Enquadramento
O Projeto Brigada #MARVIVO”, é uma iniciativa conjunta da ABAAE e do Pingo Doce, que visa alertar para as questões o lixo marinho.
A monitorização e interpretação dos resíduos recolhidos na praia, deve suscitar o debate sobre as suas origens, bem como as alternativas possíveis. Ajudar a resolver o problema do lixo marinho contribui ainda para preservar a biodiversidade do maior bioma da Terra – o Oceano -, uma vez que os resíduos são uma ameaça a diversas espécies que os confundem com alimento.
Perceber as origens do lixo é um dos passos para agir na mudança de comportamentos do dia a dia, optando por soluções mais sustentáveis e comportamentos preventivos que evitem o agravamento do problema.
Atividade “Brigada #MARVIVO”
O desafio consiste na monitorização e recolha dos resíduos nas escolas (espaços exteriores) e nas praias (de mar ou de rio), na comparação dos dados ao longo do tempo; na comunicação e apresentação dos resultados em formato de exposição/painéis de sensibilização para o tempo de vida dos resíduos; no envolvimento da escola e comunidade em todo o projeto.
Concurso | Regulamento
Para participar na atividade de monitorização de resíduos, o trabalho final a apresentar deve respeitar o presente regulamento. Este ano, o enfoque da exposição final serão os microplásticos e as beatas.
Podem participar vários alunos e turmas. No entanto cada escola pode submeter apenas um trabalho a concurso em cada escalão. Recomenda-se a seleção interna do melhor trabalho, o qual deve cumprir o regulamento apresentando todos os elementos solicitados.
Características do trabalho
A dinâmica de criação de grupos de trabalho fica a cargo do(a) professor(a) coordenador(a). Sugere-se a seguinte metodologia:
FASE 1 | Preparação
- Investigação individual e/ou em grupo sobre a problemática dos resíduos: composição, causas e consequências;
- Investigação individual e/ou em grupo sobre o lixo marinho: tipologia, causas e consequências;
- Seleção da praia fluvial ou marítima onde vai atuar a Brigada #MARVIVO;
- Realização de um debate sobre:
- O lixo é um problema? Porquê?
- Quais as causas e consequências deste problema?
- Porque aparece o lixo no mar? Que consequências?
- O que devemos fazer para melhorar a gestão dos resíduos?
- Leitura, análise e discussão das recomendações e requisitos da monitorização [Download AQUI];
- Análise dos itens constantes na ficha de monitorização [Download AQUI] ;
- Planeamento da limpeza e monitorização.
Nota: podem candidatar a ação ao Kit Brigada #MARVIVO na plataforma Eco-Escolas
FASE 2 | Brigada #MARVIVO em Ação
Esta atividade tem de ser realizada numa praia e cada escola terá de organizar a sua própria deslocação. Sugerimos que convidem os encarregados de educação e outros elementos da comunidade para a atividade. Recomendamos ainda que seja contactado o responsável do município pelas atividades de educação ambiental no âmbito dos Programas Bandeira Azul e/ou Eco-Escolas.
Local da monitorização:
- Delinear uma área de 100 metros de comprimento
- Recolher e agrupar todos os resíduos recolhidos
- Contabilizar os resíduos com base na tabela proposta [Download AQUI]
Nota importante: depois de contabilizados os resíduos, o grupo deverá depositar os resíduos em local adequado (ecoponto e contentor para resíduos indiferenciados).
FASE 3 | Alerta Brigada #MARVIVO
Esta fase do projeto implica a análise e tratamento dos dados recolhidos no local onde foi realizada a limpeza. As conclusões, a comunicação e a ação serão a parte final.
- Tratar os resultados dos dados recolhidos.
- Montar em um ou mais painéis uma exposição ilustrativa de exemplos do tipo de resíduos mais frequentes, mais perigosos, mais insólitos… quantidade e/ou percentagem (%) de itens por cada tipo de resíduo encontrada na limpeza (recomenda-se o gráfico circular); tabela com a quantidade de resíduos segundo as principais atividades que lhes deram origem. A exposição pode ainda ter outras informações relativas à praia, à contabilização dos resíduos, etc.
- Realizar um debate sobre:
– Qual a origem dos resíduos encontrados?
– Que resíduos apareceram em maior número? E com maior volume?
– Como alertar as pessoas para este problema? - Comunicar na escola e na comunidade recorrendo a diversas formas: exposições, colóquios, reportagens e artigos, ações de limpeza, pequenos vídeos no formato stories/reels, etc.
- Avaliar o Projeto
– questionário aos participantes (conhecimento/comportamento) [PREENCHER ESTE LINK];
– quantidade de resíduos recolhidos;
– nº de pessoas abrangidas na comunicação o projeto.
Informação solicitada para concurso
A – Grelha(s) de monitorização devidamente preenchida(s) (preencher os 2 separadores: “Identificação Local” e “Ficha”); Referência a: Nº e localização da(s) praia(s) limpa(s) (upload);
B – Reportagem fotográfica da atividade de campo (limpeza) – máximo 6;
C – 6 a 8 fotografias (legendadas) exemplificativas da Exposição (gerais e de detalhes);
D – Breve síntese do projeto respondendo às questões: – Nº de kg de lixo recolhido;
Nº de Kms de litoral limpos; Área limpa; Materiais utilizados na exposição; Nº de alunos envolvidos no projeto; Metodologia de envolvimento dos alunos; Como foi comunicado o projeto dentro e fora da escola; Principais conclusões/avaliação.
Nota: Serão valorizadas as exposições que reforçarem a problemática de determinados resíduos, nomeadamente, os tempos de vida dos microplásticos e das beatas.
Critérios de avaliação
Na seleção dos trabalhos a concurso, serão aplicados os seguintes critérios de apreciação:
- Implementação da metodologia
- Apresentação dos resultados da limpeza de praia (ficha de monitorização)
- Realização da exposição + conjunto de fotografias: qualidade, originalidade, informação disponibilizada
- Envolvimento dos alunos no processo
- Atividades complementares e de comunicação
- Realização do questionário de avaliação aos participantes [PREENCHER ESTE LINK]
Júri
O júri será constituído por elementos da ABAAE, Pingo Doce e APA.
Prazos
Inscrição e pedido do Kit Brigada #MARVIVO: até 28 de fevereiro de 2026.
Submissão dos resultados e documentação: até 31 de maio de 2026.
Parcerias
Este projeto é implementado em parceria com o Pingo Doce, no âmbito do Programa Mar Vivo.
Brigada #MARVIVO

Quem pode participar
Podem candidatar-se escolas da rede Eco-Escolas de todo o país incluindo ilhas, sendo integrados nos seguintes escalões:
Escalão 1 – Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo (=< 10 anos) + Escolas do 2º e 3º Ciclo (11 aos 15 anos);
Escalão 2 – Secundário, Profissional e Superior (≥ 15 anos).
Objetivos
- Conhecer a composição, origens, causas e consequências dos resíduos (em particular o lixo marinho);
- Desenvolver projetos de aprendizagem ativa através da investigação, monitorização, limpeza, comunicação e envolvimento da comunidade;
- Induzir mudanças de comportamento e estratégias de intervenção na escola e na comunidade sobre a problemática dos resíduos e do lixo marinho.
E ainda…
- Investigar a problemática dos resíduos: composição, causas e consequências;
- Identificar e classificar os resíduos marinhos recolhidos na ação de limpeza de praia;
- Conhecer e aplicar o conceito de “tempo de vida / tempo de degradação” dos diferentes materiais recolhidos comparando-o cientificamente com os achados reais;
- Correlacionar os tipos de resíduos com possíveis fontes (local vs. não local, terrestre vs. marítima) e com comportamentos de risco associados;
- Avaliar o impacto potencial dos resíduos nos ecossistemas;
- Comunicar os resultados à comunidade escolar e local, traduzindo dados em informação compreensível (exposições, infográficos, placares, vídeos, relatórios, mapas comparativos).
Competências e aprendizagens
- Desenvolvimento da literacia ambiental e científica relacionada com resíduos, poluição marinha e sustentabilidade;
- Compreensão de conceitos ecológicos como ciclo de vida dos materiais, tempos de degradação, cadeia alimentar etc;
- Capacidade de observação, registo e análise de dados reais em contexto de campo;
- Trabalho colaborativo e gestão de tarefas em equipa na preparação e execução de uma ação de limpeza de praia.
- Comunicação de resultados utilizando linguagem adequada ao público-alvo (painéis, infografias, apresentações).
Relação com os ODS






Constituição do Kit #MARVIVO
O kit #MARVIVO é composto por um conjunto de materiais que se destinam à realização da limpeza de praia e ao desenvolvimento do projeto:
– 2 sacos reutilizáveis para recolha de resíduos;
– 4 t-shirts da Brigada #MARVIVO;
– 4 coletes Eco-Escolas;
– 4 pares de luvas para recolha do lixo;
– 1 balança;
– Ficha de monitorização para registar o lixo recolhido.
Recomenda-se também a utilização de kit de primeiros socorros e máquina fotográfica.











