Escola Básica Dr. Carlos Pinto Ferreira (Vila do Conde)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Ano de Escolaridade:
4º e 6º anos de escolaridade
N.º de Participantes:
36
Páginas do Caderno de Campo:
Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:
Apresentação do trabalho:
Os alunos nas aulas de Ciências Naturais foram desafiados a aderir ao projeto "Vamos conhecer a biodiversidade da Escola".
A docente realizou uma visita ao recinto escolar onde foram identificadas algumas árvores e as respetivas espécies.
Na sala de aula precede-se à síntese integradora das aprendizagens realizadas.
Para TPC, os alunos realizam o relatório da Atividade de Campo. Podem utilizar o modelo de relatório proposto no manual
Atividade de campo
O objetivo desta atividade é explorar a fauna e flora que pode ser encontrada na instituição. Onde pode ser introduzida a importância da biodiversidade e quais os serviços que ela nos fornece.
Inicio dos trabalhos
1.Observar toda a envolvente para identificar diferentes seres vivos
2. Com a ajuda dos binóculos observar a área da escola para visualizar as aves que se podem encontrar.
3. Utilizando o guia identificar as diferentes espécies.
4. Observar e identificar a flora encontrada. (para facilitar a identificação poderão ser utilizadas apps)
Registo
1. Indica a biodiversidade observada.
2. Fotografar as espécies observadas.
3. Indicar as alterações observadas ao longo do tempo
Material
Guia de campo avifauna , Guia de campo árvores, Ficha de campo, Lápis, Binóculos, Lupa
Envolvimento dos alunos:
Notou-se o entusiasmo e empenho na realizaram deste projeto pois foi através de uma atividade lúdica que conseguiram adquirir conteúdos lecionados no programa curricular.
Nesta atividade foi possível constatar o seguinte:
.- Os alunos aprenderam a ver a natureza com outro olhar:
- Conheceram algumas espécies de flora e fauna existentes no espaço escolar
- Aprenderam a conhecer a diversidade de ambientes e de seres vivos existentes na Escola e tomaram consciência da importância da sua preservação.
-Desenvolveram capacidades no domínio afetivo e social, como sejam o espirito de equipa e uma autonomia responsável, e a prática de atitudes como o cumprimento d regra preestabelecidas, como a organização, a pontualidade, o respeito pelo ambiente.
Enquadramento curricular e extracurricular:
TEMA: Diversidade dos seres vivos e suas interações com o meio
SUBTEMA: Diversidade nas plantas; Diversidade nos animais
UNIDADE TEMÁTICA: Ecossistemas
- Identificação das árvores da minha escola
- Plantas com flor” :Relacionar a variedade morfológica das plantas com a diversidade de ambientes; Identificar os diferentes órgãos de uma planta;
- “Plantas e o meio”: reconhecer que o meio condiciona a distribuição das plantas
“O estudo do solo”: compreender que as propriedades do solo estão relacionadas com natureza dos seus constituintes.
.E ainda na disciplina de Ciências Naturais, os alunos foram desafiados a escrever frases sobre o Ambiente, a Natureza, a Preservação dos recursos.
Divulgação:
A divulgação foi feita através de:
- exposição de trabalhos,
- construção de ecossistema de bichos de seda
- e de trabalhos escritos apresentados na sala de aula sobre a importância da preservação da biodiversidade