Brigada #MARVIVO 2024/25 | Trabalhos

Escola Secundária D. Afonso Sanches (Vila do Conde)

Escalão: 2.º Escalão: 3.º ciclo, secundário, profissional, ensino superior

B - Reportagem fotográfica da atividade de campo (limpeza):

C - Fotografias exemplificativas da Exposição (gerais e de detalhes):

D - Vídeo:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

E - Breve síntese do projeto respondendo às questões:
N.º de kg de lixo recolhido:
Foram recolhidos aproximadamente 25 kg de resíduos, incluindo plásticos, metal, beatas e resíduos indiferenciados.
N.º de km de litoral limpos:
Foram limpos 5 km de litoral, com maior incidência numa área central de 100 metros de comprimento por 65 metros de largura.
Área limpa:
A área intervencionada diretamente pelos alunos totalizou 6.500 m², correspondente à zona delimitada para recolha intensiva de resíduos.
Materiais utilizados na exposição:
Para a exposição de sensibilização realizada na escola foram utilizados:
Resíduos recolhidos (limpos e desinfetados) para exemplificação;
Painéis informativos com dados sobre poluição marinha e tipos de lixo encontrados;
Escultura produzida pelos alunos com materiais reutilizados.
N.º de alunos envolvidos no projeto:
Participaram diretamente 50 alunos do ensino básico e secundário, com o apoio de 5 professores e 2 técnicos da autarquia.
Metodologia de envolvimento dos alunos:
Os alunos foram envolvidos através de:
Sessões de sensibilização ambiental antes da atividade;
Trabalho de campo com recolha, separação e registo dos resíduos;
Atividades de reflexão e produção de materiais para exposição na escola;
Dinâmicas de grupo com foco na responsabilidade ambiental.
Como foi comunicado o projeto dentro e fora da escola:
Internamente: através de reuniões de conselho de turma.
Externamente: publicação nas redes sociais da escola e envio de nota de imprensa à Câmara Municipal de Vila do Conde.
Principais conclusões/avaliação:
A atividade permitiu uma consciência mais crítica dos alunos em relação à poluição marinha, mostrando que a maior parte dos resíduos encontrados eram plásticos de uso único e beatas. A experiência revelou-se altamente positiva, tendo promovido a aprendizagem ativa, o espírito de equipa e o compromisso com a sustentabilidade. A comunidade escolar reconheceu o impacto do projeto e demonstrou interesse em repetir a ação noutras zonas costeiras no futuro.