Brigada #MARVIVO 2024/25 | Trabalhos

Escola S/3 de António Nobre (Porto)

Escalão: 2.º Escalão: 3.º ciclo, secundário, profissional, ensino superior

B - Reportagem fotográfica da atividade de campo (limpeza):

C - Fotografias exemplificativas da Exposição (gerais e de detalhes):

D - Vídeo:

Clique aqui para ver o vídeo na página do Vimeo.

E - Breve síntese do projeto respondendo às questões:
N.º de kg de lixo recolhido: aproximadamente 23kg.
N.º de km de litoral limpos: o comprimento da praia limpa era aproximadamente 100m.
Área limpa: 100m x 60,8m = 6110m2
Materiais utilizados na exposição: utilizou-se uma pequena amostra dos resíduos recolhidos, tendo-se optado por resíduos recicláveis, como plásticos e papel/cartão; também foi utilizada uma pequena rede que não foi recolhida nesta limpeza, mas que é representativa dos muitos pedaços de rede que foram encontrados.
N.º de alunos envolvidos no projeto: 48 (3 turmas).
Metodologia de envolvimento dos alunos: os alunos participantes foram previamente preparados para a atividade de limpeza de praia numa sessão conduzida pela Dr.ª Sónia Magalhães do Departamento Municipal de Planeamento e Gestão Ambiental da Câmara Municipal do Porto, onde se abordaram as causas, consequências e possíveis soluções para a presença de resíduos, particularmente plásticos, nos oceanos. Após a limpeza, cada turma debateu, em sala de aula, os resultados obtidos e sugeriram a limpeza do recreio da nossa escola como uma medida para diminuir a quantidade de resíduos que chega à praia, perante a constatação de que a maioria dos resíduos resulta de atividades desenvolvidas em terra.
Como foi comunicado o projeto dentro e fora da escola: as diferentes etapas da atividade foram divulgadas nas redes sociais da escola e será produzido um artigo para o jornal da escola. Além disso, a exposição montada no polivalente da escola contribuirá para que toda a comunidade escolar tenha conhecimento da atividade.
Principais conclusões/avaliação: A atividade revelou-se muito positiva, quer pelo envolvimento e sentido de responsabilidade demonstrados pelos alunos, quer pela relevância ambiental da ação. Para além do impacto direto na limpeza da praia, a iniciativa fomentou a educação para a cidadania ativa e o
desenvolvimento de atitudes ambientais mais conscientes. Os alunos participantes saíram desta experiência mais conscientes, informados e ambientalmente enriquecidos.