Escola EB2/3 Frei Caetano Brandão (Braga)
										Tema da Aula:
A biodiversidade do charco pedagógico da escola – observação, registo e valorização dos seres vivos que habitam este ecossistema.
                                    
										Introdução:
Nesta aula, os alunos serão convidados a explorar o charco pedagógico da escola com o objetivo de observar e identificar diferentes formas de vida que o habitam, nomeadamente animais microscópicos e plantas aquáticas. Através de uma abordagem prática e investigativa, os alunos irão utilizar microscópios digitais para observar os organismos recolhidos, registar as suas características e refletir sobre a importância da biodiversidade no ecossistema local. Esta aula integra-se no projeto “A Biodiversidade da Minha Escola” e contribuirá para a criação de um caderno ilustrado coletivo.
                                    
										Ano de Escolaridade:
Alunos do 2.º ano do 1.º ciclo do ensino básico, com idades compreendidas entre os 7 e os 8 anos.
                                    
										Objetivos, conhecimentos e competências a atingir na aula:
Objetivos: 
- Explorar e reconhecer a biodiversidade existente no charco pedagógico da escola. 
- Observar e identificar animais microscópicos e plantas aquáticas. 
- Registar informações e características dos seres vivos observados. 
- Valorizar a importância da biodiversidade e da preservação dos ecossistemas locais. 
Conhecimentos a desenvolver: 
- Noções básicas de ecossistema e biodiversidade. 
- Nomes e características de animais microscópicos e plantas aquáticas. 
- Relações entre os seres vivos e o meio em que vivem. 
Competências a atingir: 
- Desenvolver capacidades de observação, análise e registo científico. 
- Trabalhar em grupo de forma colaborativa e responsável. 
- Utilizar corretamente instrumentos de observação como lupas e microscópios. 
- Produzir textos curtos e desenhos ilustrativos com base nas observações realizadas.
                                    
										Duração da aula:
Tempo estimado: 60 minutos. A aula poderá ser dividida em três momentos: 15 minutos para introdução do conteúdo em sala de aula; 20 minutos para observação direta no charco e recolha de amostras; 25 minutos para observação com lupa/microscópio
                                    
Plano de Aula completo:
Registo Fotográfico da concretização do plano de aula:
 
                    