Escola EB 2,3/S D. Lucinda Andrade (São Vicente)
Escalão: 1.º Escalão: JI, 1.º ciclo e 2.º ciclo
B - Reportagem fotográfica da atividade de campo (limpeza):
C - Fotografias exemplificativas da Exposição (gerais e de detalhes):
D - Vídeo:
Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.
E - Breve síntese do projeto respondendo às questões:
O projeto Brigada #MARVIVO da EBSDLA de São Vicente realizou, no dia 22 de maio, uma limpeza à praia do concelho. Foram recolhidos, no total, 46 Kg de lixo. A distância litoral limpa foi de 120 metros, correspondendo a uma área limpa de, aproximadamente 1200 m2.
A exposição foi concebida em formato digital, com recurso a um vídeo, e complementada com o Kit Brigada #MARVIVO. A projeção decorreu, de forma contínua, num painel interativo, colocado no corredor principal de acesso ao hall de entrada da escola. Ao longo do vídeo foram apresentadas as diferentes etapas realizadas pelos alunos. O trabalho de campo, a organização e tratamento de dados e os diferentes tipos de lixo recolhido.
No projeto estiveram envolvidos 22 alunos do 6.º ano e realizaram a primeira fase (preparação) nas aulas de cidadania e desenvolvimento. Foram promovidos debates, pesquisas e trabalhos de grupo sobre a problemática dos resíduos, do lixo marinho e do lixo em geral. Para além disso, participaram em palestras sobre a problemática do lixo marinho, promovidas por diferentes entidades ambientais. Na limpeza da praia efetuaram a recolha do lixo, a separação pelos diferentes itens, a respetiva pesagem, registo e recolha para a respetiva reciclagem. Posteriormente, foi efetuado a organização e tratamento dos dados com base na grelha de registo. No tratamento de dados foram utilizadas de tabelas de frequências e a elaboração de gráficos circulares. No decurso de todas as fases do projeto, os alunos envolvidos manifestaram muito empenho, interesse e sensibilidade para a problemática do lixo marinho e da importância das ações humanas no quotidiano.
O projeto foi comunicado através da rede social da escola, da exposição e será divulgada na última reunião do Conselho Eco-escolas.
Principais conclusões/avaliação: Constatou-se que os resíduos predominantes eram de metal (tubos, latas de bebida, parte de eletrodomésticos e peças diversas), borracha (pneus, tubos, botas) e plástico (garrafas de bebidas, espuma de isolamento, fragmentos). As fracas práticas de gestão de resíduos domésticos/urbanos é a principal origem dos detritos. Para reverter a situação, os envolvidos no projeto sugerem mais ações de sensibilização e mais frequentes, para a população. Na avaliação do projeto, os participantes responderam ao questionário (conhecimento/comportamento) disponibilizado através do Link.