A Biodiversidade da Minha Escola 2024-25 | Trabalhos – Desafio Professores

Escola EB 2,3 de Celeirós (Braga)

Tema da Aula:
Exploradores da Biodiversidade

Introdução:
No âmbito da disciplina de Ciências Naturais e Clube de Ciência Viva, esta atividade, destinada a alunos de 2º ciclo, fomenta a exploração e a observação direta da biodiversidade local na horta/campo sem cultivo e no jardim do espaço envolvente da escola. Nela, os alunos têm um papel ativo na construção da sua aprendizagem e ma ótima oportunidade de cooperar dentro do grupo, desempenhando os papéis que lhe são atribuídos. Assim, cumprindo as regras definidas como o silêncio e permanência em lugares de observação, os alunos exploram, observam, registam, desenham, fotografam. Mais tarde reúnem informação e partilham descobertas. Na discussão final e partilha os alunos podem e devem manifestar também as dificuldades sentidas e como as ultrapassaram.
A aula está dividida em três fases distintas a que denominamos “explorar os polinizadores” e “explorar um percurso a explorar arbustos e árvores da minha escola"; uma segunda fase de reunir informação e a terceira de divulgação. Na primeira fase a aula é apresentada em ciências naturais, para exploração de polinizadores a alunos de uma turma de 5ºano, tendo sido efetuada uma preparação prévia de saída de campo com preparação de grupos de trabalho e de materiais a utilizar. Também é apresentada
ao grupo do Clube Ciência a aplicação no telemóvel PlantNet da identificação das espécies, seguida de um planeamento do “Percurso a explorar arbustos e árvores da minha escola”.
Podemos afirmar, por isso, que esta abordagem alia ciência, contacto direto com a natureza e metodologias ativas de ensino.

Ano de Escolaridade:
5º e 6ºano com idades entre 10 a 12 anos

Objetivos, conhecimentos e competências a atingir na aula:
Criar espaços no exterior circundante da escola, com condições para a observação orientada.
Caracterizar alguma da biodiversidade local.
Identificar relações entre flora e fauna observadas na horta e campo não cultivado.
Reconhecer a importância dos agentes de polinização no equilíbrio dos ecossistemas.
Desenvolver competências de observação, registo e cooperação em grupo.
Conhecer a Biodiversidade vegetal dos arbustos e árvores autóctones de Portugal.

Duração da aula:
Polinizadores: Tempo de preparação 50’ + tempo de exploração 50’ + tempo de discussão e debate 50' Percurso: Tempo de preparação 50` + identificação das espécies 50`+ registo no papel cavalinho 50` Tempo de Divulgação do trabalho conjunto - 150'

Plano de Aula completo:

Registo Fotográfico da concretização do plano de aula: