Escola Secundária D. Afonso Sanches (Vila do Conde)
Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior
										Ano de Escolaridade:
9º
                                    
										N.º de Participantes:
18
                                    
Páginas do Caderno de Campo:
Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:
										Apresentação do trabalho:
O trabalho foi planificado em articulação entre docentes das disciplinas de Ciências e Cidadania e Desenvolvimento, no âmbito das temáticas da sustentabilidade e biodiversidade local. Após uma sessão teórica de sensibilização ambiental, os alunos foram organizados em pequenos grupos e orientados a realizar uma observação atenta dos espaços verdes da escola, com o objetivo de identificar e registar espécies animais e vegetais. A recolha de informação foi feita com recurso a dispositivos móveis e aplicações de identificação de espécies. Posteriormente, os alunos selecionaram 6 fotografias representativas para uma exposição física e digital, com legendas científicas e curiosidades sobre cada espécie.
                                    
										Envolvimento dos alunos:
Estiveram envolvidos 18 alunos do 9ºC e a sua participação foi ativa em todas as fases do projeto: 
- Observação e registo fotográfico no espaço escolar; 
- Investigação e identificação das espécies; 
- Criação de conteúdos informativos para a exposição; 
- Partilha e apresentação dos resultados à comunidade escolar. 
O trabalho fomentou o espírito de iniciativa, a literacia científica e o sentido de responsabilidade ambiental dos alunos.
                                    
										Enquadramento curricular e extracurricular:
O projeto integrou-se nos conteúdos curriculares de: 
Ciências – diversidade dos seres vivos, classificação e importância ecológica; 
Cidadania e Desenvolvimento – domínio da Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável. 
Foi também enquadrado no âmbito do programa Eco Escolas, funcionando como uma atividade extracurricular de valorização do espaço escolar e promoção da sustentabilidade.
                                    
										Divulgação:
A divulgação do projeto foi feita através de vários canais: 
- Exposição física no átrio da escola com as 6 fotografias e legendas explicativas; 
- Partilha digital no site da escola e redes sociais institucionais; 
- Comunicação informal com professores, funcionários e encarregados de educação, incentivando o envolvimento da comunidade educativa.
                                    
 
                    