Escola EB 2,3 José Cardoso Pires (Amadora)
Escalão: 2.º Escalão: 3.º ciclo, secundário, profissional, ensino superior
B - Reportagem fotográfica da atividade de campo (limpeza):
C - Fotografias exemplificativas da Exposição (gerais e de detalhes):
D - Vídeo:
Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.
E - Breve síntese do projeto respondendo às questões:
No passado dia 13 de maio, 12 alunos da turma do 7.º2 da Escola Básica 2,3 José Cardoso Pires participaram, de forma voluntária, no projeto #Brigada Mar Vivo. A restante turma não participou por não se identificar com a atividade, tendo interesses distintos que se sobrepunham à proposta.
Apesar de serem poucos, os alunos demonstraram grande empenho ao percorrer cerca de 200 metros do areal da praia de Algés durante uma hora, retirando aproximadamente 19,6 kg de lixo. A sua participação envolveu não só a limpeza e contabilização dos resíduos recolhidos, mas também a conceção do logótipo e a escolha do nome da exposição final, a elaboração dos cartazes informativos através da plataforma Canva, a criação de um vídeo com recurso à Inteligência Artificial e a montagem da exposição.
Para aprenderem mais sobre o oceano e se prepararem para a limpeza de praia, os alunos assistiram a uma palestra presencial no dia 1 de abril com a oceanógrafa Caroline Schion, que falou sobre a importância da conservação dos ecossistemas marinhos. A maioria destes alunos já havia participado anteriormente na Brigada #AMARoMAR, pelo que trouxe consigo alguma experiência na preparação deste tipo de iniciativa.
Os materiais utilizados na conceção da exposição final incluíram arcos, sacos de plástico reutilizados de outras exposições, cartolinas, elementos decorativos criados pelos alunos do Clube de Ciências e parte do lixo recolhido na praia.
Esta edição do projeto contou com o apoio da Câmara Municipal da Amadora, que assegurou o transporte dos alunos e tratou de informar a Câmara Municipal de Oeiras e a Capitania do Porto de Lisboa sobre a data e hora da atividade.
A exposição será oficialmente inaugurada no dia 6 de junho, antecipando a comemoração do Dia Mundial do Oceano, e será visitada pelos alunos do 4.º ano do agrupamento, que terão como cicerones os colegas do 7.º2.
Será ainda redigida uma notícia para publicação na página da escola. Caso a escola venha a ganhar algum prémio relacionado com esta iniciativa, será solicitada à Amadora TV a respetiva cobertura jornalística.
A atividade revelou-se extremamente enriquecedora, não só pelo envolvimento ativo dos alunos, mas também pelas reflexões que suscitou. A análise dos resíduos recolhidos permitiu identificar padrões preocupantes: a presença significativa de resíduos de construção civil, como pedaços de tijolo e cimento, aponta para uma possível relação com a localização urbana da praia de Algés e a proximidade de estaleiros. Além disso, a existência de bares e estabelecimentos de lazer junto à orla costeira pode explicar a recolha de objetos como velas e preservativos.
O principal tipo de resíduo encontrado foi o plástico, com especial destaque para o esferovite, beatas de cigarro e embalagens de doces, demonstrando que o consumo diário e o abandono irresponsável continuam a ser grandes ameaças aos ecossistemas marinhos. Verificou-se ainda que, apesar da existência de ecopontos na praia, há ainda muito lixo espalhado pelo areal, o que evidencia a necessidade de maior sensibilização e fiscalização.
Outro aspeto alarmante foi o estado de conservação do local: a praia mostrou-se pouco cuidada, tendo sido encontrados animais mortos na água e entre as rochas que delimitam o areal, um sinal claro do impacto negativo da poluição e da negligência ambiental.
Em suma, esta iniciativa permitiu aos alunos uma aprendizagem prática e significativa sobre os problemas ambientais que afetam as zonas costeiras e reforçou a importância do seu papel ativo na preservação dos oceanos. A experiência foi também uma oportunidade para consolidar competências ao nível da cidadania, do trabalho em equipa e da comunicação, deixando claro que, mesmo em pequena escala, é possível fazer a diferença.