Escola Básica Dr. Carlos Pinto Ferreira (Vila do Conde)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
										Ano de Escolaridade:
4º e 6º anos de escolaridade
                                    
										N.º de Participantes:
36
                                    
Páginas do Caderno de Campo:
Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:
										Apresentação do trabalho:
Os alunos nas aulas de Ciências Naturais foram desafiados a aderir ao projeto "Vamos conhecer a biodiversidade da Escola". 
A docente realizou uma visita ao recinto escolar onde foram identificadas algumas árvores e as respetivas espécies.  
Na sala de aula precede-se à síntese integradora das aprendizagens realizadas. 
 Para TPC, os alunos realizam o relatório da Atividade de Campo. Podem utilizar o modelo de relatório proposto no manual 
Atividade de campo 
O objetivo desta atividade é explorar a fauna e flora que pode ser encontrada na instituição. Onde pode ser introduzida a importância da biodiversidade e quais os serviços que ela nos fornece. 
Inicio dos trabalhos 
1.Observar toda a envolvente para identificar diferentes seres vivos 
2. Com a ajuda dos binóculos observar a área da escola para visualizar as aves que se podem encontrar. 
3. Utilizando o guia identificar as diferentes espécies. 
4. Observar e identificar a flora encontrada. (para facilitar a identificação poderão ser utilizadas apps) 
Registo 
1. Indica a biodiversidade observada. 
2. Fotografar as espécies observadas. 
3. Indicar as alterações observadas ao longo do tempo 
Material 
Guia de campo avifauna , Guia de campo árvores, Ficha de campo, Lápis, Binóculos, Lupa
                                    
										Envolvimento dos alunos:
Notou-se o entusiasmo e empenho na realizaram deste projeto pois foi através de uma atividade lúdica que conseguiram adquirir conteúdos lecionados no programa curricular. 
Nesta atividade foi possível constatar o seguinte: 
.- Os alunos aprenderam a ver a natureza com outro olhar: 
- Conheceram algumas espécies de flora e fauna existentes no espaço escolar 
- Aprenderam a conhecer a diversidade de ambientes e de seres vivos existentes na Escola e tomaram consciência da importância da sua preservação. 
-Desenvolveram capacidades no domínio afetivo e social, como sejam o espirito de equipa e uma autonomia responsável, e a prática de atitudes como o cumprimento d regra preestabelecidas, como a organização, a pontualidade, o respeito pelo ambiente.
                                    
										Enquadramento curricular e extracurricular:
TEMA: Diversidade dos seres vivos e suas interações com o meio 
SUBTEMA: Diversidade nas plantas; Diversidade nos animais 
UNIDADE TEMÁTICA: Ecossistemas 
- Identificação das árvores da minha escola 
- Plantas com flor” :Relacionar a variedade morfológica das plantas com a diversidade de ambientes; Identificar os diferentes órgãos de uma planta;  
- “Plantas e o meio”: reconhecer que o meio condiciona a distribuição das plantas 
“O estudo do solo”: compreender que as propriedades do solo estão relacionadas com natureza dos seus constituintes. 
.E ainda na disciplina de Ciências Naturais, os alunos foram desafiados a escrever frases sobre o Ambiente, a Natureza, a Preservação dos recursos.
                                    
										Divulgação:
A divulgação foi feita através de: 
- exposição de trabalhos, 
- construção de ecossistema de bichos de seda 
- e de trabalhos escritos apresentados na sala de aula sobre a importância da preservação da biodiversidade
                                    
 
                    