A Biodiversidade da Minha Escola 2024-25 | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola Secundária Camilo Castelo Branco (Vila Real)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
8º ano

N.º de Participantes:
20

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
O trabalho resultou de uma articulação entre as docentes de TIC e Ciências Naturais e foi implementada numa turma de 8º ano.
Planeamento (Ciências Naturais):
• Foi feita a apresentação do projeto e a sensibilização para o tema pela professora de Ciências Naturais.
• Foram trabalhados conceitos básicos de observação de campo adaptados ao grau de ensino, preparando os alunos para a saída de campo.
• Foram apresentadas as principais características dos grupos de seres vivos selecionados.
Organização (TIC):
• Antes do trabalho de campo:
o Foi explicado e demonstrado o funcionamento das aplicações móveis iNaturalist e Biodiversity4All, mostrando como fazer o registo de observações e consultar a identificação das espécies.
o Foi realizada uma formação prática em fotografia de natureza, ensinando os alunos a usar o modo Pro do telemóvel (ajuste de foco, ISO, balanço de brancos e exposição) para obterem imagens de melhor qualidade.
Implementação (Ciências Naturais):
• Cada aluno usou o seu próprio telemóvel no modo Pro para capturar fotografias durante as sessões de campo.
• Cada aluno fez um esboço/rascunho da espécie selecionada
• Cada aluno fez a identificação e registo da espécie, recolhendo as seguintes informações:
o Nome vulgar e nome científico;
o Principais características;
o Localização dentro do recinto escolar;
o Foram tiradas fotografias e feitas ilustrações manuais de cada espécie.
• Finalização e edição do caderno (TIC):
o No final do processo, foi realizada uma votação entre os alunos para selecionar as seis espécies mais representativas, que ficariam em destaque no caderno de campo final.
o O layout (edição partilhada) das páginas do caderno de campo foi montado no Canva, combinando as fotografias selecionadas, com a informação e espaço para a ilustração manual.
o Os desenhos das espécies selecionadas foram realizados manualmente e integrados nas páginas finais.

Envolvimento dos alunos:
No total, 20 alunos participaram ativamente no projeto.
Cada aluno:
• Realizou observações de campo no recinto escolar e espaço envolvente;
• Capturou fotografias usando o seu próprio telemóvel configurado em modo Pro;
• Utilizou as aplicações móveis iNaturalist e/ou Biodiversity4All para apoio à identificação das espécies;
• Fez uma ilustração manual de uma ou mais espécies observadas;
• Participou na votação final para a escolha das seis espécies que representariam o trabalho no produto final.
• Colaborou na montagem do caderno de campo através da plataforma Canva, organizando os conteúdos (fotografia, ilustração e descrição);
• Os seis finalistas ilustraram a espécie selecionada na composição final do caderno de campo

Enquadramento curricular e extracurricular:
Enquadramento Curricular e Extracurricular:
O projeto do Caderno de Campo integra-se na articulação entre as disciplinas de Ciências Naturais e Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), promovendo aprendizagens práticas, científicas e digitais.
No enquadramento curricular, o projeto contribuiu para:
• Desenvolver a literacia científica através da observação, identificação e registo de espécies da biodiversidade local.
• Promover o uso de tecnologias digitais no trabalho de campo (fotografia em modo Pro, uso de aplicações móveis, edição gráfica no Canva).
• Consolidar competências de pesquisa, análise crítica e comunicação de informação.
No enquadramento extracurricular, o projeto:
• Incentivou o contacto direto dos alunos com o meio natural envolvente.
• Reforçou atitudes de valorização e preservação da biodiversidade.
• Desenvolveu competências de autonomia, responsabilidade e trabalho em equipa.
• Promoveu uma abordagem interdisciplinar, prática e inovadora da aprendizagem.

Divulgação:
A divulgação na comunidade educativa foi feita de forma abrangente, utilizando várias ferramentas de comunicação para alcançar diferentes públicos. O gabinete de comunicação da escola foi um dos principais responsáveis por garantir que as informações sobre o projeto fossem compartilhadas de maneira eficaz, tanto internamente como externamente com recurso a:
Circuito Interno de TV
Plataformas Digitais da Escola
Exposição Física do Caderno na escola.
NOTA: O caderno será exibido na mostra escolar, uma oportunidade para todos os interessados, incluindo pais e visitantes, conhecerem mais sobre o trabalho desenvolvido.