Brigada #MARVIVO 2024/25 | Trabalhos

Centro de Educação Integral (São João da Madeira)

Escalão: 2.º Escalão: 3.º ciclo, secundário, profissional, ensino superior

B - Reportagem fotográfica da atividade de campo (limpeza):

C - Fotografias exemplificativas da Exposição (gerais e de detalhes):

D - Vídeo:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

E - Breve síntese do projeto respondendo às questões:
- N.º de kg de lixo recolhido: cerca de 65 kg
- N.º de km de litoral limpos: menos de 1 km
- Área limpa: 20000 metros quadrados
- Materiais utilizados na exposição: gráficos e tabelas de registo, organização e tratamento de dados, colete kit Brigada Mar Vivo; exemplares do lixo apanhado (cordas e plásticos da pesca, chupeta, garrafa de vidro, palmilha).
- N.º de alunos envolvidos no projeto: 30 (20 de 8º ano, 10 de 12º ano)
- Metodologia de envolvimento dos alunos: Inicialmente, o debate envolveu os alunos do 8º ano, que preparam as perguntas e a dinâmica de grupo, tendo convidado os alunos de Economia e Biologia do 12º ano ano para participar. Os alunos do 8º ano foram à praia da Torreira fazer a limpeza do areal, organizados por tipologia de lixo, tendo feito um trabalho colaborativo de recolha, seleção, registo e pesagem. Após a recolha, houve um segundo debate envolvendo apenas os alunos do 8º ano, de onde resultaram os materiais da exposição.
- Como foi comunicado o projeto dentro e fora da escola: a informação foi divulgada na exposição interna da escola, será divulgada com posts nas redes sociais, bem como será exposta em maior detalhe no dia aberto à comunidade, dia 14 de junho.
- Principais conclusões/avaliação: do primeiro debate chegamos à conclusão que o ideal seria cada utilizador, cada cidadão, reduzir o seu consumo para ser produzido cada vez menos e assim reduzir o desperdício. No entanto, sentem que na realidade não será possível nos próximos anos pois as mentalidades a nível mundial teriam de mudar. Do segundo debate verificamos que a pesca e resíduos dos pescadores são os mais comuns e também os maiores e mais pesados. Para reverter esta situação os alunos sugerem uma multa a quem deixe os lixos no areal, acompanhada de informação sobre os riscos e consequências ambientais, caso continuem a deixar o lixo como deixam.