A Biodiversidade da Minha Escola 2024-25 | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola EB/S de Rebordosa (Paredes)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
8ºRC

N.º de Participantes:
27 alunos e 4 docentes

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
Esta atividade foi idealizada como uma estratégia de ensino interdisciplinar envolvendo as disciplinas de Geografia, Cidadania, Ciências, Educação Visual, permitindo que os alunos conhecessem e valorizassem a biodiversidade presente no ambiente escolar.
Foi realizada a observação direta da fauna e flora local favorecendo o desenvolvimento do pensamento científico, da sensibilidade artística e da conscientização ambiental.
Permitiu aos alunos observar e registrar a biodiversidade existente na escola, identificar as espécies de plantas e animais presentes no ambiente escolar, desenvolver habilidades de registro por meio de fotografia, descrição e ilustração, promover a valorização do meio ambiente e atitudes de preservação. A atividade foi assim desenvolvida em 5 etapas, que abaixo se descrevem.

Envolvimento dos alunos:
A atividade foi realizada em cinco etapas principais:
Etapa 1: Introdução e sensibilização
Os alunos da turma do 8º RC, analisaram as normas do desafio, partiram para uma pesquisa informativa em sala de aula e participaram de uma aula introdutória sobre biodiversidade, seus benefícios e ameaças. Foram apresentados vídeos curtos e discutidas questões como espécies nativas, endémicas e invasoras.
Etapa 2: Sessões de observação
Divididos em pequenos grupos, os alunos realizaram sessões de observação em diferentes espaços da escola, no exterior, nos canteiros, na horta e na área verde e florestal da escola e envolvente à mesma. Durante essas sessões, registraram visualmente (com fotografias) e por meio de anotações as espécies de plantas, insetos, aves e outros pequenos animais encontrados.
Realizaram também uma saída de campo, onde os alunos identificaram as espécies observadas, anotando nome popular, nome científico (quando possível), características, habitat e curiosidades.
Etapa 3: Identificação das espécies
Com o apoio de guias ilustrados, livros de ciências e ferramentas digitais (como aplicativos de identificação de plantas e animais – iNaturalist, Plant ID, PictureThis).
Etapa 4: Produção de ilustrações científicas
Os alunos produziram ilustrações das espécies observadas, utilizando lápis de cor, canetas e aquarela, com foco em detalhes morfológicos.
Foi realizada uma Coletânea destas ilustrações das espécies vegetais e animais e também um pequeno vídeo.
Etapa 5:
Exposição das Ilustrações na biblioteca, foi aberta a outras turmas promovendo a troca de conhecimentos. A atividade permitiu integrar ciência, arte e educação ambiental de maneira prática e significativa. Além de ampliar os conhecimentos sobre a biodiversidade local, despertou nos alunos uma atitude mais consciente em relação à preservação do meio ambiente escolar. Esta atividade mostrou-se eficaz e permitiu a construção de um inventário da fauna e flora da escola.
Os 27 alunos, da turma 8ºRC, com a articulação com 4 docentes, demonstraram grande interesse e envolvimento nas atividades.
A experiência favoreceu a observação atenta, pesquisa, a valorização da natureza e a aprendizagem colaborativa.

Enquadramento curricular e extracurricular:
O trabalho foi realizado em articulação multidisciplinar, envolvendo as disciplinas de Geografia, Cidadania, Ciências e Educação Visual, sob a orientação da docente Maria José Pires, em articulação com o Programa Eco-escolas e o Clube da Floresta.

Divulgação:
Foi realizada uma exposição das Ilustrações na biblioteca, foi aberta a outras turmas promovendo a troca de conhecimentos.