Escola Secundária Camilo Castelo Branco (Vila Real)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
										Ano de Escolaridade:
8º ano
                                    
										N.º de Participantes:
20
                                    
Páginas do Caderno de Campo:
Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:
										Apresentação do trabalho:
O trabalho resultou de uma articulação entre as docentes de TIC e Ciências Naturais e foi implementada numa turma de 8º ano. 
Planeamento (Ciências Naturais): 
•	Foi feita a apresentação do projeto e a sensibilização para o tema pela professora de Ciências Naturais. 
•	Foram trabalhados conceitos básicos de observação de campo adaptados ao grau de ensino, preparando os alunos para a saída de campo. 
•	Foram apresentadas as principais características dos grupos de seres vivos selecionados. 
Organização (TIC): 
•	Antes do trabalho de campo: 
o	Foi explicado e demonstrado o funcionamento das aplicações móveis iNaturalist e Biodiversity4All, mostrando como fazer o registo de observações e consultar a identificação das espécies. 
o	Foi realizada uma formação prática em fotografia de natureza, ensinando os alunos a usar o modo Pro do telemóvel (ajuste de foco, ISO, balanço de brancos e exposição) para obterem imagens de melhor qualidade. 
Implementação (Ciências Naturais): 
•	Cada aluno usou o seu próprio telemóvel no modo Pro para capturar fotografias durante as sessões de campo. 
•	Cada aluno fez um esboço/rascunho da espécie selecionada 
•	Cada aluno fez a identificação e registo da espécie, recolhendo as seguintes informações: 
o	Nome vulgar e nome científico; 
o	Principais características; 
o	Localização dentro do recinto escolar; 
o	Foram tiradas fotografias e feitas ilustrações manuais de cada espécie.  
•	Finalização e edição do caderno (TIC): 
o	No final do processo, foi realizada uma votação entre os alunos para selecionar as seis espécies mais representativas, que ficariam em destaque no caderno de campo final. 
o	 O layout (edição partilhada) das páginas do caderno de campo foi montado no Canva, combinando as fotografias selecionadas, com a informação e espaço para a ilustração manual. 
o	Os desenhos das espécies selecionadas foram realizados manualmente e integrados nas páginas finais.
                                    
										Envolvimento dos alunos:
No total, 20 alunos participaram ativamente no projeto. 
Cada aluno: 
•	Realizou observações de campo no recinto escolar e espaço envolvente; 
•	Capturou fotografias usando o seu próprio telemóvel configurado em modo Pro; 
•	Utilizou as aplicações móveis iNaturalist e/ou Biodiversity4All para apoio à identificação das espécies; 
•	Fez uma ilustração manual de uma ou mais espécies observadas; 
•	Participou na votação final para a escolha das seis espécies que representariam o trabalho no produto final. 
•	Colaborou na montagem do caderno de campo através da plataforma Canva, organizando os conteúdos (fotografia, ilustração e descrição); 
•	Os seis finalistas ilustraram a espécie selecionada na composição final do caderno de campo
                                    
										Enquadramento curricular e extracurricular:
Enquadramento Curricular e Extracurricular: 
O projeto do Caderno de Campo integra-se na articulação entre as disciplinas de Ciências Naturais e Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), promovendo aprendizagens práticas, científicas e digitais. 
No enquadramento curricular, o projeto contribuiu para: 
•	Desenvolver a literacia científica através da observação, identificação e registo de espécies da biodiversidade local. 
•	Promover o uso de tecnologias digitais no trabalho de campo (fotografia em modo Pro, uso de aplicações móveis, edição gráfica no Canva). 
•	Consolidar competências de pesquisa, análise crítica e comunicação de informação. 
No enquadramento extracurricular, o projeto: 
•	Incentivou o contacto direto dos alunos com o meio natural envolvente. 
•	Reforçou atitudes de valorização e preservação da biodiversidade. 
•	Desenvolveu competências de autonomia, responsabilidade e trabalho em equipa. 
•	Promoveu uma abordagem interdisciplinar, prática e inovadora da aprendizagem.
                                    
										Divulgação:
A divulgação na comunidade educativa foi feita de forma abrangente, utilizando várias ferramentas de comunicação para alcançar diferentes públicos. O gabinete de comunicação da escola foi um dos principais responsáveis por garantir que as informações sobre o projeto fossem compartilhadas de maneira eficaz, tanto internamente como externamente com recurso a:  
Circuito Interno de TV 
Plataformas Digitais da Escola 
Exposição Física do Caderno na escola. 
NOTA: O caderno será exibido na mostra escolar, uma oportunidade para todos os interessados, incluindo pais e visitantes, conhecerem mais sobre o trabalho desenvolvido.
                                    
 
                    