Metodologia
A dinâmica de criação de grupos de trabalho fica a cargo do(a) professor(a) coordenador(a). Sugere-se a seguinte metodologia:
FASE 1 | Preparação
1. Investigação individual e/ou em grupo sobre a problemática dos resíduos: composição, causas e consequências
2. Investigação individual e/ou em grupo sobre o lixo marinho: tipologia, causas e consequências
3. Seleção da praia fluvial ou marítima onde vai atuar a Brigada #AMARoMAR.
4. Realização de um debate sobre:
– O lixo é um problema? Porquê?
– Quais as causas e consequências deste problema?
– Porque aparece o lixo no mar? Que consequências?
– O que devemos fazer para melhorar a gestão dos resíduos?
5. Leitura, análise e discussão das recomendações e requisitos da monitorização [Download AQUI]
6. Análise dos itens constantes na ficha de monitorização [Download AQUI]
7. Planeamento da limpeza e monitorização.
Nota: podem candidatar a ação ao Kit Brigada #AMARoMAR
FASE 2 | Brigada #AMARoMAR em Ação
Esta atividade tem de ser realizada numa praia e cada escola terá que organizar a sua própria deslocação.
Sugerimos que convidem os encarregados de educação e outros elementos da comunidade para a atividade. Caso a monitorização seja realizada numa praia com Bandeira Azul, recomendamos que seja contactado o responsável do município pelas atividades de educação ambiental no âmbito dos Programas Bandeira Azul e/ou Eco-Escolas.
Local da monitorização (Praia marítima ou praia fluvial):
- Recolher e identificar na ficha todos os resíduos recolhidos
- Contabilizar os resíduos com base na tabela proposta [descarregar AQUI]
Nota importante: depois de contabilizados os resíduos, o grupo deverá depositar os resíduos em local adequado (ecoponto e contentor para resíduos indiferenciados).
FASE 3 | Alerta Brigada #AMARoMAR
Esta fase do projeto implica a análise e tratamento dos dados recolhidos no local onde foi realizada a limpeza. As conclusões, a comunicação e a ação serão a parte final.
1.Tratar os resultados dos dados recolhidos.
2.Montar em um ou mais painéis: exemplos do tipo de resíduos mais frequentes, mais perigosos, mais insólitos… [VER EXEMPLO]; quantidade e/ou percentagem (%) de itens por cada tipo de resíduo encontrada na limpeza (recomenda-se o gráfico circular) [VER EXEMPLO]; tabela com a quantidade de resíduos segundo as principais atividades que lhes deram origem [VER EXEMPLO]
3. Realizar um debate sobre:
– Qual a origem dos resíduos encontrados?
– Que resíduos apareceram em maior número? E com maior volume?
– Como alertar as pessoas para este problema?
4. Comunicar na escola e na comunidade recorrendo a diversas formas: exposições, colóquios, reportagens e artigos, ações de limpeza etc.
5. Realizar um vídeo-síntese das atividades da Brigada #AMARoMAR (reportagem, entrevista, documentário…)
6. Avaliar o Projeto
– questionário aos participantes (conhecimento/comportamento)
– quantidade de resíduos recolhidos
– nº de pessoas abrangidas na comunicação o projeto
Objetivos
- Conhecer a composição dos resíduos, origens, causas e consequências
- Desenvolver um projeto de aprendizagem ativa
- Induzir estratégias de intervenção/ação na escola e comunidade relacionadas com o tema
Destinatários
O projeto pode ser realizado por estudantes de todos os graus de ensino.