Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco (Funchal)
Escalão: 2.º Escalão: 3.º ciclo, secundário, profissional, ensino superior
B - Reportagem fotográfica da atividade de campo (limpeza):
C - Fotografias exemplificativas da Exposição (gerais e de detalhes):
D - Vídeo:
Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.
E - Breve síntese do projeto respondendo às questões:
No âmbito da participação no concurso Brigada #MARVIVO, a nossa turma 10º1 da Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco, no Funchal, desenvolveu um projeto de sensibilização ambiental que envolveu 16 alunos e duas professoras. O principal objetivo foi sensibilizar a comunidade escolar para os impactos do lixo no mar, porque quando este lá chega, ao longo do tempo transforma-se em microplásticos que entram depois nas cadeias alimentares, chegando aos seres humanos.
Iniciámos o projeto com uma pesquisa e discussão em sala de aula (disciplina Biologia e Geologia) sobre os impactos dos resíduos nos oceanos e debatemos em grupo as melhores estratégias para a ação de limpeza. No dia 13 de março participámos numa conferência na sala de sessões da escola, intitulada “Biodiversidade marinha na Madeira”, proferida por uma bióloga marinha da empresa VMT Madeira, convidada pela nossa professora de Biologia e Geologia. Este momento de preparação foi essencial para aumentar o nosso envolvimento e garantir uma intervenção mais consciente e eficaz. Definiu-se então os dias para se efetuar as recolhas do lixo na Praia Formosa, que se localiza na freguesia de São Martinho, tal como a Escola. Além disto, é uma praia de bandeira azul e muito frequentada pelos alunos da escola e de acesso livre. Devido às condições meteorológicas adversas que se fizeram sentir durante o período previsto para a realização das atividades no terreno, apenas foi possível realizar as ações de recolha nos dias 27 de março e 24 de abril.
No total das duas ações de recolha efetuadas, foram recolhidos 13,47 kg de lixo ao longo de 0,001 km de litoral, correspondente a uma área limpa de 1000 m² na Praia Formosa. Após a recolha, procedemos à separação/pesagem dos resíduos e à seleção dos que seriam utilizados na exposição, com base no seu estado, tipo e potencial de sensibilização. Foram elaborados gráficos circulares para fazer o tratamento dos dados recolhidos. Para comunicar os resultados e sensibilizar outros alunos, foi realizada uma exposição na escola, utilizando resíduos recolhidos na praia (diversos tipos de lixo) e outros materiais (cordas e micas) para construir o “estendal do lixo marinho". Para complementar a exposição foi construído um placar constituído por três partes: O que encontramos na Praia Formosa?, representado pelos gráficos; Microplásticos: o perigo invisível; Ações a tomar para reduzir o lixo marinho. A exposição decorreu no átrio da escola, complementada por uma apresentação às turmas de 8º ano durante a aula de Ciências Naturais, onde os alunos partilharam a sua experiência e aprendizagens sensibilizando para a importância de recolherem o lixo sempre que o encontrarem nas praias. Devido ao atraso na recolha causado pelo mau tempo durante o mês de março, não foi possível concretizar a comunicação do projeto fora da escola (conforme estava previsto na Junta de Freguesia de S. Martinho) dentro do prazo previsto.
No dia 12 de junho, a nossa turma e alunos de várias turmas da escola, realizarão uma viagem de catamarã, pela empresa VMT Madeira, acompanhados por uma bióloga marinha, à Reserva marinha do Cabo Girão onde será possível observar cetáceos, fazer recolha de lixo marinho e ainda mergulhar.
A metodologia adotada centrou-se na aprendizagem ativa e colaborativa, em algumas aulas de Biologia e Geologia e com a colaboração da professora de Matemática. Os alunos foram envolvidos em todas as etapas do projeto: desde a planificação da ação de limpeza, à recolha e separação dos resíduos, elaboração de materiais para a exposição e comunicação dos resultados.
O projeto foi extremamente positivo, promovendo a consciência ambiental e o sentido de responsabilidade. Apesar da pequena extensão do litoral limpo, a quantidade de lixo recolhido evidenciou a gravidade da poluição mesmo em áreas reduzidas. A exposição e a apresentação interna permitiram ampliar o impacto da ação, sensibilizando a restante comunidade escolar para o problema. A participação neste projeto contribuiu significativamente para o desenvolvimento de competências sociais, ambientais e de comunicação.
A avaliação qualitativa do projeto baseou-se nos nossos testemunhos “ O que aprendi com este projeto”, como é evidenciado no vídeo e no preenchimento dos inquéritos online. Quanto à avaliação sumativa, a turma obteve classificações positivas, consideradas na nota final da disciplina de Biologia e Geologia.
O projeto será uma base para futuras iniciativas ambientais, com maior envolvimento da comunidade externa.
Webgrafia:
www.apambiente.pt
www.oceanario.pt
www.eco-escolas.abae.pt
www.dge.mec.pt
www.ipcc.ch