Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2022

Escola Profissional Agrícola Conde São Bento (Santo Tirso)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-escolas Eco-trilho Escola Profissional Agrícola Conde de São Bento 22

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:
2,12 km

Duração aproximada:
40'

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
História e biodiversidade na EPACSB

Temas das Estações:
1ª Estação - Sinta á história/ Capela;
2ª Estação - Sinta á História do local/ Salão Nobre;
3ª Estação - Diversidade da Fauna em torno do rio Ave;
4ª Estação - Um pouco sobre agriculturas agrícolas, biodiversidade e sua sustentabilidade.

Fichas de Estações:

Autores:
Grupo do Clube Eco- escolas

2 - Memória Descritiva

Este projeto foi realizado com intuito de envolver os alunos do clube Eco-escolas para o conhecimento de um pouco do legado do Conde de São Bento e da história do mosteiro Conde de São Bento, onde se encontra inserida a escola Profissional Agrícola Conde de São Bento.
Por outro lado, tendo a escola uma forte componente ligada às ciências agrárias e dedicando-se a atividades diversas na produção agrária, procurou-se que os alunos verificassem práticas agrárias que promovessem a sustentabilidade das produções e as divulgassem de alguma forma. Aliado a este aspeto, os alunos foram desafiados a procurar a biodiversidade existente no espaço escolar, e a evidenciar a forma como a biodiversidade pode condicionar as atividades humanas e vice-versa.
Os alunos envolvidos neste projeto frequentam o 10º ano do curso Profissional Técnico de Agropecuária e do curso Profissional Técnico de Jardinagem e Espaços Verdes e procuraram obter informação nas disciplinas de Transformação, Produção Agrícola, Área de Integração, Clima, Fatores e Caracterização, Mundo Atual e Vigilância e Tratamento dos Animais, sendo estas duas disciplinas do ano anterior. O envolvimento da maioria dos alunos foi considerado bastante satisfatório.
Na escolha dos locais para a realização do percurso procurou-se evidenciar locais históricos da escola e onde a História encontra uma forte componente (como é o caso da Capela e do Salão Nobre), locais onde se pudesse observar a biodiversidade existente da escola, locais onde existe um misto entre as práticas agrícolas, e evidências da influência da biodiversidade nas práticas agrícolas e repercussões na atividade humana e vice versa.
O percurso feito passou por alguns sítios já trilhados noutros percursos, procurando dar continuidade ao muito que há ainda a explorar.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso: