Escola Básica 2/3 de Dairas - Vale de Cambra (Vale de Cambra)
Escalão: 2.º Escalão: 3.º ciclo, secundário, profissional, ensino superior
B - Reportagem fotográfica da atividade de campo (limpeza):
C - Fotografias exemplificativas da Exposição (gerais e de detalhes):
D - Vídeo:
Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.
E - Breve síntese do projeto respondendo às questões:
No dia 31 de março, realizou-se uma ação de limpeza na Praia Fluvial de Burgães em Vale de Cambra, com alunos e professores da Escola Básica 2/3 de Dairas, no âmbito do desafio Brigada #MARVIVO. A atividade contou com a participação de 40 alunos do sétimo ano de escolaridade, das turmas A e C, acompanhados por três docentes. Paralelamente, a turma B do mesmo ano realizou uma ação de plogging durante o trajeto escola–Praia Fluvial de Burgães, percorrendo a ciclovia utilizada por todos até à referida praia. Os resíduos recolhidos durante o percurso foram contabilizados em separado. Estes alunos foram acompanhados por mais dois professores.
Na praia, foram limpos aproximadamente 100 metros de comprimento ao longo da margem e 40 metros de largura, abrangendo uma área total de cerca de 4000 m² (ou seja, 0,004 km²). Durante a atividade, foram recolhidos mais de 48 kg de lixo, maioritariamente composto por plásticos, metais, vidro, papel/cartão e inertes. Ao longo de cerca de duas horas, os alunos recolheram, triaram, contaram, pesaram e registaram os resíduos. Julgamos que o valor apurado seria maior se tivéssemos realizado a pesagem de alguns itens que foram contabilizados apenas em unidades e não em peso.
A preparação desta atividade incluiu ações de sensibilização, com destaque para as aulas de Cidadania, onde foi abordada a temática da poluição dos ecossistemas aquáticos, em particular nos rios e nas praias fluviais. Foi exibido um documentário gentilmente cedido por Fernando Jorge Paiva, ativista do movimento cívico ambientalista “Não Lixes”, que alertou para os comportamentos irresponsáveis que atentam contra a Natureza e os seus valores.
No dia 24 de fevereiro, teve lugar, na biblioteca da Escola Básica de Dairas, uma palestra com o referido ativista, com o objetivo de sensibilizar os alunos para a adoção de valores e práticas ecológicas em prol da sustentabilidade do planeta. No final do encontro, os estudantes surpreenderam o convidado com uma leitura partilhada do poema “Urgentemente” de Eugénio de Andrade, adaptado pelos próprios alunos sob a orientação da professora de Português. Para assinalar o momento, foram ainda oferecidos poemas visuais e pequenas lembranças simbólicas.
Após a recolha, triagem e pesagem das diferentes frações dos resíduos, os alunos continuaram a sua reflexão através das atividades “O que aprendi com este projeto”, “O que concluí depois da limpeza da praia” e da realização de um pequeno vídeo.
Os dados obtidos durante e após a limpeza da praia, foram registados pelos alunos nas tabelas fornecidas pela ABAAE. Em seguida, estes dados foram analisados nas disciplinas de Matemática e TIC, onde em trabalho de grupo, os alunos elaboraram diferentes tabelas e gráficos comparativos. Para a sensibilização da comunidade escolar e envolvente, foi organizada uma exposição em painel informativo com imagens simbólicas dos itens encontrados, fotografias, tabelas e gráficos produzidos pelos alunos. Optou-se por não utilizar os materiais reais dada a sujidade destes e por se tratar de uma limpeza em praia fluvial e não marítima.
A metodologia de envolvimento dos alunos baseou-se numa abordagem participativa e interdisciplinar: realizaram pesquisas sobre o impacto do lixo nos ecossistemas aquáticos, participaram na recolha e triagem dos resíduos, e desenvolveram materiais de comunicação e reflexão para apresentação à comunidade.
O projeto foi comunicado internamente através de reuniões e cartazes, e externamente por meio das redes sociais da escola.
Principais conclusões:. Os alunos demonstraram elevado empenho e consciência ambiental. A atividade permitiu compreender a dimensão do problema do lixo nas zonas ribeirinhas e a importância da ação local para a preservação dos ecossistemas. Este trabalho consistiu em um domínio de autonomia curricular (DAC) onde os alunos mobilizaram os conhecimentos de várias disciplinas (FQ, CN, Português, Cidadania, Matemática e TIC) e desenvolveram capacidades e atitudes. A avaliação global foi bastante positiva, tendo sido sugerida pelos alunos a repetição da iniciativa em futuras edições.