Brigada #MARVIVO
Enquadramento

O Projeto Brigada #MARVIVO”, é uma iniciativa conjunta da ABAAE e do Pingo Doce, que visa alertar para as questões o lixo marinho.

A monitorização e interpretação dos resíduos recolhidos na praia, deve suscitar o debate sobre as suas origens, bem como as alternativas possíveis. Ajudar a resolver o problema do lixo marinho contribui ainda para preservar a biodiversidade do maior bioma da Terra – o Oceano -, uma vez que os resíduos são uma ameaça a diversas espécies que os confundem com alimento.

Perceber as origens do lixo é um dos passos para agir na mudança de comportamentos do dia a dia, optando por soluções mais sustentáveis e comportamentos preventivos que evitem o agravamento do problema.

Atividade “Brigada #MARVIVO”

O desafio consiste na monitorização e recolha dos resíduos nas escolas (espaços exteriores) e nas praias (de mar ou de rio), na comparação dos dados ao longo do tempo; na comunicação e apresentação dos resultados em formato de exposição/painéis de sensibilização para o tempo de vida dos resíduos; no envolvimento da escola e comunidade em todo o projeto.

Concurso | Regulamento

Para participar na atividade de monitorização de resíduos, o trabalho final a apresentar deve respeitar o presente regulamento. Este ano, o enfoque da exposição final serão os microplásticos e as beatas.

Podem participar vários alunos e turmas. No entanto cada escola pode submeter apenas um trabalho a concurso em cada escalão. Recomenda-se a seleção interna do melhor trabalho, o qual deve cumprir o regulamento apresentando todos os elementos solicitados.

Características do trabalho

A dinâmica de criação de grupos de trabalho fica a cargo do(a) professor(a) coordenador(a). Sugere-se a seguinte metodologia:

FASE 1 | Preparação

  • Investigação individual e/ou em grupo sobre a problemática dos resíduos: composição, causas e consequências;
  • Investigação individual e/ou em grupo sobre o lixo marinho: tipologia, causas e consequências;
  • Seleção da praia fluvial ou marítima onde vai atuar a Brigada #MARVIVO;
  • Realização de um debate sobre:
    • O lixo é um problema? Porquê?
    • Quais as causas e consequências deste problema?
    • Porque aparece o lixo no mar? Que consequências?
    • O que devemos fazer para melhorar a gestão dos resíduos?
  • Leitura, análise e discussão das recomendações e requisitos da monitorização [Download AQUI];
  • Análise dos itens constantes na ficha de monitorização [Download AQUI] ;
  • Planeamento da limpeza e monitorização.

Nota: podem candidatar a ação ao Kit Brigada #MARVIVO na plataforma Eco-Escolas

FASE 2 | Brigada #MARVIVO em Ação

Esta atividade tem de ser realizada numa praia e cada escola terá de organizar a sua própria deslocação. Sugerimos que convidem os encarregados de educação e outros elementos da comunidade para a atividade. Recomendamos ainda que seja contactado o responsável do município pelas atividades de educação ambiental no âmbito dos Programas Bandeira Azul e/ou Eco-Escolas.

Local da monitorização:

  1. Delinear uma área de 100 metros de comprimento
  2. Recolher e agrupar todos os resíduos recolhidos
  3. Contabilizar os resíduos com base na tabela proposta [Download AQUI]

Nota importante: depois de contabilizados os resíduos, o grupo deverá depositar os resíduos em local adequado (ecoponto e contentor para resíduos indiferenciados).

FASE 3 | Alerta Brigada #MARVIVO

Esta fase do projeto implica a análise e tratamento dos dados recolhidos no local onde foi realizada a limpeza. As conclusões, a comunicação e a ação serão a parte final.

  1. Tratar os resultados dos dados recolhidos.
  2. Montar em um ou mais painéis uma exposição ilustrativa de exemplos do tipo de resíduos mais frequentes, mais perigosos, mais insólitos… quantidade e/ou percentagem (%) de itens por cada tipo de resíduo encontrada na limpeza (recomenda-se o gráfico circular); tabela com a quantidade de resíduos segundo as principais atividades que lhes deram origem. A exposição pode ainda ter outras informações relativas à praia, à contabilização dos resíduos, etc.
  3. Realizar um debate sobre:
    – Qual a origem dos resíduos encontrados?
    – Que resíduos apareceram em maior número? E com maior volume?
    – Como alertar as pessoas para este problema?
  4. Comunicar na escola e na comunidade recorrendo a diversas formas: exposições, colóquios, reportagens e artigos, ações de limpeza, pequenos vídeos no formato stories/reels, etc.
  5. Avaliar o Projeto
    – questionário aos participantes (conhecimento/comportamento) [PREENCHER ESTE LINK];
    – quantidade de resíduos recolhidos;
    – nº de pessoas abrangidas na comunicação o projeto.
Informação solicitada para concurso

A – Grelha(s) de monitorização devidamente preenchida(s) (preencher os 2 separadores: “Identificação Local” e “Ficha”); Referência a: Nº e localização da(s) praia(s) limpa(s) (upload);

B – Reportagem fotográfica da atividade de campo (limpeza) – máximo 6;

C – 6 a 8 fotografias (legendadas) exemplificativas da Exposição (gerais e de detalhes);

D – Breve síntese do projeto respondendo às questões: – Nº de kg de lixo recolhido;
Nº de Kms de litoral limpos; Área limpa; Materiais utilizados na exposição; Nº de alunos envolvidos no projeto; Metodologia de envolvimento dos alunos; Como foi comunicado o projeto dentro e fora da escola; Principais conclusões/avaliação.

Nota: Serão valorizadas as exposições que reforçarem a problemática de determinados resíduos, nomeadamente, os tempos de vida dos microplásticos e das beatas.

Critérios de avaliação

Na seleção dos trabalhos a concurso, serão aplicados os seguintes critérios de apreciação:

  • Implementação da metodologia
  • Apresentação dos resultados da limpeza de praia (ficha de monitorização)
  • Realização da exposição + conjunto de fotografias: qualidade, originalidade, informação disponibilizada
  • Envolvimento dos alunos no processo
  • Atividades complementares e de comunicação
  • Realização do questionário de avaliação aos participantes [PREENCHER ESTE LINK]
Júri

O júri será constituído por elementos da ABAAE, Pingo Doce e APA.

Prazos

Inscrição e pedido do Kit Brigada #MARVIVO: até 28 de fevereiro de 2026.
Submissão dos resultados e documentação: até 31 de maio de 2026.

Parcerias

Este projeto é implementado em parceria com o Pingo Doce, no âmbito do Programa Mar Vivo.

Brigada #MARVIVO

Quem pode participar

Podem candidatar-se escolas da rede Eco-Escolas de todo o país incluindo ilhas, sendo integrados nos seguintes escalões:
Escalão 1 – Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo (=< 10 anos) + Escolas do 2º e 3º Ciclo (11 aos 15 anos);
Escalão 2 – Secundário, Profissional e Superior (≥ 15 anos).

Objetivos
  • Conhecer a composição, origens, causas e consequências dos resíduos (em particular o lixo marinho);
  • Desenvolver projetos de aprendizagem ativa através da investigação, monitorização, limpeza, comunicação e envolvimento da comunidade;
  • Induzir mudanças de comportamento e estratégias de intervenção na escola e na comunidade sobre a problemática dos resíduos e do lixo marinho.
E ainda…
  • Investigar a problemática dos resíduos: composição, causas e consequências;
  • Identificar e classificar os resíduos marinhos recolhidos na ação de limpeza de praia;
  • Conhecer e aplicar o conceito de “tempo de vida / tempo de degradação” dos diferentes materiais recolhidos comparando-o cientificamente com os achados reais;
  • Correlacionar os tipos de resíduos com possíveis fontes (local vs. não local, terrestre vs. marítima) e com comportamentos de risco associados;
  • Avaliar o impacto potencial dos resíduos nos ecossistemas;
  • Comunicar os resultados à comunidade escolar e local, traduzindo dados em informação compreensível (exposições, infográficos, placares, vídeos, relatórios, mapas comparativos).
Competências e aprendizagens
  • Desenvolvimento da literacia ambiental e científica relacionada com resíduos, poluição marinha e sustentabilidade;
  • Compreensão de conceitos ecológicos como ciclo de vida dos materiais, tempos de degradação, cadeia alimentar etc;
  • Capacidade de observação, registo e análise de dados reais em contexto de campo;
  • Trabalho colaborativo e gestão de tarefas em equipa na preparação e execução de uma ação de limpeza de praia.
  • Comunicação de resultados utilizando linguagem adequada ao público-alvo (painéis, infografias, apresentações).
Relação com os ODS

Constituição do Kit #MARVIVO

O kit #MARVIVO é composto por um conjunto de materiais que se destinam à realização da limpeza de praia e ao desenvolvimento do projeto:

– 2 sacos reutilizáveis para recolha de resíduos;
– 4 t-shirts da Brigada #MARVIVO;
– 4 coletes Eco-Escolas;
– 4 pares de luvas para recolha do lixo;
– 1 balança;
– Ficha de monitorização para registar o lixo recolhido.

Recomenda-se também a utilização de kit de primeiros socorros e máquina fotográfica.

Projeto em parceria com: