Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola EB1,2 João de Barros (Viseu)

Idade dos alunos:
9-11 anos

Memória descritiva:
Caracterização dos participantes:
No âmbito do desafio “Muros Com Vida” as turmas do 4º A e do 6º Ano B, da Escola Básica João de Barros, do Agrupamento de Escolas Grão Vasco de Viseu, decidiram realizar pinturas ao ar livre num muro do recinto escolar. Com tintas facultadas pelo município, estes alunos integraram o desenho no tema do ano Eco-Escolas representando o ecossistema de uma floresta local.
Desenvolvimento do projeto:
Deu-se início ao projeto começando pelo entendimento da necessidade de preservar e regenerar a biodiversidade, uma vez que foi esse o tema que a turma decidiu trabalhar.
De seguida foi lançado um desafio aos alunos para elaborarem um desenho sobre o tema “Biodiversidade”, posteriormente foi feita a eleição do melhor desenho.
Seguiu-se a limpeza da parede, a reabilitação da mesma, o esboço do desenho a giz e finalmente a pintura com tintas.
Objetivos:
– Incentivar à preservação e valorização do espaço público, dentro do recinto escolar;
– Sublinhar a importância da preservação/recuperação de ecossistemas;
– Melhorar o aspeto estético do recinto escolar;
- Desenvolver a sensibilidade estética;
– Explorar o potencial criativo das crianças,
- Fomentar a responsabilização pelos espaços comuns;
– Proporcionar novos espaços de partilha, convívio, comunicação.

Trabalho final:

Trabalho final

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
A Floresta

Que Espécies estão representadas na pintura?
Fauna: pássaros, borboletas;
Flora: árvore, plantas com flor e cogumelos.

Materiais utilizados na pintura:
Tintas coloridas, pincel, diluente, esponjas, água, baldes, rolo com cabo e tabuleiro.

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
Facultou as tintas utilizadas na pintura da parede.