Dina Carvalheiro

By | Uncategorized
 

Dina Maria Cordeiro Carvalheiro
Formação: Licenciatura em Ensino de Biologia e Geologia pela Universidade de Aveiro
Profissão: docente de Ciências Naturais do 3ºCiclo desde 1997
Escola: Colégio de Nossa Senhora de Fátima
Eco-Escola: Coordenadora do programa há 5 anos

Lee Wray-Davies

By | Uncategorized
 

 

Currently the Global Director of Education at the Foundation of Environmental Education, Lee Wray-Davies is a recognised expert, with a successful 25-year track record in the field of environmental education and sustainable development. With a diverse and extensive background, Lee has made significant contributions to the promotion of green education policy and youth engagement strategy in environmental programmes and campaigns at a global level.

Ensemble de Percussão

By | Uncategorized

Ensemble de Percussão

O Ensemble de Percussão do Polo de Arganil do Conservatório de Música de Coimbra, constituído pelos alunos David Dias, Nuno Silva, Rafael Regateiro, Rodrigo Almeida e Simão Reis, orientado pelo professor Leandro Teixeira, irá interpretar a peça “Clap Trap” do compositor John Hearnes.

Sofia Sanina

By | Seminário Eco-Escolas | Biografias
 

 

Sofia Sanina
Sofia é a Diretora de Crescimento Global do Picker Pals, com experiência em Operações, e-Learning, Gestão de Bases de Dados e Desenvolvimento de Negócios. Ela ajuda as organizações a utilizar a tecnologia para maximizar de forma eficiente e efetiva o impacto em larga escala. Terapeuta transformacional e hipnoterapeuta praticante, a Sofia está empenhada em ajudar as pessoas a reconectarem-se com o mundo natural e a explorar como podemos criar uma geração de empenhados ambientalistas responsáveis. Tendo facilitado o crescimento do Picker Pals na Irlanda para mais de 70% das escolas primárias e lançado o programa em Londres, Sofia está entusiasmada por estar agora a colaborar com a Brigada do Mar e outras organizações locais e nacionais para trazer a história do Picker Pals para o seu país natal, Portugal.

Cláudio Nóbrega

By | Seminário Eco-Escolas | Biografias
 

Cláudio Nóbrega
Licenciado em Engenharia do Ambiente pela Faculdade de Ciências do Mar e Ambiente da Universidade do Algarve em 2022

Técnico superior em Engenharia do Ambiente na Câmara Municipal de Machico – 2003-2023, com as áreas da Salubridade, Cemitérios, Espaços Públicos/Verdes e Educação Ambiental

Chefe de Divisão do Ambiente e Sustentabilidade na Câmara Municipal de Machico – desde Julho 2023, com as áreas da Limpeza Urbana/Jardins/Causa Animal e Sustentabilidade e projetos ambientais

Co-coordenador do projeto Ecos Machico
Coordenador municipal do programa Eco-escolas/Bandeira Azul
Representante da Câmara Municipal de Machico no LIFE Natura@night
A nível cultural é Presidente da Direção e elemento do Grupo de Folclore do Porto da Cruz.

Luís Miguel Almeida

By | Seminário Eco-Escolas | Biografias
 

Luís Miguel Almeida nasceu em Coimbra em 1978. É natural de Arganil.

Licenciado em Engenharia Informática e de Sistemas (ISEC – Instituto Superior de Engenharia de Coimbra) e Pós-Graduado em Certificação Cisco Networking (ISLA – Instituto Superior de Línguas e Administração de Leiria).

Foi Docente e Coordenador do Curso Técnico de Informática na Escola Técnico Profissional de Cantanhede.

Integrou o mapa de pessoal do Município de Arganil na carreira e categoria de Especialista em Informática.

Em outubro de 2017 foi eleito Vereador da Câmara Municipal de Arganil, vendo em si delegadas competências nas áreas da Ação Social, Gestão Administrativa, Qualidade e Modernização Administrativa, Educação e Qualificação e Juventude e Desporto.

No mandato 2021-2025 é responsável pelos Pelouros:
Educação e Qualificação;
Desporto;
Gestão Administrativa e Qualidade;
Ambiente, Mobilidade e Energia.

Olga Carvalho

By | Seminário Eco-Escolas | Biografias
 

 

Olga Carvalho nascida no Porto em 1980, viveu a sua infância e adolescência numa aldeia do concelho de Mondim de Basto, onde frequentou a Escola Básica e Secundária. Licenciou-se em Educação de Infância pela Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro em 2002, e desde essa altura exerceu funções de Educadora de Infância em várias escolas, no continente e na Região Autónoma da Madeira. Em 2006 foi colocada na EB1/PE da Ponta do Sol, onde ainda hoje leciona, mas desde 2016 com a designação de EB1/PE e Creche da Ponta do Sol.
Mestre em Psicologia da Educação pela Universidade da Madeira, com Pós-graduação em Educação Especial Perturbações de Aprendizagem Especifica pela Escola Superior de Educação Paula Frassinetti, em 2016 assumiu o cargo de Coadjuvante da Direção, que mantêm.
Em 2018 criou um Projeto de Mindfulness na Escola, que desenvolve desde essa altura com as crianças do Pré-Escolar e os alunos do 1º Ciclo.
Desde 2019 é coordenadora do programa Eco – Escolas da escola, onde tem vindo a realizar vários projetos/atividades de consciencialização ambiental associados as orientações/áreas curriculares do Pré-Escolar e 1º Ciclo.

Maria João Cavaleiro

By | Seminário Eco-Escolas | Biografias, Uncategorized
 

Maria João Cavaleiro
Professora do Agrupamento de Escolas de Arganil – Escola Básica de S. Martinho da Cortiça

Habilitações Académicas
1989- Bacharelato – Escola do Magistério Primário de Coimbra

2004- Complemento de Formação Científico/ Pedagógico para professores do 1ºciclo do Ensino Básico, Especialização em português – Universidade aberta

Experiência profissional

1989 – Início da atividade profissional
2008 a 2012 – Professora Bibliotecária do Agrupamento de Escolas de Arganil
20013 a 2024 – Elemento da Comissão Técnica das Bibliotecas Escolares de Arganil
2014 a 2024 – Coordenadora do Projeto Eco- escolas
2023 – Participação no Projeto Etwinning – “Vida Sustentável”
2023- Atribuição de Selo de Qualidade de Trabalho pela European School Education Platform, pelo projeto desenvolvido – “Vida Sustentável”
2023 – Atribuição do Selo “Escola Amiga da Criança” – projeto “Vida Sustentável”

António Brum da Silveira

By | Seminário Eco-Escolas | Biografias
 

António Pedro Valério Brum da Silveira é licenciado em Geologia desde 1983 pela Faculdade de Ciências
da Universidade de Lisboa (FCUL). Realizou PAPCC equivalentes a Mestrado em Geologia em 1991 e
Doutoramento em Geologia/Geodinâmica Interna em 2003, ambos os graus concedidos pela Faculdade
de Ciências da Universidade de Lisboa.
É docente universitário no Departamento de Geologia da Faculdade de Ciências da Universidade de
Lisboa de 1986 até à atualidade, onde é Professor Auxiliar.
É autor e co-autor de numerosos artigos científicos publicados em atas de congressos, livros e revistas
nacionais e internacionais. É autor de várias Cartas Geológicas e Notícias Explicativas (Portugal
continental; ilha da Madeira; ilhas do Fogo, Brava e Santa Luzia – Cabo Verde).
É coordenador científico do site “Geodiversidade da Região Autónoma da Madeira”, Secretaria Regional
do Ambiente e Recursos Naturais, Governo Regional da Região Autónoma da Madeira.
Os principais temas da sua investigação são: Vulcanoestratigrafia, Cartografia Geológica, Neotectónica,
Geomorfologia e Património Geológico.
Investigador em 16 projetos financiados pela FCT, Coordenador e PI português dos seguintes projetos
europeus: VeTOOLS – “Development and Implementation of e-tools for volcanic hazard assessment and
risk management”, financiado pela European Commission – Humanitarian Aid and Civil Protection – EC
Grant ECHO/SUB/2014/69554 (2014-2016) e EVE – “European Volcano Early Warning System”
financiado pela European Commission, Grant 826292 (2018 -2020).

Rita Rocha

By | Uncategorized
 

Rita Rocha 

Licenciada em Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e fundadora da Mundo Científico, uma organização dedicada à Educação e à Divulgação Científica em Portugal.
Professora no Colégio Luso-Francês desde 2002, é responsável pela disciplina de Projeto.
Tem uma ampla experiência de trabalho com Serviços Educativos e Departamentos de Educação de diversas instituições, como Fundações, Autarquias e Empresas, promovendo o trabalho em rede.
É investigadora, trabalhando contextos de avaliação em projetos participativos de Ciência Cidadã. Neste âmbito é embaixadora portuguesa do projeto European Citizen Science [ECS].
Tem-se focado na implementação de pedagogias ativas, com foco especial na metodologia de Aprendizagem Baseada em Projeto.