Escola Básica de Loureiro - Grijó (Vila Nova de Gaia)
Escalão: 1.º Escalão: JI, 1.º ciclo e 2.º ciclo
B - Reportagem fotográfica da atividade de campo (limpeza):
C - Fotografias exemplificativas da Exposição (gerais e de detalhes):
D - Vídeo:
https://drive.google.com/file/d/1QSsP3ogBL45mj2NXlMaUwMS9lT77dqzz/view?usp=sharing
E - Breve síntese do projeto respondendo às questões:
No dia 8 de abril de 2025, os alunos da EB Loureiro, do concelho de Vila Nova de Gaia, participaram numa ação de limpeza costeira integrada no projeto #AMARoMAR, promovida na Praia da Baía, em Espinho.
Durante esta atividade, foram recolhidos 28 kg de lixo, ao longo de 2 km de litoral, numa área de 10.000 m² (200 metros de comprimento por 50 de largura). Esta ação contribuiu diretamente para a redução da poluição marinha visível e para o aumento da consciencialização ambiental dos participantes.
Para a exposição e partilha dos resultados, foram utilizados materiais simples como cartolinas, desenhos, fotografias e resíduos recolhidos limpos e classificados, os quais permitiram montar uma mostra interativa na escola, com o objetivo de sensibilizar a comunidade educativa.
A atividade envolveu 19 alunos do 4.º ano, acompanhados pelos seus professores. A metodologia de envolvimento centrou-se na aprendizagem ativa: os alunos participaram diretamente na recolha, observação e categorização dos resíduos, incentivando o pensamento crítico e a responsabilidade ambiental.
A comunicação do projeto foi feita dentro da escola através de apresentações em sala de aula, cartazes e partilhas na página interna da escola. Fora da escola, a ação foi partilhada com os encarregados de educação e nas redes sociais da instituição, promovendo o envolvimento da comunidade.
A ação permitiu concluir que mesmo pequenas extensões de praia podem conter grandes quantidades de resíduos, maioritariamente plásticos. Foi também evidente que, com metodologias simples, é possível envolver os alunos em atividades significativas de cidadania ativa. Os alunos demonstraram entusiasmo e consciência ambiental, sendo esta uma experiência com impacto positivo na sua formação.