Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola EB 2,3 do Estreito da Câmara de Lobos (Câmara de Lobos)

Idade dos alunos:
6.º ano de escolaridade (11/12 anos)

Memória descritiva:
O projeto foi recebido na Escola Básica dos 2.º e 3.º ciclos do Estreito de Câmara de Lobos com muito interesse.
Professoras coordenadoras do projeto: Ana Maria Vieira e Cláudia Miguel
Alunos envolvidos: 6.º ano de escolaridade (11/12 anos)
Na apresentação deste desafio foi feito um debate sobre a importância da preservação de todos os ecossistemas. Encontrando-se a nossa escola na Ilha da Madeira a maioria dos projetos elaborados apresentavam aspetos relativos ao nosso ecossistema marinho.
- Os alunos foram desafiados a elaborar um projeto que pudesse ser executado num muro da escola, contribuindo assim para a melhoria de um espaço escolar e tendo como principal objetivo, sensibilizar a comunidade para a proteção dos ecossistemas marinhos.
- O trabalho selecionado foi elaborado por uma aluna da turma 6.º B

Trabalho final:

“Lixo no Mar? Não!”

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
O projeto selecionado representa um Ecossistema marinho afetado pela ação humana. As espécies aí existentes vão encontrando lixo, enquanto se deslocam no fundo dos oceanos, que podem confundir com alimento. A ilustração mostra como esta situação entristece esses animais e toda a humanidade.

Que Espécies estão representadas na pintura?
Espécies que existem com maior abundância na Ilha da Madeira COMO:
• Caretta careta, vulgarmente conhecida por tartaruga-comum ou tartaruga-boba.
• Grapsus grapsos, conhecido como o caranguejo-vermelho
• Peixe Cantarilho - Helicolenus dactylopterus , é encontrado no Atlântico Nordeste e no Arquipélago da Madeira.

Materiais utilizados na pintura:
Giz, tintas, pincéis, trinchas, paleta de tintas feita com material reciclado (cartão de ovos), copinhos de Iogurte e água.

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
Através das parcerias com o fornecimento de materiais (tintas)