Escola Secundária Inês de Castro (Vila Nova de Gaia)
Escalão: 2.º Escalão: 3.º ciclo, secundário, profissional, ensino superior
B - Reportagem fotográfica da atividade de campo (limpeza):
C - Fotografias exemplificativas da Exposição (gerais e de detalhes):
D - Vídeo:
Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.
E - Breve síntese do projeto respondendo às questões:
Neste desafio foram efetuadas três limpezas a praias da freguesia de Canidelo, onde a escola se insere. As praias escolhidas foram: Canide Norte e Salgueiros. Efetuou-se uma limpeza à praia de Canide Norte e duas limpezas à praia de Salgueiros.
Os resíduos recolhidos foram cerca de 54 Kg e a extensão de praias limpas foi de cerca de 1600 metros. Área limpa na praia de Salgueiros: 100 mx40 m= 4000 m2 (Como se marcaram 3 retângulos cada um com 100 m de comprimento e 40 m de largura, a área total será 12000m2) e na praia de Canide: 120 mx60 m= 7200 m2 ( Como se marcaram 3 retângulos cada um com 120 m de comprimento e 60 m de largura, a área total será 21600 m2).
Os alunos envolvidos no projeto foram 39 do ensino básico, 27 do ensino secundário e 10 professores (76 alunos e 10 professores)
Para efetuarmos a limpeza da praia de Canide Norte tivemos o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia que nos forneceu o transporte para os alunos e o transporte para os resíduos, luvas e sacos de recolha. Nas limpezas da praia de Salgueiros, os alunos deslocaram-se a pé e a escola forneceu as luvas e sacos de recolha. Utilizamos também os coletes e sacos enviados pelo projeto Eco-escolas, bem como a balança que nos enviaram.
Antes das saídas para as limpezas, os alunos foram sensibilizados para a atividade que iam realizar, nomeadamente para os resíduos que iriam encontrar e a sua origem.
Na turma 8ºB e, no sentido de se mostrar à comunidade escolar alguns dos resíduos recolhidos, os alunos fizeram trabalhos interdisciplinares envolvendo as disciplinas de Inglês, Educação Visual e Cidadania, elaborando desenhos de monumentos onde, através da técnica de colagem, se utilizaram alguns dos resíduos recolhidos na praia. Nas disciplinas de Ciências Naturais e TIC, elaboraram panfletos informativos sobre a relação entre a poluição do planeta, as alterações climáticas e as consequências da subida da água do mar nas praias da nossa freguesia.
Na turma 8º E, a professora de Matemática implementou uma atividade de sensibilização “ Números contra a poluição: a matemática da sustentabilidade”. A partir do tipo de resíduos recolhidos e da sua quantidade, recriou 6 problemas (desafios) direcionados para o desenvolvimento da comunicação matemática, da resolução de problemas e desenvolvimento do espírito crítico. A turma trabalhou em grupos. Os desafios foram os seguintes: desafio 1, análise de gráfios circulares e de barras com os resíduos recolhidos; desafio 2, cálculo da média e moda; desafio 3, diagrama de extremos e quartis; desafio 4, estimativa da quantidade de lixo recolhido e erosão costeira; desafio 5, cálculo da quantidade de lixo recolhido por aluno e professor; desafio 6, o impacto do plástico no ecossistema marinho.
Este trabalho realizado durante as aulas de matemática foi apresentado, pelos alunos, aos Encarregados de Educação. Estes tomaram conhecimento de desenvolvimento de todo o projeto, tendo ficado bastante surpreendidos com o entusiasmo dos seus educandos na resolução destes desafios matemáticos relacionados com o ambiente e a sustentabilidade.
Com o lixo recolhido foi também realizada uma exposição, onde colaboraram alunos da educação especial. Estes “construíram uma praia”, utilizando cartão, tintas, cola, areia, rochas, calhaus rolados e areão. Distribuíram na areia da praia e no mar o lixo recolhido, nomeadamente: beatas, luvas, garrafas de plástico, embalagens, tubos de borracha, esferovite, palhinhas, brinquedos, diversos plásticos de diferentes tamanhos, latas, fios de pesca, etc.
Colocaram na praia uma figura humana, representando o grande responsável pelo lixo encontrado neste local.
Colocaram também a pergunta: “Gostarias de frequentar uma praia assim?” Também foi colocado o alerta que devemos apanhar o lixo e não sujar a praia.
A exposição foi instalada perto dos laboratórios de Biologia e inaugurada no dia Live ESIC, dia de mostra das atividades da escola e abertura à comunidade.
O balanço da atividade é muito positivo: os alunos ficaram sensibilizados para a limpeza das praias e para a preservação do património natural, relacionaram a atividade com os conteúdos de várias disciplinas, treinaram competências de comunicação e ficaram com vontade de repetir este tipo de ações tão importantes para futuros adultos comprometidos com a sustentabilidade do planeta.