Brigada #MARVIVO 2024/25 | Trabalhos

Escola EB 2,3 Dr. José Neves Júnior (Faro)

Escalão: 2.º Escalão: 3.º ciclo, secundário, profissional, ensino superior

B - Reportagem fotográfica da atividade de campo (limpeza):

C - Fotografias exemplificativas da Exposição (gerais e de detalhes):

D - Vídeo:

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E - Breve síntese do projeto respondendo às questões:
Breve Síntese do Projeto
N.º de kg de lixo recolhido: 0,231 kg
N.º de km de litoral limpos: 2 km
Área limpa: Aproximadamente 200 m²
Materiais utilizados na exposição: Frascos de vidro com areia e microplásticos, cartazes científicos, materiais de laboratório (microscópio digital, peneiros, balança), painéis informativos, objetos de lixo real recolhidos, maquetes de animais marinhos criadas com materiais reciclados (garrafas PET, tampas, esferovite, entre outros).
N.º de alunos envolvidos no projeto: 48 alunos do 5.º B e 8º ano F
Metodologia de envolvimento dos alunos: Os alunos participaram em todas as fases do projeto: Investigação teórica sobre o lixo marinho, sua origem e consequências; Recolha e registo de resíduos durante duas visitas à Praia de Faro (janeiro e março); Observação laboratorial de microplásticos com lupas digitais e microscópio; Criação de maquetes de espécies marinhas afetadas pelo lixo; Organização de uma exposição interativa na escola, com explicações e visitas guiadas para outros ciclos de ensino.
Como foi comunicado o projeto dentro e fora da escola:
O projeto foi divulgado na escola através da exposição montada na biblioteca, sessões com alunos do 1.º ciclo, atividades práticas e apresentações dos resultados. Foram partilhados testemunhos, amostras e reflexões em contexto escolar. Também foi divulgado nas redes sociais da escola.
Principais conclusões/avaliação:
Apesar de ser inverno e não época balnear, a monitorização revelou resíduos não naturais como beatas, plásticos fragmentados e palhinhas, refletindo a contínua pressão humana sobre os ecossistemas costeiros. A atividade demonstrou que mesmo praias limpas à superfície podem conter microplásticos. A Brigada #MARVIVO permitiu desenvolver competências de investigação, espírito crítico e consciência ambiental, reforçando a importância de ações preventivas e educativas na preservação dos oceanos.