Escola Secundária Jaime Moniz (Funchal)
Escalão: 2.º Escalão: 3.º ciclo, secundário, profissional, ensino superior
B - Reportagem fotográfica da atividade de campo (limpeza):
C - Fotografias exemplificativas da Exposição (gerais e de detalhes):
D - Vídeo:
Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.
E - Breve síntese do projeto respondendo às questões:
Breve síntese do projeto
O grupo recolheu 21,2 Kg de lixo e 826 beatas de cigarro.
Foram limpos 284,99 m de praia, correspondendo a uma área limpa aproximada de 1,451 Km2
A exposição é híbrida, tem uma componente digital, através de um vídeo (https://www.youtube.com/watch?v=RwIqnRLQt_0) que representa as 3 fases do Projeto (Fase 1 – Preparação; Fase 2 – Brigada #MARVIVO em Ação e Fase 3 – Alerta Brigada #MARVIVO), que será projetado, em modo contínuo, no monitor que se encontra no corredor da entrada principal da escola, chegando a todos os membros da Comunidade Educativa.
Junto ao monitor será colocada a componente física da exposição. Uma estrutura 3D, onde foi depositado todos os plásticos (de diversos tamanhos), beatas e outros resíduos recolhidos na limpeza de praia.
A estrutura 3D feita com arame, ferro e latas de refrigerantes reproduz uma ave marinha - a Freira-da-Madeira, uma ave que nidifica na ilha da Madeira, que está em risco de extinção, podendo ser afetada pelo lixo marinho.
Os plásticos e resíduos introduzidos na ave, foram previamente triados e contabilizados. Foram utilizados plásticos com dimensão superior a 2,5 cm (425), plásticos inferiores a 2,5 cm (55), beatas de cigarro (820), esferovite superior a 2,5 cm, esferovite inferior a 2,5 cm (12), esferovite inferior a 5 mm (11)
Estiveram envolvidos no projeto, 28 alunos de duas turmas da escola secundária Jaime Moniz e os seus professores, da comunidade participaram 8 voluntários da Greener Act e outros 8 voluntários do Centro de Estudos de Arqueologia Moderna e Contemporânea e 2 membros da Direção Regional do Ambiente e Mar (DRAM), o Dr. Luís Filipe e Dra. Eugénia Gonçalves.
A ação resultou de uma parceria estabelecida pelos professores da componente técnica do curso técnico de gestão de ambiente, tipo 6 da escola secundária Jaime Moniz com a DRAM, através da Dra. Sofia Silva, Chefe da Divisão, da Divisão de Educação e Cidadania Ambiental, da Secretaria Regional de Agricultura, Pescas e Ambientes, no âmbito da 1ª Campanha de limpezas de praia MaRaM.
A fase de preparação do projeto esteve a cargo de um grupo de alunas do referido curso, que se encontra a trabalhar a temática “Gestão dos Resíduos Sólidos da Madeira” para apresentar na sua Prova de Avaliação Final.
Promoveram um debate interativo com os colegas de turma, a partir da participação no webinar sobre a temática do Lixo Marinho, a cargo da Dra. Sónia Costa, do Observatório Oceânico da Madeira. O debate foi promovido através de um quizz, onde foram abordadas as seguintes questões: “O lixo é um problema? Porquê?”, “Quais as causas e consequências deste problema?”, “Porque aparece o lixo no mar? Que consequências?” e “O que devemos fazer para melhorar a gestão de resíduos?".
Comunicação dentro/fora da escola
Este projeto foi comunicado na escola, através da exposição híbrida, e fora da escola através das redes sociais, Facebook e Instagram, da escola, na própria plataforma Eco Jaime Moniz e no Youtube. O vídeo da exposição foi também divulgado no 3º Conselho Eco-Escolas que decorreu no dia 21 de maio, onde estiveram representados os membros da comunidade educativa e da comunidade envolvente, nomeadamente, membros da Autarquia.
Principais Conclusões
O Lixo: Um Problema Global
O lixo é, sem dúvida, um problema grave e crescente. Todos os dias, toneladas de resíduos são produzidas em todo o mundo, muitas vezes sem uma gestão adequada. Este problema afeta diretamente o ambiente, a saúde pública e até a economia.
Causas e Consequências do Problema
As principais causas do excesso de lixo incluem o consumo exagerado, o uso excessivo de plásticos descartáveis, a falta de reciclagem e a má gestão dos resíduos pelas autoridades e pela população. Como consequências, surgem a poluição do solo, do ar e da água, o aumento das doenças, e o desperdício de recursos naturais.
Lixo no Mar: Como Vai Parar Lá?
Grande parte do lixo que produzimos acaba nos oceanos, principalmente por descargas em cursos de água, sistemas de esgoto mal geridos e abandono de resíduos em praias e zonas costeiras. No mar, o lixo provoca a morte de animais marinhos, destrói ecossistemas e entra na cadeia alimentar humana, através dos microplásticos.
Como Melhorar a Gestão dos Resíduos?
Para melhorar esta situação, é essencial reduzir a produção de lixo, reutilizar materiais sempre que possível e separar corretamente os resíduos. Também devemos pressionar os governos a implementarem políticas eficazes de gestão de resíduos e investir em educação ambiental para que todos façam a sua parte.
Conclusões específicas da Limpeza de Praia
Qual a origem dos resíduos encontrados?
A maioria dos resíduos encontrados tinha origem terrestre e da ação humana, especialmente do consumo diário, que chegam através das ribeiras, esgotos ou são arrastados pelo vento de zonas urbanas.
Que resíduos apareceram em maior número? E com maior volume?
Os resíduos mais frequentes foram beatas de cigarro e plásticos de várias dimensões, nomeadamente: tampas de garrafas, sacos de plástico entre outros que representam maior perigo para a fauna marinha, que confundem com alimento ou até podem ficar aprisionados neles.
Como alertar as pessoas para este problema?
Podemos sensibilizar a população através de campanhas nas escolas, redes sociais, meios de comunicação e ações comunitárias como limpezas de praia, como a que fizemos na Praia do Almirante Reis, em parceria com a Direção Regional do Ambiente e Mar, com a participação dos professores e colegas da escola e de alguns voluntários. Também é importante colocar sinalética informativa nas zonas costeiras, partilhar imagens impactantes das consequências do lixo nos ecossistemas marinhos e promover a educação ambiental desde cedo.
Avaliação:
Os participantes da limpeza de praia foram convidados a responder ao questionário (conhecimento/comportamento), disponibilizado pelo desafio, através do link:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe5D114PqHAfnRGj3H17yQAo4v3QxYK_ayaotgnA_BBvdhMtQ/viewform