Muros com Vida | Escolas Premiadas 2022-23

O Projeto “Muros com Vida” contou, no ano letivo de 2022-/23, com 562 escolas inscritas e 292 trabalhos submetidos de 100 municípios do país. Desde a fauna e flora do montado alentejano até à floresta endémica madeirense, foram centenas os ecossistemas terrestres e marinhos representados pelas escolas inscritas este ano no Programa Eco-Escolas.

Prémios Escola Premiada
Concelho
 1º Ex-Aequo Jardim de Infância e EB do Prado Vila Real
 1º Ex-Aequo Escola Básica e Secundária Alto dos Moinhos Sintra
 2º Premiado Externato Cooperativo da Benedita Alcobaça
 3º Premiado Escola EBI Mário Beirão Beja
 Menção Honrosa Escola Básica de Chouselas Vila Nova de Gaia
 Menção Honrosa Escola EB 2,3 D. Pedro II Moita

Muros com Vida | Municípios Premiados 2022-23

O desafio “Muros com Vida” teve, em 2022/23 um concurso dedicado aos municípios, com o objetivo de premiar as autarquias que mais apoiaram as escolas na preparação e implementação do projeto. Este ano, candidataram-se ao concurso 15 municípios e foram premiados 3:

1.º lugar
Município de Alvaiázere

Apoiou a iniciativa disponibilizando um muro, num dos seus espaços mais icónicos – o Museu Municipal de Alvaiázere e ainda materiais como mesas, escadote, lápis tintas, pincéis, trinchas e rolos. O projeto foi comunicado nas redes sociais, bem como na comunicação social local/regional.

2.º lugar
Município de Felgueiras

Reuniu-se com as suas 40 escolas públicas para apelar à participação nos vários desafios Eco-Escolas, nomeadamente no projeto “Muros com Vida”, tendo recebido a visita da senhora vereadora com o pelouro da Educação (e educação ambiental). Todas as escolas receberam conjuntos de tintas e materiais. O projeto foi comunicado através de email para as escolas e agrupamentos, sendo posteriormente feita uma Press Release para os OCS locais e regionais, para além do site e redes sociais do município.

3.º lugar
Município de Braga

Divulgou um e-mail a todas as Eco-Escolas do concelho a apelar à participação no projeto “Muros com Vida”, colocou a circular por todas as escolas o logotipo da Câmara Municipal para este ser pintado nos muros, ofereceu as tintas e colocou à disposição o muro do Parque de Campismo para pinturas. O projeto será comunicado aos órgãos de comunicação local.