Brigada #MARVIVO 2024/25 | Trabalhos

Escola EB1 de Barrocal (Pombal)

Escalão: 1.º Escalão: JI, 1.º ciclo e 2.º ciclo

B - Reportagem fotográfica da atividade de campo (limpeza):

C - Fotografias exemplificativas da Exposição (gerais e de detalhes):

D - Vídeo:

Clique aqui para ver o vídeo na página do Vimeo.

E - Breve síntese do projeto respondendo às questões:
A limpeza da praia foi feita por toda a comunidade escolar, dividida em dois grupos: 1º Grupo (3º e 4ª ano) - zona sul; área intervencionada - 445m de comprimento e 51 de largura; recolha de 18kg e (1º e 2º ano) - zona norte; área intervencionada - 295m de comprimento e 51 de largura com recolha de 7kg. Os 80 alunos da escola recolheram um total de 25kg de resíduos, numa área de 0, 740 km: 740m (445m+295m) de comprimento e 51m de largura.
Atendendo às diferentes faixas etárias, a área de recolha de resíduos abrangida por cada grupo bem foi distinta, para garantir uma cobertura eficiente e uma recolha organizada, no entanto, todas as atividades foram desenvolvidas em articulação e com resultados satisfatórios por parte de todos os envolvidos. A praia apresentava, na maioria micro plásticos, cordas de plástico, artigos de pesca, e artigos sanitários e médicos.
A metodologia de análise dos resíduos foi baseada na separação, classificação e quantificação do material recolhido Cada grupo de aluno foi responsável por identificar e separar os diferentes tipos de lixo, como: plástico; papel/cartão; vidro ou cerâmica; metal; artigos de pesca; artigos sanitários; itens superiores a 50cm e outros itens recolhidos de acordo com o registado na grelha de monitorização constante na plataforma.
Antes de iniciar a atividade, foi feita uma sensibilização sobre a importância de não misturar os diferentes tipos de resíduos, para facilitar a triagem e análise posterior. A utilização de tabelas para registar os dados em tempo real ajudou na organização e na realização de um levantamento mais preciso.
Os alunos usaram materiais/equipamentos adequados e tiveram os devidos cuidados de proteção e segurança individual e coletiva.
Após a recolha, fez-se uma análise global, conjunta, in loco para perceber que itens recolhidos se destacaram e o impacto ambiental do tipo de resíduos no ecossistema marinho e nas comunidades locais bem como, de algumas formas de evitar o desperdício no nosso dia-a-dia.
O projeto foi divulgado em cada sala de aula, na 1ª reunião de conselho Eco Escolas em que estiveram todos presentes e, depois de realizada a atividade, através da elaboração de um cartaz colectivo com parte dos resíduos e exposto em local visível a toda a comunidade educativa e local. De seguida faremos uma notícia para a página do Agrupamento.
As principais conclusões/avaliação que fazemos deste projeto é que tem uma forte componente educativa, permitindo que os alunos compreendam, na prática, a importância da preservação das praias e dos oceanos. Para além da recolha de lixo, este é um tema abordado, ao longo do ano, em atividades pedagógicas interdisciplinares, sobre o ciclo dos resíduos e as suas consequências para o ambiente marinho. Após esta ação, o impacto positivo da iniciativa e de outras, será partilhado com a Comunidade, na sede do Agrupamento promovendo o compromisso contínuo com a preservação do meio ambiente.