Enquadramento
Integrado no tema do ano letivo “Espaços Exteriores e Biodiversidade – Preservar e Regenerar”, o projeto “A Biodiversidade da Minha Escola” destina-se a dar a conhecer e promover a ação pela proteção da biodiversidade presente no espaço escolar.
As escolas são desafiadas a documentar a diversidade de espécies, flora, líquenes, cogumelos, aves, insetos e répteis, que visitam ou habitam o recinto escolar, através da observação, investigação, captura de imagens e elaboração de ilustrações.
Além disso, para facilitar e enriquecer a observação, são sugeridas atividades paralelas como a instalação de comedouros para aves, construção de charcos, hotéis de insetos ou jardins floridos, valorizando a ligação à natureza e a aprendizagem ativa.
Desafio Alunos
Metodologia do projeto
O projeto “A Biodiversidade da Minha Escola” segue uma abordagem prática e participativa, promovendo a investigação, a observação e a valorização da biodiversidade no espaço escolar. A metodologia baseia‑se nos seguintes passos:
- Realizar sessões de observação de flora e fauna no recinto escolar e/ou espaço envolvente. As Estratégias deverão ser as mais adequadas ao grau de ensino. Por exemplo, poderão ser constituídos diferentes grupos, cada um encarregue do levantamento de determinado grupo de espécies (aves, insetos, plantas, etc), ou poderão realizar sessões dedicadas a cada um dos grupos (dia das aves, dia das árvores, dia dos insetos, etc). Antes de iniciar as observações, é importante identificar as características de cada grupo, de modo a adequar os procedimentos de observação. Por exemplo, a observação de aves deve ser realizada no início ou no final do dia, altura em que estão mais ativas, sendo mais fácil sua observação.
- Identificar as espécies, com auxílio de guias de identificação ou outros elementos bibliográficos e de aplicações móveis, como o iNaturalist / Biodiversity4All (instruções aqui).
- Capturar imagens (utilizando máquina fotográfica e/ou telemóvel) das espécies encontradas e elaborar uma ilustração de cada espécie identificada.
- Elaborar um caderno de campo com o registo das espécies identificadas. Cada página do caderno deve ser dedicada a apenas uma espécie e deverá conter a seguinte informação: nome da espécie (vulgar e científico), principais características, uma fotografia e uma ilustração da espécie, localização da espécie na escola (para espécies de flora e fungos), data e local da observação. Estes são os elementos obrigatórios, mas podem ser incluídas mais informações que considerem pertinentes.
Opcional
Para facilitar e até promover a observação de alguns grupos de espécies, como por exemplo as aves ou os insetos, podem ser implementadas atividades paralelas, como a elaboração e colocação de comedouros para aves, a elaboração de um jardim florido ou a construção e instalação de um hotel de insetos.
Saber mais
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Concurso | Regulamento
Podem participar no projeto vários alunos e turmas. No entanto para efeitos de concurso, cada escola pode submeter apenas um trabalho por escalão.
Para participar no concurso, os trabalhos a apresentar pela escola devem respeitar o presente regulamento, apresentando todos os elementos solicitados.
Informação solicitada para concurso
- Fotografia ou digitalização das páginas do(s) caderno(s) de campo: cada página dedicada a uma espécie (nome comum e científico, principais características, fotografia, ilustração, localização na escola, data); deverá conter pelo menos 5 espécies (preferencialmente de diferentes grupos) e no máximo 6 espécies.
- Registo fotográfico do desenvolvimento do trabalho: até 6 fotografias (formato PNG ou JPEG) que mostrem diferentes etapas da planificação, implementação e manutenção, incluindo as atividades paralelas (comedouros, charcos, hotéis de insetos, etc.).
- Memória descritiva (documento que apresente o processo de conceção, organização, implementação, número de alunos envolvidos, forma de divulgação) em formato digital.
- A submissão é feita através da plataforma Eco-Escolas, conforme as instruções disponibilizadas.
Critérios de avaliação
- Envolvimento dos alunos no projeto.
- Enquadramento curricular e extracurricular (integração das atividades com as disciplinas e contexto escolar).
- Qualidade e rigor da informação de cada espécie identificada.
- Diversidade de espécies identificadas.
- Originalidade e qualidade das páginas do caderno de campo.
- Demonstração da metodologia seguida e cumprimento dos requisitos do regulamento.
- Divulgação junto da comunidade educativa.
Critérios bónus
Adicionalmente valorizam-se:
- A implementação de atividades paralelas de valorização da biodiversidade (comedouros, charcos, hotéis de insetos e/ou jardins floridos).
- A utilização de materiais reciclados ou reutilizados nessas atividades.
- A articulação com entidades locais ou com a comunidade envolvente.
Júri
O júri será constituído por membros da direção do programa Eco-Escolas (ABAAE) e por parceiros do projeto, conforme definido no regulamento oficial.
O júri reserva-se o direito de rejeitar candidaturas que não cumpram as condições ou que não atinjam os níveis mínimos de qualidade pedagógica e técnica. As suas decisões são soberanas e não sujeitas a recurso.
Prémios
Escalão Jardim de Infância e 1ºciclo
1º Prémio
- Hotel para insetos
- Livro “Uma aventura na Serra e outros contos”
- Livro ” A história de Dona Lavandisca alvéola”
- Workshop sobre a preservação da biodiversidade em meio urbano no Parque Biológico de Gaia
- Tabuleiro com espécies de plantas autóctones
- Merchandising dos parceiros do projeto
2º Prémio
- Hotel para insetos
- Livro “Uma aventura na Serra e outros contos”
- Livro “Galivino e Galvão, a galinha-de-água e o galeirão”
- Tabuleiro com espécies de plantas autóctones
- Merchandising dos parceiros do projeto
3º Prémio
- Hotel para insetos
- Livro “Uma aventura na Serra e outros contos”
- Tabuleiro com espécies de plantas autóctones
- Merchandising dos parceiros do projeto
Escalão 2º e 3º ciclo;
1º Prémio
- Hotel para insetos
- Guia temático da Biodiversidade
- Livro “A revolta da natureaza”
- Workshop sobre a preservação da biodiversidade em meio urbano no Parque Biológico de Gaia
- Tabuleiro com espécies de plantas autóctones
- Merchandising dos parceiros do projeto
2º Prémio
- Hotel para insetos
- Guia temático da Biodiversidade
- Livro “A revolta da natureza”
- Tabuleiro com espécies de plantas autóctones
- Merchandising dos parceiros do projeto
3º Prémio
- Hotel para insetos
- Guia temático da Biodiversidade
- Tabuleiro com espécies de plantas autóctones
- Merchandising dos parceiros do projeto
Escalão ensino secundário/profissional/superior
1º Prémio
- Caixa para morcegos
- Guia temático da Biodiversidade
- Livro ” A origem das espécies”
- Livro “Ecologia, os mil rostos da vida”
- Workshop sobre a preservação da biodiversidade em meio urbano no Parque Biológico de Gaia
- Tabuleiro com espécies de plantas autóctones
- Merchandising dos parceiros do projeto
2º Prémio
- Caixa para morcegos
- Guia temático da Biodiversidade
- Livro “Ecologia, os mil rostos da vida”
- Tabuleiro com espécies de plantas autóctones
- Merchandising dos parceiros do projeto
3º Prémio
- Caixa para morcegos
- Guia temático da Biodiversidade
- Tabuleiro com espécies de plantas autóctones
- Merchandising dos parceiros do projeto
Prazos
Inscrição na atividade na Plataforma Eco-Escolas: Até 28 de fevereiro de 2025
Inscrição de escolas que não pertencem à rede Eco-Escolas até 30 de março de 2025.
Submissão dos trabalhos: Até 31 de maio de 2025.

Quem pode participar
O desafio está aberto a todas as escolas que integrem o programa Eco-Escolas, em todos os graus de ensino. Dividem-se os participantes em três escalões:
- Escalão 1: Jardim de Infância e 1.º Ciclo
- Escalão 2: 2.º e 3.º Ciclo do Ensino Básico
- Escalão 3: Ensino Secundário/Profissional/Superior
Cada candidatura deverá ser desenvolvida por um grupo/turma, com orientação de um docente ou educador.
Objetivos
O desafio “A Biodiversidade da minha Escola” pretende:
- Convidar a comunidade escolar a observar, conhecer e valorizar a biodiversidade presente no seu próprio espaço educativo.
- Promover aprendizagens ativas em contacto com o meio natural e exterior da escola.
- Estimular o envolvimento dos alunos, docentes e restante comunidade escolar na conservação da natureza.
- Desenvolver atitudes de respeito, responsabilidade e pertença relativamente ao ambiente que rodeia a escola.
- Realizar sessões de observação de espécies de flora e fauna no recinto escolar ou envolvente, nas diferentes turmas e escalões.
- Elaborar um caderno de campo por turma ou grupo, onde cada página registe uma espécie (nome comum e científico, características, fotografia, ilustração, localização na escola, data) e integrar no trabalho investigação e ilustração.
- Implementar pelo menos uma atividade paralela de valorização da biodiversidade (ex.: comedouros para aves, charco, hotel de insetos, jardim florido) para dinamizar o espaço exterior da escola.
- Fomentar o trabalho de projeto e metodologias ativas que permitam a articulação entre disciplinas curriculares e o tema da biodiversidade.
- Promover a divulgação dos resultados junto da comunidade escolar com o intuito de aumentar a literacia ambiental e o sentido de cidadania.
Competências e aprendizagens
- Observação científica e identificação de espécies e ecossistemas (flora, fauna, fungos).
- Utilização de ferramentas de pesquisa e registo (fotografia, ilustração, aplicações digitais, caderno de campo).
- Planeamento, organização, trabalho em equipa e metodologias de aprendizagem ativa.
- Responsabilidade ambiental, sentido de pertença ao espaço escolar e comunidade, e comunicação de resultados.
- Criatividade na conceção e implementação de atividades paralelas de valorização da biodiversidade (comedouros, charcos, etc.).
- Integração de conteúdos transversais e interdisciplinares, em articulação com as Aprendizagens Essenciais e com a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC).
Relação com os ODS




De forma transversal, o desafio promove também o cumprimento da Década das Nações Unidas para a Biodiversidade (2021–2030) e incentiva a adoção de práticas educativas integradas e sustentáveis.
Inspiração
Projeto em parceria com:
Enquadramento
Integrado no tema do ano letivo “Espaços Exteriores e Biodiversidade – Preservar e Regenerar”, o projeto “A Biodiversidade da Minha Escola” destina-se a dar a conhecer e promover a ação pela proteção da biodiversidade presente no espaço escolar.
As escolas são desafiadas a documentar a diversidade de espécies, flora, líquenes, cogumelos, aves, insetos e répteis, que visitam ou habitam o recinto escolar, através da observação, investigação, captura de imagens e elaboração de ilustrações.
Além disso, para facilitar e enriquecer a observação, são sugeridas atividades paralelas como a instalação de comedouros para aves, construção de charcos, hotéis de insetos ou jardins floridos, valorizando a ligação à natureza e a aprendizagem ativa.
Concurso | Regulamento
Podem participar no projeto vários professores. No entanto para efeitos de concurso, cada professor pode submeter apenas um trabalho por escalão.
Para participar no concurso, os trabalhos a apresentar pelos professores devem respeitar o presente regulamento, apresentando todos os elementos solicitados.
Informação solicitada para concurso
As escolas participantes deverão submeter os seguintes elementos:
- Cada professor pode submeter um conjunto de atividades realizadas com os alunos, incluindo registos fotográficos, vídeos e questionários.
- As submissões devem ser feitas através do formulário online do projeto, respetivo ao escalão do docente.
- São valorizadas ações contínuas, com documentação periódica.
- Formatos aceites: fotos (JPEG/PNG), vídeos curtos (MP4), mapas digitais, desenhos ou apresentações digitais.
- Deve ser incluída descrição do impacto das ações na biodiversidade e boas práticas adotadas.
Critérios de Avaliação
- Descrição da atividade: clareza, interesse, originalidade, carácter prático, adequação
- Metodologia e resultados previstos
- Enquadramento teórico e fazer/saber mais
- Evidências de concretização – imagens
Júri
O júri será constituído por membros da direção do programa Eco-Escolas (ABAAE) e por parceiros do projeto, conforme definido no regulamento oficial.
O júri reserva-se o direito de rejeitar candidaturas que não cumpram as condições ou que não atinjam os níveis mínimos de qualidade pedagógica e técnica. As suas decisões são soberanas e não sujeitas a recurso.
Prémios
1º Prémio
- Guia temático da Biodiversidade
- Livro ” A origem das espécies”
- Livro “Ecologia, os mil rostos da vida”
- Pen drive
2º Prémio
- Guia temático da Biodiversidade
- Livro “Ecologia, os mil rostos da vida”
- Pen drive
3ºPrémio
- Guia temático da Biodiversidade
- Livro “A revolta da natureza”
- Pen drive
Prazos
Inscrição na atividade na Plataforma Eco-Escolas: Até 28 de fevereiro de 2025
Inscrição de escolas que não pertencem à rede Eco-Escolas até 30 de março de 2025.
Submissão dos trabalhos: Até 31 de maio de 2025.

Quem pode participar
Docentes de qualquer disciplina da escola que desejem integrar a biodiversidade nas suas atividades letivas ou extracurriculares.
Professores podem colaborar de forma individual ou em equipa, coordenando turmas ou grupos de alunos para desenvolverem atividades práticas.
Objetivos
O desafio dos professores da “A Biodiversidade da minha Escola” pretende:
- Promover a valorização e conservação da biodiversidade na escola.
- Integrar a educação ambiental na prática docente.
- Incentivar a participação e criatividade dos alunos e da comunidade escolar.
- Apoiar os alunos na identificação e monitorização da fauna e flora da escola.
- Implementar e manter habitats e recursos para espécies locais (comedouros, charcos, abrigos para insetos, jardins floridos).
- Desenvolver competências em registo, análise e comunicação de dados ambientais.
- Fomentar a sensibilização ambiental e o envolvimento da comunidade escolar.
- Estimular criatividade, trabalho em equipa e iniciativas práticas relacionadas com a biodiversidade.
Competências e aprendizagens
- Pensamento crítico e resolução de problemas ambientais.
- Responsabilidade ambiental e sustentabilidade.
- Planeamento e organização de projetos.
- Liderança e coordenação de equipas.
- Expressão artística e comunicação visual dos resultados.
Relação com os ODS
















