Escola EB1/PE Visconde Cacongo | Boas Práticas | 2024-2025

Município: Funchal
Coordenadores
  • Ana Maria Alves Vieira
  • Rosinda Cândida Vicente Ferreira
Ano Letivo
2024-2025
Temas
Resíduos Mar Floresta Espaços Exteriores Energia Biodiversidade Alimentação Água
ODS
Objetivo 3 - Saúde de qualidade Objetivo 6 - Água potável e saneamento Objetivo 7 - Energias Renováveis e Acessíveis Objetivo 13 - Ação Climática Objetivo 14 - Proteger a Vida Marinha Objetivo 15 - Proteger a Vida Terrestre
Descrição

Dando seguimento a uma iniciativa iniciada no ano letivo de 2020-2021, foi novamente implementado o projeto “Um Jardim às Cores” na EB1/PE Visconde Cacongo. Este projeto, que tem vindo a ser desenvolvido ao longo dos anos, visa promover uma cultura ambiental e sustentável entre a comunidade escolar.
Num contexto em que as questões ambientais e a sustentabilidade continuam a ser preocupações globais, a escola tem mantido o seu compromisso com atividades e projetos que incentivem os alunos a estarem em contacto com a natureza e a adotarem comportamentos ecológicos. Assim, para este ano letivo, foi escolhido como tema principal a “Biodiversidade”, no âmbito da inscrição no Programa Ambiental. O objetivo é proporcionar aos alunos experiências de aprendizagem práticas e significativas acerca da Biodiversidade e, sempre que possível, fora da sala de aula, através do projeto em curso.
Ao longo do ano, os alunos cuidaram do espaço ajardinado da escola, realizando diversas atividades ao ar livre: identificaram plantas com materiais reutilizados, regaram o jardim ao final do dia, mantiveram o espaço limpo, cultivaram novas espécies, e participaram no desafio “A biodiversidade da minha escola”, identificando elementos da fauna e flora locais. Também usufruíram do espaço de lazer, observaram aves e ninhos com o apoio da SPEA, e cultivaram plantas endémicas no âmbito do concurso “Uma Escola, Um Jardim”.
A participação entusiástica dos alunos nestas atividades tem sido uma motivação constante para a continuidade do projeto. Como reconhecimento deste trabalho, a escola foi premiada no concurso “Uma escola, um jardim” promovido pela CMF, tendo alcançado o 1.º lugar.

Fotografias