As Aves Que Nos Rodeiam – Trabalhos 2021

Escola Básica N.º 1 de Sobreira (Paredes)

Atividade 2 - Conhecer as aves: observação

Ano de Escolaridade:
Crianças de todos os grupos do pré-escolar - G1, G2, G3 e G4.

N.º de Participantes:

Ficha das espécies observadas:

Ficha de monitorização do comedouro/bebedouro:

Breve descrição de como decorreu o trabalho de observação e/ou a investigação das espécies:
A observação das aves escolhidas - MOTACILLA ALBA - Lavandisca (nesta região) ou Alvéola Branca e TURDUS MERULA - melro-preto - fez-se naturalmente, no dia-a-dia das crianças, porque ambas são presença diária no recreio e arredores da escola. Nenhuma das aves quis comer o que as crianças colocaram nos comedouros, porque preferem alimentar-se no chão (o que as crianças não sabiam no início da investigação).
Para a investigação sobre estas aves, das suas caraterísticas mais específicas, impossíveis de observar de perto, recorreu-se à visualização de filmes informativos e aos sites recomendados pelo Programa Eco-escolas. Fizeram-se os registos das descobertas realizadas em cada grupo.