Escola EB 2,3 Visconde de Juromenha (Sintra)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Ano de Escolaridade:
8ºano
N.º de Participantes:
60
Fotografias das espécies encontradas:
Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:
- Ilustração Gladiolo.pdf
- Ilustração Morango.pdf
- Ilustração Pombo.pdf
- Ilustração Joaninha.pdf
- Ilustração Caracol.pdf
- Ilustração Rosmaninho.pdf
Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:
Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:
Memória descritiva:
A participação neste projeto surgiu de uma proposta da coordenadora do Programa Eco-Escolas às disciplinas de Ciências Naturais e de Educação Visual.
A atividade foi desenvolvida nas turmas do oitavo ano, inserida no Projeto “Descobrir a biodiversidade da minha Escola”. Os alunos foram desafiados a descobrir, a identificar e documentar a diversidade de espécies de fauna e flora existentes na escola.
Numa fase inicial, no âmbito dos conteúdos curriculares da disciplina de Ciências Naturais foi efetuada uma sensibilização sobre a importância da preservação da biodiversidade e do contributo que cada um de nós deve efetuar. Foi visualizado um vídeo e realizada uma palestra sobre biodiversidade.
Foi definido o percurso a explorar no pátio da escola e foram constituídos grupos de trabalho.
Numa segunda fase, na saída de campo, os alunos exploraram o recinto escolar no sentido de descobrirem e efetuarem o registo fotográfico de algumas das espécies existentes de fauna e de flora.
Seguidamente nas aulas de Ciências Naturais observaram as imagens recolhidas e através da pesquisa e com recurso a guias visuais e à aplicação iNaturalist identificaram as espécies e elaboraram as respetivas fichas de identificação.
Simultaneamente nas aulas de Educação Visual, observaram as imagens recolhidas das espécies e atendendo à sua morfologia, estrutura, texturas e cores efetuaram a sua ilustração.
Por último os alunos divulgaram o seu trabalho à comunidade, tendo criado um painel “A biodiversidade na minha Escola” onde colocaram alguma da informação recolhida.
Os alunos envolveram-se na atividade tendo participado na mesma de forma empenhada.