Brigada #MARVIVO 2024/25 | Trabalhos

Centro Escolar de Fonte Nova (Pombal)

Escalão: 1.º Escalão: JI, 1.º ciclo e 2.º ciclo

B - Reportagem fotográfica da atividade de campo (limpeza):

C - Fotografias exemplificativas da Exposição (gerais e de detalhes):

D - Vídeo:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

E - Breve síntese do projeto respondendo às questões:
No âmbito do projeto Brigada #MARVIVO, os alunos do 4.º ano do Centro Escolar de Fonte Nova organizaram-se em grupo e realizaram pesquisas/ investigaram sobre a problemática dos resíduos (composição, causas e consequências) e sobre o lixo marinho (tipologia, causas e consequências). Em seguida selecionaram a praia marítima do concelho a Praia do Osso da Baleia para realizar a limpeza. Foi realizado também um debate sobre a problemática do lixo, causas e consequências deste problema, motivos porque aparece lixo no mar, que consequências tem, o que se pode fazer para melhorar esta problemática e a gestão dos resíduos.
Por fim organizaram e planearam a limpeza e a monitorização.
No dia 28 de abril o Centro Escolar de Fonte Nova participou na limpeza da Praia Osso da Baleia com a colaboração da ABAAE e do Município de Pombal, no âmbito do projeto Brigada #MARVIVO, promovido pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação | Programa Eco-Escolas, em parceria com o Pingo Doce. Na limpeza estiveram presentes cerca de 30 participantes, entre os quais 21 alunos do 4.º ano de escolaridade. Para a limpeza da praia foi limitada uma área de 80mx100m, perfazendo uma área limpa de 8000m2. Nesta limpeza foram recolhidos 102,8 kg de lixo marinho, na sua maioria, o lixo marinho era composto por plástico, fragmentos de plástico, madeira, cabos e cordas, redes de pesca e microplásticos.
Os resíduos recolhidos na praia foram levados para a escola, onde os alunos fizeram uma separação, identificação e quantificação pormenorizada dos diferentes tipos de resíduos, preenchendo uma grelha para o efeito.
Posteriormente, os alunos criaram elementos alusivos ao mar com o lixo marinho que recolheram na limpeza da praia. Por fim, criaram um painel com o lixo transformado em Arte e, um outro painel com a identificação e respetiva contagem dos resíduos encontrados, ambos os painéis têm como base paletes de madeira, pois, entre os resíduos da praia, os alunos encontraram efetivamente duas paletes de madeira.
Este projeto foi divulgado na escola e na comunidade através de notícias que foram divulgadas nas páginas web do Agrupamento de Escolas Gualdim Pais, da ABAAE e Eco-Escolas, os painéis elaborados foram expostos na escola e por fim, na Praia Osso da Baleia.
Com a participação neste projeto os alunos verificaram que os lixos materiais (plásticos, ferros, vidros, esferovite, cordas e redes, cartão, cigarros, entre outros), maioritariamente, são atirados por pessoas que estão em navios ou embarcações, barcos de pesca, deixados na praia, depositados nas sanitas e outros nos esgotos doméstico e industrial. Como consequência causam poluição, contaminam os ecossistemas marinhos, animais marinhos ficam contaminados e mais tarde vão ser consumidos pelo Homem, águas e praias podem ficar interditas/ impróprias para banhos, surgem mais doenças, a Biodiversidade também fica afetada, a mortalidade pode aumentar, pode levar à extinção de alguns animais marinhos, formaram-se várias ilhas de lixo no oceano, contribuindo para um aumento global da temperatura do planeta. Concluíram que existe muito lixo nas praias, logo significa que as pessoas não depositam o lixo nos devidos recipientes, a maioria do lixo marinho recolhido tinha plástico na sua composição. Por fim recomendam que se deve separar o lixo nos respetivos ecopontos e depósitos, usar mais material reciclado, participar em limpezas de praias, reciclar, fazer compostagem, criar aterros sanitários, informar as pessoas, aumentar a quantidade de recipientes de recolha de resíduos na praia e nas localidades, reduzir o uso de embalagens em especial as de plástico, evitar a reprodução de lixo, implementar a separação de resíduos nas empresas, nas escolas e nas habitações.