Escola Secundária D. Afonso Sanches (Vila do Conde)
Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior
Ano de Escolaridade:
9º
N.º de Participantes:
18
Páginas do Caderno de Campo:
Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:
Apresentação do trabalho:
O trabalho foi planificado em articulação entre docentes das disciplinas de Ciências e Cidadania e Desenvolvimento, no âmbito das temáticas da sustentabilidade e biodiversidade local. Após uma sessão teórica de sensibilização ambiental, os alunos foram organizados em pequenos grupos e orientados a realizar uma observação atenta dos espaços verdes da escola, com o objetivo de identificar e registar espécies animais e vegetais. A recolha de informação foi feita com recurso a dispositivos móveis e aplicações de identificação de espécies. Posteriormente, os alunos selecionaram 6 fotografias representativas para uma exposição física e digital, com legendas científicas e curiosidades sobre cada espécie.
Envolvimento dos alunos:
Estiveram envolvidos 18 alunos do 9ºC e a sua participação foi ativa em todas as fases do projeto:
- Observação e registo fotográfico no espaço escolar;
- Investigação e identificação das espécies;
- Criação de conteúdos informativos para a exposição;
- Partilha e apresentação dos resultados à comunidade escolar.
O trabalho fomentou o espírito de iniciativa, a literacia científica e o sentido de responsabilidade ambiental dos alunos.
Enquadramento curricular e extracurricular:
O projeto integrou-se nos conteúdos curriculares de:
Ciências – diversidade dos seres vivos, classificação e importância ecológica;
Cidadania e Desenvolvimento – domínio da Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável.
Foi também enquadrado no âmbito do programa Eco Escolas, funcionando como uma atividade extracurricular de valorização do espaço escolar e promoção da sustentabilidade.
Divulgação:
A divulgação do projeto foi feita através de vários canais:
- Exposição física no átrio da escola com as 6 fotografias e legendas explicativas;
- Partilha digital no site da escola e redes sociais institucionais;
- Comunicação informal com professores, funcionários e encarregados de educação, incentivando o envolvimento da comunidade educativa.