Viva da Floresta e a Naturtejo. Por fim, procedemos à definição de prazos e etapas: procedemos à criação um cronograma com as fases do projeto, estabelecendo datas limite para cada atividade, desde a pesquisa inicial até à apresentação final. No que toca à fase de implementação realizámos diversas saídas ao terreno dentro do perímetro escolar. Nelas, os alunos, munidos de lupas, câmaras e fichas de registo, observaram e documentaram as diferentes formas de vida – desde insetos e aves até árvores e plantas rasteiras. Foram registadas as características, localização e, quando possível, o nome das espécies; procedemos a pesquisa e a análise de dados, dados que foram compilados e analisados. Pesquisámos sobre as espécies identificadas, a sua importância ecológica e o seu estado de conservação. Utilizamos livros, artigos científicos e sites de referência para aprofundar o conhecimento.
Com base nos dados recolhidos e na pesquisa, foram elaborados materiais visuais e informativos. Criámos cartazes com as espécies identificadas, mapas da biodiversidade escolar, apresentações digitais e um pequeno folheto com dicas para a conservação. Finalmente, o trabalho será apresentado à comunidade escolar (turmas, professores, encarregados de educação) através de uma exposição ou de apresentações em sala de aula. Iremos partilhar as nossas descobertas e gostaríamos de lançar apelos à conservação.

Envolvimento dos alunos:
O envolvimento dos alunos foi, sem dúvida, a base deste projeto. Desde o primeiro momento, procurámos que fossem os verdadeiros protagonistas, não apenas recetores de informação, mas agentes ativos na descoberta e conservação da biodiversidade. Os alunos participaram no projeto na seguinte forma:
Na fase de Planeamento: Definição de Interesses: Os alunos tiveram a oportunidade de expressar os seus interesses e curiosidades sobre a natureza, o que ajudou a moldar o foco do projeto e a tornar o tema mais apelativo para eles; Brainstorming de Ideias: Participaram ativamente em sessões de brainstorming para pensar em formas de investigar, registar e apresentar as descobertas; Sugestão de Recursos: Contribuíram com ideias sobre materiais a utilizar e locais específicos da escola para explorar.
Na fase de Organização: Formação e Escolha de Equipas: Os próprios alunos, com alguma orientação, organizaram-se em equipas de trabalho (ex: "Equipa de Campo", "Equipa de Pesquisa", "Equipa de Divulgação"), consoante assuas capacidades e competências; Distribuição de Tarefas: Dentro de cada equipa, foram os alunos que, em grande parte, se auto-organizaram para distribuir as tarefas, desenvolvendo o sentido de responsabilidade e liderança; Criação de Ferramentas: Participaram na elaboração de fichas de registo, questionários ou listas de verificação para as atividades de campo.
Na fase de Implementação: Exploração e Descoberta: Este foi o ponto alto! Os alunos foram os principais investigadores em campo, munidos de câmaras, lupas e guias, explorando ativamente os diferentes espaços da escola; Registo e Documentação: Foram eles que tiraram fotografias, fizeram desenhos, anotaram características e comportamentos observados, e registaram a localização de cada descoberta.
Pesquisa e Análise: De volta à sala de aula, os alunos dedicaram-se à pesquisa para identificar as espécies, compreender os seus ecossistemas e a sua importância. Aprenderam a utilizar livros e recursos online de forma crítica.Criação de Conteúdo: Foram os jovens criadores dos materiais de divulgação: cartazes informativos, maquetes, apresentações digitais, vídeos curtos ou até poemas e textos sobre a biodiversidade escolar. Este modelo de envolvimento permitiu que os alunos não só adquirissem conhecimento científico sobre biodiversidade, mas também desenvolvessem uma série de competências essenciais: pensamento crítico, trabalho em equipa, resolução de problemas, autonomia, responsabilidade, criatividade e, acima de tudo, um profundo respeito e conexão com o ambiente natural que os rodeia. Foi uma aprendizagem significativa, feita na prática e com um propósito claro.

Enquadramento curricular e extracurricular:
O projeto "A Biodiversidade na Minha Escola" foi concebido para se integrar de forma rica e multifacetada tanto no currículo regular dos alunos quanto nas atividades extracurriculares, ampliando o seu impacto e alcance. Ao nível do Enquadramento Curricular, este projeto alinhou-se com diversas áreas disciplinares, proporcionando uma aprendizagem interdisciplinar e significativa: Biologia e Geologia: Este foi o pilar central. Os alunos aplicaram conceitos de ecologia, classificação de seres vivos (taxonomia), cadeias alimentares, habitats, interações biológicas e conservação da natureza. A identificação de espécies, a recolha e análise de dados são competências diretamente ligadas a esta área; Geografia: O projeto permitiu o estudo do espaço físico da escola como um micro-habitat, a localização de espécies e a compreensão da influência de fatores geográficos (exposição solar, tipo de solo) na distribuição da biodiversidade. A elaboração de mapas da biodiversidade escolar é um exemplo claro desta ligação; Português: A comunicação foi fundamental. Os alunos desenvolveram competências de pesquisa, leitura e interpretação de textos científicos, produção de textos informativos (relatórios, legendas para cartazes), argumentação e apresentação oral dos resultados do projeto; Matemática: A análise de dados envolveu a recolha, organização e representação de informação (gráficos, tabelas), bem como a interpretação de estatísticas simples sobre a frequência ou distribuição das espécies; Cidadania e Desenvolvimento: Este projeto contribuiu diretamente para os domínios de Cidadania Ambiental, Sensibilidade Estética e Artística, e Bem-estar. Promoveu a consciência ecológica, o respeito pela natureza e a participação ativa na comunidade para um bem comum. Ao nível do enquadramento extracurricular, o projeto potenciou diversas atividades fora do horário letivo formal, enriquecendo a experiência dos alunos, dos quais destacamos: Voluntariado Ambiental: Ofereceu uma oportunidade para os alunos se envolverem em ações de voluntariado, como a manutenção de jardins escolares, limpeza de áreas verdes ou criação de novos espaços para a biodiversidade, promovendo o sentido de responsabilidade cívica; Parcerias com a Comunidade: O projeto abriu portas para parcerias com associações locais de ambiente, jardins botânicos, universidades ou especialistas, que puderam partilhar o seu conhecimento em palestras, workshops ou saídas de campo extraescola; Eventos e Celebrações: Os resultados do projeto foram apresentados em eventos escolares como Semanas do Ambiente, Feiras de Ciência ou comemorações de dias internacionais (ex: Dia Mundial da Biodiversidade), envolvendo toda a comunidade escolar e pais; Desenvolvimento de Competências Transversais: As atividades extracurriculares permitiram um maior foco no desenvolvimento de competências como o trabalho em equipa, liderança, autonomia, comunicação, criatividade, resolução de problemas e adaptabilidade, num ambiente menos formal e mais flexível.
Ao combinar o rigor académico do currículo com a flexibilidade e o entusiasmo das atividades extracurriculares, o projeto "A Biodiversidade na Minha Escola" não foi apenas um trabalho, mas uma experiência de aprendizagem imersiva e transformadora.

Divulgação:
A divulgação do projeto "A Biodiversidade na Minha Escola" foi uma etapa crucial para partilhar as nossas descobertas e, mais importante, para sensibilizar e envolver toda a comunidade educativa na importância da conservação ambiental. Utilizámos uma abordagem multifacetada para garantir que a mensagem chegasse a todos. Apesar da predominância digital, os materiais impressos continuaram a ter um papel relevante, tais como por exemplo:Folhetos e Flyers, Produzimos folhetos concisos e apelativos com os principais resultados do projeto e dicas práticas para a promoção da biodiversidade.Estes foram distribuídos nas apresentações, eventos e em locais estratégicos da escola, permitindo que as pessoas levassem a informação para casa e a partilhassem, No Jornal Escolar/Boletins Informativos: tendo a escola possuía um jornal ou boletim regular, dedicamos um espaço ao projeto, com artigos, entrevistas aos alunos envolvidos e fotografias. Ao integrar estes diferentes canais, o projeto "A Biodiversidade na Minha Escola" conseguiu não só divulgar o trabalho realizado, mas também inspirar uma maior consciência e ação ambiental em toda a comunidade educativa, transformando o conhecimento em envolvimento.