Escola EB 2,3 de Mundão (Viseu)
Idade dos alunos:
10,11, 12.
Memória descritiva:
A planificação e o desenvolvimento deste trabalho ficou a cargo das professores estagiárias de mestrado e da professora cooperante que por acaso é coordenadora do programa Eco-Escolas.
A seleção do ecossistema e dos elementos a pintar surgiu após um chuva de ideias e de um acalorado debate sobre a temática, realizado nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento, tendo por base o trabalho realizado sobre os ecossistemas e suas espécies.
A escolha recaiu no ecossistema terrestre. Foi feita a planificação em conjunto dos elementos a constarem no Muro,
Depois de escolhido o local, concedida a autorização e já na posse das tintas fornecidas pela Câmara, o entusiasmo foi geral por parte de todos.
Dava gosto, ver os alunos a quererem ir pintar até nos intervalos. Dava gosto ouvir os comentários da comunidade escolar.
Dava gosto ouvir as interpretações que faziam do mesmo: " Que giro! Colorido e representativo da vida";
"gosto tanto de ver as gaiolas coloridas sem porta, como apelo à liberdade das aves", "Gosto do arco-íris, símbolo de um mundo colorido e esperançoso", " Adorei participar neste projeto"...
Trabalho final:
Elaboração e evolução da pintura:
Qual o Ecossistema representado?
Ecossistema terrestre exemplificativo de algumas das espécies da nossa região.
Que Espécies estão representadas na pintura?
Carvalho, castanheiro, diversidade flores (malmequeres, margaridas...), cogumelos, borboletas, joaninhas, aves, ovos, relva...
Salienta-se que a colocação das gaiolas foi para apelar ao não cativeiro das aves, uma vez que elas não têm porta o que simboliza a liberdade.
Materiais utilizados na pintura:
Tinta e todos os utensílios necessários à pintura.
Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
O Município desde o início que mostrou a sua disponibilidade em colaborar, oferecendo a matéria prima necessária( tinta e pinceis) e foi acompanhando o desenrolar do trabalho.