Escola Secundária Daniel Faria - Baltar (Paredes)
Escalão: 2.º Escalão: 3.º ciclo, secundário, profissional, ensino superior
B - Reportagem fotográfica da atividade de campo (limpeza):
C - Fotografias exemplificativas da Exposição (gerais e de detalhes):
D - Vídeo:
Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.
E - Breve síntese do projeto respondendo às questões:
Breve síntese do projeto respondendo às questões:
• N.º de kg de lixo recolhido = 8,5 kg
• Área limpa: 170m x 50m (8 500 m2)
• Materiais utilizados na exposição: papel, plástico, latas,…
• N.º de alunos envolvidos no projeto = 21 alunos
• Metodologia de envolvimento dos alunos;
Nas diversas dimensões dos conteúdos de Geografia A, desenvolvemos os nossos debates, construímos saberes, visionamos vídeos sobre a problemática da poluição no mar, do lixo marinho que se acumula e as consequências para a biodiversidade dos oceanos. Com muita tristeza nos deparamos com a realidade chocante e inadmissível, que reflete a insensibilidade do comportamento humano e na prevalência do sistema económico consumista.
• Como foi comunicado o projeto dentro e fora da escola;
A nossa comunicação da atividade efetuada revela a urgência do cenário de mudança. Utilizamos as redes sociais do Agrupamento e a partilha entre alunos.
• Principais conclusões/avaliação.
Fizemos a nossa recolha de lixo que muito nos acrescentou e motivou, fazendo crer que tudo o que idealizámos fez sentido. Com perplexidade nos confrontámos com a realidade e com comportamentos humanos inadmissíveis.
Concluímos com esta experiência real, que o projeto Brigada #AMAR o MAR nos trouxe outro olhar sobre os futuros cidadãos que queremos ser, conscientes, ativos, participativos e envolvidos em prol de um planeta azul. Não há Planeta B.