Eco-Escolas: mais de 400 especialistas em Educação para o Desenvolvimento Sustentável reunidos Teatro Municipal da Guarda durante o Seminário Nacional Eco-Escolas entre 4 e 6 de Fevereiro. O Seminário que assinala os 15 anos das Eco-Escolas em Portugal iniciar-se-à com o conferencista de Charles Hopkins – especialista da ONU em Educação para o Desenvolvimento Sustentável.
A Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), secção Portuguesa da Fundação para a Educação Ambiental (FEEP), organiza com o apoio da Câmara Municipal da Guarda, nos próximos dias 4, 5 e 6 de Fevereiro, o Seminário Nacional Eco-Escolas 2011, que decorrerá no Teatro Municipal da Guarda (TMG), Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço e edifício dos Paços do Concelho.
O Seminário destina-se: aos professores coordenadores do Programa Eco-Escolas, em cada escola; aos técnicos dos municípios que nos departamentos da educação ou do ambiente apoiam as Eco-Escolas, e a todos os profissionais ligados à educação ambiental/educação para o desenvolvimento sustentável. Estão inscritos mais de quatro centenas de participantes oriundos de todo o país. Actualmente são cerca de 1500 as escolas inscritas no Programa Eco-escolas em 232 concelhos do continente e ilhas.
Logo após a sessão de abertura, serão entregues às escolas com melhores resultados, os "Diplomas de Qualidade e de Excelência do Programa Eco-Escolas". Esta qualidade foi aferida através das visitas às escolas realizadas durante 2010[1].
A presença de um convidado especial – o conferencista Charles Hopkins especialista da UNESCO em Educação para o Desenvolvimento Sustentável - é também uma das formas de assinalar o início das comemorações dos 15 anos do Programa Eco-Escolas em Portugal.
Ainda no âmbito dos 15 anos das Eco-Escolas proceder-se-á durante o Seminário, ao sorteio entre as escolas presentes, de 1 equipamento para produção de energia fotovoltaica (Módulos Fotovoltaicos) no valor de 7.000€. Este prémio foi doado às Eco-Escolas pela Moura Fluitecnik Solar. A sua colocação na escola premiada realizar-se-á com o apoio da Enforce.
No Seminário serão abordados pelos diferentes especialistas convidados (ver Programa em anexo) diversos aspectos relacionados com a Educação para o Desenvolvimento Sustentável e, mais particularmente, com a Metodologia e Temas de trabalho do Programa Eco-Escolas. Será dada especial ênfase aos temas do Ano – Biodiversidade, Mar e Floresta – estando também prevista a abordagem dos outros temas Eco-Escolas recorrendo a exemplos teórico-práticos: Água, Resíduos, Energia, Mobilidade, Agricultura Biológica Biodiversidade, Ruído e Espaços Exteriores.
Existirão ainda espaços de debate - Fórum Autarquias e Fórum Eco-Escolas - bem como a apresentação de alguns dos projectos inovadores e de qualidade desenvolvidos por, e para, as escolas.
Em paralelo, decorrerá uma Eco-Mostra que integra diversas entidades cujo trabalho se articula com a educação para a sustentabilidade e que pode ser visitada pelo público em geral.
A realização deste Encontro resultou de um trabalho de parceria entre a Associação Bandeira Azul da Europa e a Câmara Municipal da Guarda co-responsável pela organização e, mais particularmente, pela visita que encerará o Encontro no dia 6 de Fevereiro onde para além do centro histórico da cidade da Guarda os participantes farão uma visita à Quinta da Maunça.
O Seminário Nacional do Programa Eco-Escolas constitui um dos mais importantes momentos de formação e troca de experiências entre os professores e entidades envolvidas no Eco-Escolas, cujos objectivos são a educação e sensibilização ambientais da escola e comunidade onde se insere, a par da melhoria da gestão ambiental da escola. A educação para a cidadania activa constitui um dos pilares essenciais da aplicação da Metodologia do Programa Eco-Escolas, inspirada na Agenda 21.
Os Projectos de qualidade, desenvolvidos nas escolas portuguesas segundo a metodologia do Eco-Escolas, são reconhecidos no final do ano, através de um Galardão Eco-Escolas - Bandeira Verde, que simboliza a existência nessa escola de uma activa e participada educação pela sustentabilidade.
Em 2010 o Programa contou com a participação de 1337 escolas em 225 municípios, das quais foram galardoadas 1043 escolas portuguesas.
Em plena Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável, este Programa já desde 2003 reconhecido pela UNEP (United Nations Environmental Program) como um dos instrumentos fundamentais para trabalhar o Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 21 Local, constitui também em Portugal um dos indicadores chave do Projecto ECOXXI, destinado aos municípios.
O Eco-Escolas é coordenado a nível nacional pela Associação Bandeira Azul da Europa[2](www.abae.pt) e a nível internacional pela Foundation For Environmental Education (FEE)(www.eco-schools.org). Em alguns dos cerca de 50 países onde por todo o mundo decorre actualmente o Programa Eco-Escolas, ele constitui já um indicador oficial de sustentabilidade.
[1] pelas Direcções Regionais de Educação (no caso do território do continente) e Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, no caso dos Açores e Direcção Regional de Ambiente no caso da madeira.
[2] que conta com a parceria dos municípios e as diversas entidades que integram a Comissão Nacional Eco-Escolas: Agência Portuguesa do Ambiente; Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular; Direcções Regionais de Educação (DREN, DREC, DRE LVT, DRE Alentejo e DREAlgarve); Secretaria Regional do Ambiente e do Mar; Direcção Regional de Ambiente da Madeira; Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I. P.; Instituto da Água; Agência para a Energia; Autoridade Florestal Nacional; Fórum Florestal e Sociedade Portuguesa de Energia Solar.