Escola Monsenhor José Galamba de Oliveira (Leiria)
Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior
Ano de Escolaridade:
Secundário
N.º de Participantes:
45
Páginas do Caderno de Campo:
Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:
Apresentação do trabalho:
O trabalho foi planeado de forma a cobrir os aspetos mais importantes da biodiversidade na nossa escola. Primeiro, definiram-se os objetivos: identificar as espécies de plantas, animais e insetos presentes no espaço escolar. Depois, foi elaborado um cronograma para realizar as observações ao longo de duas semanas, garantindo tempo suficiente para explorar diferentes áreas da escola, como o jardim, o recreio e os espaços verdes.
A organização passou pela divisão das tarefas em etapas: primeiro, fazer uma pesquisa rápida sobre as espécies comuns na nossa região; depois, fazer as observações e registar tudo com fotos e notas. Para facilitar, foi criada uma ficha de observação na qual foram anotadas as espécies encontradas, o local e a hora.
Na fase de implementação, saímos para o campo conforme planeado. Fizemos várias visitas ao espaço escolar, sempre atentos às diferentes espécies que encontrávamos. Utilizámos lupas, cadernos e câmaras para registar tudo com detalhe. Além disso, conversámos com professores e funcionários que nos ajudaram a identificar algumas espécies mais difíceis. No final, foram compiladas as informações numa apresentação visual, com fotos e desenhos, para mostrar a riqueza da biodiversidade na nossa escola.
Envolvimento dos alunos:
Foram os 45 alunos da escola, trabalhando sempre, organizados em grupos turma.
Enquadramento curricular e extracurricular:
Tema que se enquadra nas disciplinas de Ciências, inserida no tema diferentes tipos de seres vivos; na Geografia, o impacto do ambiente na biodiversidade; e na Educação Ambiental, ações de preservação.
Divulgação:
Através de cartazes, na página da escola e pela comunidade educativa junto de familiares e amigos.