Centro Escolar de Santiago da Guarda (Ansião)
Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo
Ano de Escolaridade:
salas de 3,4 e 5 anos
N.º de Participantes:
40
Páginas do Caderno de Campo:
Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:
Apresentação do trabalho:
O trabalho foi planificado tendo em conta os objetivos do programa Eco-Escolas e as áreas de conteúdo das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. A equipa educativa definiu um conjunto de atividades simples, lúdicas e significativas para as crianças, com foco na sensibilização ambiental, valorização da natureza e reutilização de materiais.
As etapas do trabalho incluíram:
Observação e conversa com as crianças sobre a natureza, os resíduos e os cuidados com o planeta.
Planeamento das ações com o grupo: o que plantar, como reutilizar, o que limpar.
Execução das atividades em pequenos grupos, com o apoio das educadoras e assistentes.
Registo fotográfico e desenho das experiências.
Exposição e partilha com as famílias.
Envolvimento dos alunos:
Participaram todas as crianças da Educação Pré-Escolar, num total de cerca de 30 crianças, organizadas em dois grupos. O envolvimento foi ativo e direto:
Participaram na construção de uma mini-horta e na plantação de flores no jardim sensorial.
Criaram brinquedos e materiais lúdicos com resíduos reutilizáveis (garrafas, caixas, rolos de papel, etc.).
Realizaram uma ação de limpeza simbólica no recreio da escola.
Ajudaram a montar um hotel de insetos para observar joaninhas, abelhas e outros seres vivos.
Enquadramento curricular e extracurricular:
As atividades foram integradas de forma transversal nas áreas de conteúdo da Educação Pré-Escolar:
Formação Pessoal e Social: promoção da responsabilidade ambiental, partilha de tarefas, trabalho em grupo.
Conhecimento do Mundo: exploração da natureza, observação direta de plantas, insetos e resíduos.
Expressão Plástica e Dramática: construção de objetos com materiais reciclados, dramatizações sobre o ambiente.
Linguagem Oral e Abordagem à Escrita: enriquecimento do vocabulário ambiental, contação de histórias sobre o planeta.
As atividades complementaram também o plano de atividades da escola e envolveram os encarregados de educação sempre que possível.
Divulgação:
A divulgação das atividades Eco-Escolas na Educação Pré-Escolar foi feita através de:
Exposição de fotografias e trabalhos no átrio da escola, visível para as famílias.
Partilha de momentos e registos na página de facebook e site do Agrupamento.
Convívio final com as famílias para apresentar o trabalho realizado e os produtos criados com materiais reciclados.
Participação simbólica em desafios Eco-Escolas com trabalhos manuais enviados pela sala.