Guimarães 2026 | Programa | Formação Creditada | Onde Ficar | Visitas
Seminário Nacional Eco-Escolas 2026 | Guimarães
Visitas no concelho
A visita planeada para domingo, dia 25 integra vários locais A inscrição para cada local é realizada no secretariado do Seminário
GRUPO A
Rota da Sustentabilidade
Duração: 2h30
Dificuldade: Fácil
Na Rota da Sustentabilidade pretendemos mostrar exemplos de boas práticas de sustentabilidade implementadas na cidade de Guimarães. Iniciamos na Academia de Ginástica, como edifício Carbono Zero, seguimos pelo Parque da Cidade até às Bacias de Retenção, passando pelo Bairro C (zona de Couros), património da UNESCO, com término no Laboratório da Paisagem, instituição de reconhecida excelência de investigação e educação ambiental da cidade, onde os participantes terão a oportunidade de realizar uma experiência imersiva sobre a jornada climática de Guimarães até à conquista do título de Capital Verde Europeia 2026.
Ponto de Encontro: Academia de Ginástica de Guimarães (Rota não circular)
GRUPO B
Rota da Biodiversidade
Duração: 2h30
Dificuldade: Média
A Rota da Biodiversidade propõe uma viagem única pela fauna e flora de Guimarães, numa constante descoberta da biodiversidade envolvente acompanhada por uma visão deslumbrante sobre a cidade.
Esta rota linear, com cerca de 4 km, levar-nos-á ao ponto mais elevado do concelho e principal pulmão verde da cidade, a Montanha da Penha. Respire e Inspire.
Ponto de Encontro: Academia de Ginástica de Guimarães (Rota não circular)
IMPORTANTE: Caso as condições climatéricas do dia não permitam a realização desta rota, os inscritos serão alocados às outras visitas disponíveis.
Nota: Descida da Penha por teleférico (vamos aferir a possibilidade de ser gratuito para os participantes)
GRUPO C
Rota do Património Cultural
Duração: 2h00
Dificuldade: Fácil
Esta rota propõe uma descoberta do património histórico da cidade. Com início nos Jardins do Monte Latito entre castelos, vielas, ruas e praças medievais conheceremos o centro histórico de Guimarães, bem como o Bairro C, ambas áreas classificadas como património Mundial pela UNESCO. Uma oportunidade única para conhecer de perto as gentes, costumes, ofícios e monumentos emblemáticos do Berço da Nação.
Ponto de Encontro: Jardins do Monte Latito (Paço dos Duques de Bragança) – (Rota Circular)
GRUPO D
Rota da Zona Húmida de Guimarães – Veiga de Creixomil
Duração: 2h00
Dificuldade: Fácil
O passeio inicia no Laboratório da Paisagem, instituição de reconhecida excelência de investigação e educação ambiental. Aqui os participantes terão a oportunidade de realizar uma experiência imersiva sobre a jornada climática de Guimarães até à conquista do título de Capital Verde Europeia 2026. Segue-se uma visita pela Veiga de Creixomil, uma extensa zona húmida de Guimarães, onde campos agrícolas e linhas de água criam uma zona alagada rica em biodiversidade essencial para observação de aves, anfíbios, repteis, peixes e mamíferos, que encontram neste ecossistema único uma zona para alimento e reprodução. Neste passeio guiado, o convite será para observação atenta da flora e fauna e de como a natureza se ajustou em harmonia com as atividades humanas, como é a Horta Pedagógica. Um espaço único para o registo fotográfico.
Ponto de Encontro: Laboratório da Paisagem (Rota Circular)
