Escola Básica e Secundária de Idães (Felgueiras)
1 - Identificação do Trilho
Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:
- Link do percurso georreferenciado criado no Google Maps: https://www.canva.com/design/DAFBnurdPWM/Ow95- uL3D9spGY21I3fE2g/edit?utm_content=DAFBnurdPWM&utm_campaign=designshare &utm_medium=link2&utm_source=sharebutto
Nome do Trilho:
Eco-escolas_ Eco-trilho-Visita ao Miradouro de Sant’Ana (Escola Básica e Secundária de Idães
Tipo de trilho: 2
Extensão do percurso aproximada:
4,25 km (ida e volta)
Duração aproximada:
60 minutos
N.º de postos/estações/paragens:
4
Tema do Trilho:
Trilho da Sant´Ana
Temas das Estações:
Primeira Estação – Dois gigantes Eucalyptus globulus (eucalipto) e Pinus pinaster Aiton
(pinheiro-bravo);
Segunda Estação – Um “jardim” de flores silvestres;
Terceira Estação – Local amplo com vários sobreiros, com um baloiço para experimentar e
divertir;
Quarta Estação – Lendas da nossa terra… (Lenda de Sant’Ana e Lenda de Santa Quitéria)
Fichas de Estações:
- Trilho-da-Ciência_Estação 1.pdf
- Trilho-da-Ciência_Estação 2.pdf
- Trilho-da-Ciência_Estação 3.pdf
- Trilho-da-Ciência_Estação 4.pdf
Autores:
Alunos: 5º D e 8º A.
Professores: Disciplinas de Educação Física – Conceição Pereira e Ana Sofia Silva,
Ciências da Natureza – Fernanda Cunha e Teresa Silva e História- João Vieira.
2 - Memória Descritiva
Memória Descritiva:
No âmbito do projeto Eco-Trilhos, programa Eco- Escolas 2021-2022, as turmas do 5º D e 8º A, da
Escola Básica e Secundária de Idães decidiram participar no conceito dos
Trilhos do Ambiente. Pretendendo motivar os alunos para o conhecimento do território
próximo da escola, incentivando à criação de trilhos dando assim a conhecer
características ambientais e de sustentabilidade desses percursos. Este projeto incentiva
ao trabalho de campo e as vivências no espaço exterior, à investigação e interpretação do território da
freguesia, à compreensão da importância dos espaços verdes na
qualidade de vida da comunidade.
Depois da primeira caminhada, os alunos e os professores das disciplinas (Educação
Física, Ciências da Natureza e História) que mostraram igualmente interesse em explorar
este trilho, definiram e identificaram o percurso ideal, pois incluía vários focos de
plantas invasoras, focos de plantas autóctones, várias espécies de flores, campos de
cultivo, espaços verdes com zonas de clareiras abertas de prado com árvores que
pontuam o espaço para o convívio, permitindo aos alunos conhecerem a zona
envolvente da escola.
Link: Thinglink
https://www.thinglink.com/scene/1583136294135922690
3 - Elementos Opcionais
Folheto Promocional do Percurso:
Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: