As Aves Que Nos Rodeiam – Trabalhos 2021

Escola EBI de Pedome (Vila Nova de Famalicão)

Atividade 2 - Conhecer as aves: observação

Ano de Escolaridade:
8º ano

N.º de Participantes:

Ficha das espécies observadas:

Ficha de monitorização do comedouro/bebedouro:

Breve descrição de como decorreu o trabalho de observação e/ou a investigação das espécies:
No decorrer das aulas de Cidadania e Desenvolvimento, no final do mês de janeiro e durante o terceiro período, uma parte da turma ía para o espaço exterior – recinto escolar, para efetuar o trabalho de monitorização e recolha de dados. Tratava-se de uma tarefa pela qual ansiavam, pois permitia-lhes sair da sala de aula, no entanto a espera e, quando estavam prestes a conseguir uma fotografia de uma ave que entretanto surgia e, a mesma acabava por voar para longe, entristecia-os, por vezes. Mais tarde, percebiam que é assim mesmo, é preciso ter paciência, muita paciência e tem de haver silêncio, o que numa escola é sempre mais difícil de acontecer. Mas conseguiram obter fotografias de algumas aves que costumam andar por aqui, nomeadamente os melros, a rola turca. Descobriram o ninho de uma rola turca e que o mesmo continha ovos, que, mais tarde, eclodiram.
Quanto aos pardais, viram muitos, mas não conseguiram registar qualquer imagem.
Entretanto, na sala de aula, outra parte da turma pesquisava quais as aves que poderíamos encontrar na nossa região, registando imagens e informação diversa para ser utilizada posteriormente no trabalho final de apresentação à comunidade e também na construção de aves representativas da nossa região com tecidos em fim de vida.
No decorrer do primeiro período a turma dedicou-se à pesquisa e respetiva construção dos comedouros, bebedouros e casas para as aves.