A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola EB 2,3 Dr. Acácio de Azevedo (Oliveira do Bairro)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
7º ano

N.º de Participantes:
80

Fotografias das espécies encontradas:

Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:

Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Memória descritiva:
MEMÓRIA DESCRITIVA
A BIODIVERSIDADE NA MINHA ESCOLA
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE OLIVEIRA DO BAIRRO – EXTENSÃO FREI GIL
ALUNOS DOS 7º ANOS
2021-2022
DOCENTE RESPONSÁVEL: Óscar Martins (Grupo 420)
1. O desafio começou por ser dirigido aos alunos das turmas de 7º ano da Extensão Frei Gil – Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro, no início do ano civil. Atendendo às características naturais apresentadas pelo referido espaço escolar (inserido numa antiga Quinta da Obra de Frei Gil), o docente de geografia considerou interessante aderir à iniciativa do Programa EcoEscola. Após aceitação por parte dos alunos do desafio proposto, outros dois docentes dos respetivos conselhos de turma se associaram ao desenrolar dos trabalhos;
2. Passou-se à explanação dos princípios subjacentes ao projeto, nas quatro turmas de 7º ano, nomeadamente os da identificação e catalogação de um conjunto de espécies presentes no espaço escolar de modo a demonstrar a riqueza e diversidade biológica existente na escola;
3. Na semana de início da Primavera, cada uma das turmas, em turnos de 50 minutos, na aula de Geografia, realizaram uma sessão de campo na qual, em grupos de 4/5 elementos, procuraram identificar e registar fotograficamente um determinado grupo de espécies (aves, insetos, plantas, líquenes, cogumelos e répteis);
4. No decorrer dessas sessões o professor auxiliou os alunos na pesquisa e identificação das espécies, tendo em conta as características intrínsecas a cada uma (locais com maiores evidências, preferências de luz e humidade por parte de cada espécie, etc …);
5. Feito o levantamento fotográfico, foram criadas para cada turma, uma pasta no drive do correio eletrónico, de modo a constituir um repositório das espécies encontradas;
6. Posteriormente, numa das aulas de TIC e DT/alunos, e depois de selecionadas as espécies a trabalhar por cada grupo, foram preenchidas as respetivas fichas de identificação com auxílio de guias, APP e ferramentas digitais (ex. Google Lens) e ainda outros elementos bibliográficos fornecidos previamente (alojados na referida drive);
7. No final do mês de abril, o docente de Geografia, dedicou mais um tempo de aula para ultimar as fichas de identificação de espécies iniciadas na aula de TIC com a colaboração da docente responsável;
8. Complementarmente, os alunos de uma das turmas realizaram ilustrações da espécie trabalhada no respetivo grupo.
Os docentes responsáveis.
Óscar Martins (docente de Geografia)
Vasco Saraiva (DT do 7F)
Carla Almeida (docente de TIC)