A Biodiversidade da Minha Escola 2024-25 | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola Básica Alexandre Herculano - Santarém (Santarém)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
5º e 6ºanos

N.º de Participantes:
15

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
Este desafio foi proposto aos alunos do Clube do Ambiente no início do ano letivo. A escola tem uma área envolvente bastante grande, possuindo uma zona de encosta florestal, uma zona mais plana, com vegetação rasteira, zona de árvores de fruto e arbustos. Deste modo, o trabalho de observação e registo fotográfico começou no início de outubro. Os alunos foram reunindo um excelente álbum de fotos com espécies muito diversas, da flora e fauna existente. As fotos eram colocadas na equipa Teams para que todos pudessem consultar. Quando se teve conhecimento do regulamento do desafio, começou-se a planificar o trabalho de uma forma mais concreta. Não foi fácil a escolha de apenas seis espécies, porque a biodiversidade era imensa e não se queriam repetir as espécies escolhidas nos anos anteriores. Em fevereiro, numa sessão de clube, antes da 2ª reunião de Conselho Eco-Escolas, selecionaram-se então as espécies a ilustrar. Também aqui se tentou diversificar: uma árvore de grande porte (plátano), uma invasora (azedas), uma ave abundante no local (pega), um mamífero pequeno (ouriço-cacheiro), um inseto (abelhão) e um fungo (cogumelo). As ilustrações foram elaboradas por alguns alunos do Clube do Ambiente e por alunos de duas turmas de 6ºano. No final, em sessão de clube escolheram as seis ilustrações que fazem parte do trabalho.

Envolvimento dos alunos:
Foram quinze os alunos envolvidos neste desafio, alguns de 5º ano outros de 6ºano. Sempre que as condições climatéricas fossem favoráveis, o trabalho era de campo e ao mesmo tempo de pesquisa. O entusiasmo era evidente, pois os alunos gostam de mostrar aos outros e aos professores as suas habilidades com as novas tecnologias. E desta forma, também os motivou para o estudo principalmente da disciplina de ciências Naturais, aumentou a curiosidade e o espírito crítico e criativo.

Enquadramento curricular e extracurricular:
Este desafio enquadra-se perfeitamente no currículo escolar dos alunos, principalmente na disciplina de Ciências Naturais. No entanto, outras disciplinas podem usufruir destes conteúdos, como é caso das disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento, Português, Educação Visual, TIC e Matemática. Os ecossistemas, os tipos de ambientes e seus habitats, a diversidade de seres vivos e as suas interações com o meio, são conceitos e conteúdos abordados e explorados nas aulas de Ciências Naturais, que por sua vez se articulam com conteúdos de outras disciplinas, favorecendo as aprendizagens e desenvolvendo novas competências nos alunos.

Divulgação:
O trabalho deste desafio foi sendo divulgado na escola, quer pelos alunos do Clube do Ambiente, quer pelos professores coordenadores do Programa Eco-Escolas e pelos elementos que formam o Conselho Eco-Escolas. Na vitrine Eco-Escolas são divulgados e atualizados os projetos e desafios envolvidos. São também divulgados no Global Actyon Days e em exposições da escola (Dia Eco-Escolas e na festa de final de ano letivo) e até mesmo em eventos no Município.